Questões de Artes da Instituto Federal Brasilia (IFB)

Lista completa de Questões de Artes da Instituto Federal Brasilia (IFB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando a prática de montagem cinematográfica, examine as seguintes alternativas:

I) A divisão narrativa em sequência, popularizada a partir de Griffith, é uma herança dos romances de Charles Dickens.

II) Para Eisenstein, o processo de significação particular da montagem pode ser comparado ao modelo ideogramático da escrita chinesa.

III) A técnica de montagem de atrações é derivada do teatro e visa a provocar o choque no espectador.

Estão CORRETAS as alternativas:

  • A. I e II
  • B. III
  • C. II e III
  • D. Todas
  • E. Nenhuma

A Arte é considerada um conhecimento humano articulado no âmbito sensível-cognitivo. Por meio dela manifestamos significados, sensibilidades, modos de criação e comunicação sobre o mundo da natureza e da cultura.

  • A. fazer trabalhos artísticos (desenhos, pinturas, gravuras, etc.) aplicados em folhetos, cartazes, capas de discos, encartes, logotipos e outros.
  • B. ignorar a produção de trabalhos artísticos em telas informáticas, vídeos, CD-ROM, Home Page etc., mesmo que estejam integrados às Artes Visuais.
  • C. analisar os sistemas de representação visual, audiovisual e as possibilidades estéticas, bem como de comunicação, presentes em seus trabalhos, de seus colegas e de outras pessoas.
  • D. investigar suas produções de artes visuais e audiovisuais, inclusive as informatizadas, refletindo sobre como se dão as articulações entre os componentes básicos dessas linguagens (linha, forma, cor, volume, luz, textura, movimento, tempo etc.).
  • E. analisar as intrínsecas relações de forma e conteúdo presentes na sua própria produção em linguagem visual e audiovisual, aprofundando a compreensão e o conhecimento de suas estéticas.

Qual forma de articulação de imagens em movimento é caracterizada por escolhas inteligíveis, porém descontínuas, e por um predomínio do princípio estético do enxerto.

  • A. Montagem discursiva
  • B. Montagem métrica
  • C. Fusão
  • D. Plano-contraplano
  • E. Jump-cut

De acordo com o Referencial Curricular Nacional de Arte, assinale qual alternativa indica os conteúdos estruturantes das linguagens artísticas.

  • A. Código, Canal e Contexto.
  • B. Contexto, Pesquisa e Produção.
  • C. Canal, Produção e Extensão.
  • D. Pesquisa, Produção e Difusão.
  • E. Produção, Difusão e Extensão.

Considerando a taxonomia de Eisenstein para montagem, examine as seguintes alternativas:

I) A montagem cadenciada produz tensão a partir da aceleração mecânica, ao se encurtarem os fragmentos, ao mesmo tempo preservando as proporções originais da fórmula.

II) Na montagem rítmica, o conteúdo dos quadros deve ser levado em consideração para se determinar o comprimento dos fragmentos.

III) Na montagem tonal, o conceito de movimentação não engloba a sensação de nenhum fragmento em particular.

IV) Na montagem atonal, há um cálculo coletivo de todos os apelos do fragmento.

Estão CORRETAS as alternativas:

  • A. I e III
  • B. II, III e IV
  • C. II e IV
  • D. I e IV
  • E. Todas

Qual forma de composição é mais apropriada para mostrar uma personagem surrupiando sorrateiramente um objeto de cima de uma mesa.

  • A. Plano geral
  • B. Plano médio
  • C. Plano piloto
  • D. Plano americano
  • E. Plano detalhe

A representação do real que caracteriza o cinema Hollywoodiano foi obtida por meio de:

  • A. Um desenvolvimento direto da representação literária norte-americana do real, graças à capacidade de representação indicial da câmera.
  • B. Uma combinação da decupagem clássica com métodos de interpretação naturalista e gêneros narrativos estratificados.
  • C. A susceptibilidade do público ao efeito de real obtido com as técnicas de montagem desenvolvidas por Griffith.
  • D. Técnicas fotográficas adequadas à apresentação da obra cinematográfica pelo dispositivo de projeção, em contraste com o enquadramento museográfico convencional.
  • E. Atores preparados para representar “para a câmera” no lugar de uma audiência presente.

Uma grande profundidade de campo:

  • A. Foi usada de maneira marcante em “Cidadão Kane”.
  • B. Possibilita a representação simultânea de diversas camadas no mesmo plano.
  • C. Possibilita a representação simultânea de diversas camadas no mesmo plano.
  • D. Induz a tendência de enclausurar personagens no cenário através de longos planos fixos.
  • E. Todas as alternativas anteriores estão corretas.

Com relação à sistematização da prática de Jogos Teatrais proposta por Viola Spolin, podese dizer que:

I) uma das instâncias fundamentais é o FOCO ou PONTO DE CONCENTRAÇÃO;

II) com o FOCO dividido a espontaneidade acontece;

III) o ator deve estar livre para improvisar, sem regras;

IV) muitas vezes os jogadores trabalham um DUPLO PROBLEMA A RESOLVER.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Considere os seguintes papéis que a música pode desempenhar na narrativa cinematográfica:

I) A substituição de ruídos reais no plano diegético.

II) O realce de movimentos ou ritmos visuais ou sonoros.

III) O fornecimento ao espectador de elementos úteis à compreensão da tonalidade psicológica da cena.

IV) O reforço da importância e da densidade dramática de um momento ou de um ato.

São CORRETAS as alternativas:

  • A. II, III e IV
  • B. III e IV
  • C. I e IV
  • D. II e III
  • E. Todas
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...