Questões de Artes da Instituto Federal Brasilia (IFB)

Lista completa de Questões de Artes da Instituto Federal Brasilia (IFB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A revolução mexicana de 1910 foi um momento de revolução popular em que os grandes latifundiários eram os herdeiros dos dominadores espanhóis e os trabalhadores eram duramente explorados. A heroica vitória dos camponeses vai ser temática inspiradora de muitos artistas mexicanos. Diante disso, é CORRETO afirmar:

  • A. Os artistas mexicanos, libertando-se do academicismo tradicional, estabeleceram relações com as correntes modernas europeias.
  • B. Os pioneiros da nova escola mexicana foram Rosco e Rivera.
  • C. A obra “A Execução do Imperador”, de 1930, é de autoria de autoria de Frida Khalo.
  • D. Diego Rivera trabalhou muito tempo na Europa e conheceu os “Fauvers”: Picasso e Modigliani.
  • E. A pintura latino-americana de revolta teve grande influência em todos países da américa latina. Aqui no Brasil, um de seus principais representantes foi Cândido Portinari.

A Arte deve ser compreendida como um conhecimento humano sensível-cognitivo, voltado para um fazer e apreciar artísticos e estéticos e para uma reflexão sobre sua história e contextos na sociedade humana. Sobre as afirmações abaixo, ocorridas a partir da segunda metade do século XX, marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.

I. ( ) Surgiram os cursos de História da Arte, ultrapassando as hegemonias do Desenho Geométrico, do Desenho Técnico, da Geometria Descritiva e do Desenho Pedagógico.

II. ( ) O ensino da música, antes predominantemente baseado no Canto Orfeônico, começou a ser modificado nos anos de 1960 com a introdução de novos métodos da Educação Musical no trabalho escolar.

III. ( ) A Lei 5692/71, responsável pela reforma do ensino de 1º e 2º graus no Brasil, passou a considerar a Arte como experiência de sensibilização e conhecimento genérico.

IV. ( ) Com o estabelecimento da Lei 5692/71, nas escolas, a Arte passou a ser entendida como mera proposição de atividades artísticas, muitas vezes desconectadas de um projeto coletivo de educação escolar. Além disso, os professores de Arte deveriam atender a todas as linguagens artísticas com um sentido de prática polivalente.

V. ( ) Para ajudar no enfrentamento e na superação dos problemas, ausências e distorções do Ensino da Arte, foram organizadas, a partir de 1972, as Associações de Arte-Educadores em diversos estados do Brasil.

Marque a alternativa abaixo que corresponde à sequência CORRETA:

  • A. V, V, V, V, F
  • B. V, V, F, V, F
  • C. V, F, V, F, F
  • D. F, F, V, V, V
  • E. F, V, V, V, F

As linguagens se confrontam nas práticas sociais e na história e fazem com que a circulação de sentidos produza formas sensoriais e cognitivas diferenciadas. Sobre a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.

I. ( ) A Linguagem permeia o Conhecimento e as formas de conhecer; o Pensamento e as formas de pensar; a Comunicação e os modos de comunicar; a Ação e os modos de agir.

II. ( ) A Linguagem é produto e produção cultural; nascida por força das práticas sociais.

III. ( ) A Linguagem é humana e se destaca pelo seu caráter criativo, contraditório, pluridimensional, múltiplo e singular a um só tempo.

IV. ( ) Não há linguagem no vazio, seu grande objetivo é a interação e a comunicação com um outro, dentro de um espaço social.

V. ( ) A Linguagem, por sua natureza, é transdisciplinar e exige dos professores essa perspectiva em situação didática.

Entre as afirmativas verdadeiras e falsas, qual alternativa abaixo corresponde à sequência CORRETA:

  • A. F, F, F, F, F
  • B. V, V, V, V, V
  • C. V, V, F, V, V
  • D. V, F, F, V, V
  • E. F, V, V, F, F

Dentre as afirmativas abaixo, é INCORRETO afirmar que:

  • A. dentre as competências e habilidades da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, estão: Representação e Comunicação; Fruição e Estética; Contextualização Sociocultural.
  • B. as tecnologias da comunicação e informação e seu estudo devem permear o currículo e suas disciplinas. Conviver com todas as possibilidades que a tecnologia oferece é mais que uma necessidade, é um direito social.
  • C. as novas tecnologias da comunicação e da informação permeiam o cotidiano, independente do espaço físico. A Televisão, a Rádio, a Informática, entre outros, fizeram com que os homens se aproximassem por imagens e sons de mundos antes inimagináveis.
  • D. as tecnologias estão no passado, no presente e estarão no futuro como armas humanas de desvendamento do universo natural e social. A problemática se encontra nas formas de seus usos, e não nos fins de sua criação.
  • E. as tecnologias da comunicação e informação não podem ser reduzidas a máquinas, pois resultam de processos sociais e negociações que se tornam concretas.

As afirmações abaixo se relacionam à linguagem da dança, que se estabelece no ensino da arte como um pensar em termos de movimento que se executa como emoção física, impulsionado pelas sensações musculares e articulações do corpo. Marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO, sobre as exigências da aprendizagem da Dança – a Arte do movimento:

I. ( ) Praticar o pensamento tornado presente por meio da ação corporal, poetizado pela criação de movimentos expressivos.

II. ( ) Aprender a estrutura e o funcionamento corporal por meio de diferentes formas de locomoção, deslocamento e orientação no espaço.

III. ( ) Criar, improvisando, movimentos expressivos a partir de diferentes formas corporais, como curvar, esticar, torcer, balançar, sacudir, respondendo a pulsações internas rítmicas, mudanças de tempo, etc.

IV. ( ) Registrar a sequência de movimentos expressivos criados em coreografias simples.

V. ( ) Perceber e ler as soluções expressivas encontradas pelo grupo para comunicar pelo movimento a sua ideia de sentimento/pensamento.

Entre as afirmativas verdadeiras e falsas, assinale a alternativa abaixo que corresponde à sequência CORRETA:

  • A. V, F, V, F, V
  • B. V,F, V, V, V
  • C. V, V, V, V, F
  • D. V, V, V, V, V
  • E. F, V, V, V, V

Existe diversidade na dança no Brasil, mas a procura por elementos de essência, ou de raíz, numa proposta de processo criativo na dança contemporânea leva à utilização de aspectos da cultura __________________ em suas vivências/atividades. Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna da frase acima.

  • A. Europeia
  • B. Nagô/Iorubá
  • C. Norte Americana
  • D. Africana
  • E. Alemã/Expressionista

Habilidades como executar, observar, analisar, descrever, registrar e corrigir movimentos são extremamente relevantes para quem lida com dança. Assinale a alternativa CORRETA, contendo o nome da área de estudo que favorece o desenvolvimento dessas habilidades e o nome do(a) estudioso(a) que a desenvolveu. É a única área que oferece o Certificado de Analista de Movimento (CMA).

  • A. Sistema Benesh, ou Benesh Movement Notation, desenvolvido por Rudolf Benesh.
  • B. Coreografia ou Arte de Escrever a Dança, método criado por Raoul Auger Feuillet.
  • C. Fundamentos Corporais Bartenieff, incluídos no Sistema Laban/Bartenieff e desenvolvido por Irmgard Bartenieff.
  • D. Método pedagógico Dalcroze, elaborado por Émile Jacques Dalcroze.
  • E. Sutton Movement Shorthand, desenvolvido por Irmgard Sutton.

Apesar de vários teóricos enfatizarem a inspiração e outros fatores do inconsciente do ser humano no momento de criação artística, teorias modernas preferem o termo ______________, que atua com percepções do mundo externo e interno no momento do fazer artístico. Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna da frase acima.

  • A. Intuição
  • B. Tempestade de ideias
  • C. Notação
  • D. Inteligências
  • E. Irradiação central

Assinale a alternativa que contém o termo CORRETO para o campo de estudo, dentro do Sistema Laban, definido como: a interação do corpo com o espaço e o potencial criativo dessa interação.

  • A. Escalas
  • B. Fluxo
  • C. Cinesfera
  • D. Octaedro
  • E. Corêutica

De acordo com Augusto Boal, “Aquele que transforma as palavras em versos transforma-se em poeta; aquele que transforma o barro em estátua transforma-se em escultor; ao transformar as relações sociais e humanas apresentadas em uma cena de teatro, transforma-se em cidadão”.

Escolha a alternativa CORRETA que indica o método teatral baseado no princípio de que o ato de transformar é transformador, desenvolvido por Augusto Boal.

  • A. Teatro de Arena
  • B. Teatro do Oprimido
  • C. Teatro de Rua
  • D. Esquetes
  • E. Teatro Afetivo
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...