Lista completa de Questões de Artes da Instituto Federal Brasilia (IFB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com o depoimento do artista brasileiro Hélio Oiticica sobre o esquema geral da Nova Objetividade, originalmente publicado no catálogo da mostra Nova Objetividade Brasileira, em 1967, para a produção da arte atual, era preciso que a obra obedecesse a alguns critérios em sua formação (FERREIRA, 2006). Analisando os critérios abaixo, assinale aquele que NÃO corresponde ao proposto pela Nova Objetividade:
Sobre o Cinema Novo, observe as seguintes afirmações:
I) A recuperação da história do Brasil pode ser entendida como uma resposta à situação colonial vigente no país, especialmente na área cinematográfica.
II) Três eram as grandes áreas temáticas ligadas à representação do sertão e das regiões rurais: a escravidão, o misticismo religioso e a violência.
III) No filme Deus e o diabo na terra do sol, de Glauber Rocha, a crítica ao messianismo e ao integralismo se dá a partir da adesão ao cangaço como alternativa às opressões históricas vividas pela população sertaneja.
Estão CORRETAS:
A escola de Platão teorizou o conhecimento dos babilônios sobre a propagação retilínea da luz. Todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
Acerca do diálogo que se estabelece entre o Impressionismo na pintura e a vanguarda cinematográfica de mesmo nome, podemos afirmar que:
Ao falar do emprego das cores no Brasil, temos que lembrar que foi a partir do confronto dos europeus, indígenas e africanos da população brasileira que surgiu um gosto estético. Diante disso, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
Elizeu introduziu no Brasil as conquistas do impressionismo. Vários outros pintores seguiram abrindo caminho para a compreensão das correntes modernas europeias. Leia as afirmativas abaixo:
I) O quadro nove notas, pintado para o saguão do auditório da escola nacional de música de Antônio Parreiras, foi o único que destoava do conjunto dos pintores modernos do início do séc. XX.
II) Tarsila do Amaral construiu uma nova visão na pintura brasileira, com um colorido agressivo e abordando várias temáticas.
III) Na arte de Di Cavalcante, as cores são condicionadas pelo sensualismo das formas.
IV) Guignard e Diego Rivera marcam uma fase importante da pintura brasileira com o uso das cores veladas, com conteúdo poético de clima psicodélico.
V) Cândido Portinari realiza em suas obras a síntese de vários caminhos da evolução brasileira na aplicação da cor, em que contrastes francos e a crepitação cromática atingem os mais altos níveis de mestria.
A alternativa que apresenta somente afirmativas CORRETAS é:
Alguns movimentos modernistas como o cubismo, o dadaísmo e a performance futurista já haviam começado a desafiar o Duopólio da pintura e escultura. E a partir dos anos 70, não era possível pensar nas obras de arte como pertencentes a uma das duas categorias: pintura e escultura. Diante disso, leia as afirmativas abaixo:
I) A Op Art surgiu e foi reconhecida como movimento na Inglaterra, em 1962, com o artista James Rosenquist.
II) A Pop Art foi um fenômeno norte-americano. Os artistas desse movimento eram provenientes das grandes cidades americanas.
III) A arte conceitual propunha que as imagens podiam ser lidas. Um representante desse movimento foi Magritte.
IV) Arte Povera foi uma expressão criada pelo crítico italiano Germano Celant, em 1969, para descrever o trabalho de seus patrícios.
V) Todos os movimentos da arte contemporânea têm suas raízes no abismo e nas várias ramificações da OP Art.
Assinale alternativa que contém somente as afirmações CORRETAS:
Na década de 1990, o impacto da AIDS no mundo artístico foi profundo. Diante disso, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
É na relação dialética que a arte moderna se mostra e na antítese entre dois conceitos: o clássico e o romântico. Diante disso, é INCORRETO afirmar:
Pablo Picasso foi um dos maiores pintores do período modernista. Todas as obras abaixo foram produzidas por ele, EXCETO:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...