Lista completa de Questões de Artes da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir da implementação da Lei 5692/71 a disciplina de Educação Artística torna-se obrigatória nas escolas brasileiras. Historicamente percebe-se uma fragmentação no ensino da arte, principalmente em virtude do caráter tecnicista da lei. Essa tendência tecnicista está profundamente alicerçada no princípio da otimização, característico do período político vivido, de grande autoritarismo, e do regime militar. Os cursos de formação de professores da época colocam no mercado profissionais distanciados da arte e da prática educacional. Uma das falácias geradas por essa conjuntura foi a de tratar o professor como:
um especialista em apenas uma linguagem artística;
um artista dedicado à sua linguagem;
apenas um artista;
polivalente;
exclusivamente professor de Artes Plásticas.
Nos "Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª série) - Volume 6: Artes", uma vez que são sugeridos dois tempos semanais para cada modalidade artística na grade curricular, a interdisciplinaridade é recomendada como uma solução para:
a exclusão dessas modalidades do currículo escolar;
a inclusão de apenas uma destas modalidades no currículo escolar;
a inclusão de todas as linguagens artísticas no currículo escolar;
que apenas a Música integre o currículo escolar;
que apenas as Artes Visuais integrem o currículo escolar.
As principais características da pintura no período Barroco da história da arte ocidental podem ser resumidas em cinco aspectos. A opção que NÃO corresponde a uma dessas características é:
a escolha de temas realistas;
o acentuado contraste de claro-escuro;
a composição assimétrica, em diagonal, num estilo monumental, retorcido;
a utilização da luz para guiar o olhar do espectador;
a valorização da Antiguidade Clássica como padrão por excelência no sentido estético.
Joan Miró, escultor e pintor catalão, embora não tenha se filiado a nenhum movimento artístico, apresenta influências claras do Dadaísmo e do movimento fundado pelo escritor André Breton, com o qual entrou em contato no início dos anos 20. Uma de suas obras mais famosas, "Números e constelações em amor com uma mulher", é considerada um exemplo dessa aproximação. Tal movimento foi o:
expressionismo;
impressionismo;
cubismo;
fauvismo;
surrealismo.
A obra "O Grito" de Edvard Munch é um exemplo clássico de um dos mais importantes movimentos da pintura, o:
expressionismo;
impressionismo;
cubismo;
fauvismo;
surrealismo.
A Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, Minas Gerais, cuja construção teve início em 1766, é um marco da arquitetura característica do período conhecido como:
Modernismo Mineiro;
Nova Arquitetura Mineira;
Classicismo Mineiro;
Barroco Mineiro;
Renascença Mineira.
O projeto arquitetônico e o risco da portada da Igreja de São Francisco de Assis, retratada nas figuras acima, são obra de um dos maiores artistas brasileiros, conhecido como:
Mestre Manuel Inácio da Costa;
Mestre Ataíde;
Aleijadinho;
Francisco Chagas, "O Cabra";
Mestre Valentim.
Ao dar uma aula acerca do grupo de artistas estrangeiros que veio para o Brasil em 1816, a chamado de D. João VI, e que deu grande impulso à produção de nossas artes, o professor fala sobre a:
Missão Artística Francesa;
Missão Artística Portuguesa;
Semana de Arte Moderna;
Missão Artística Espanhola;
Companhia de Jesus.
Heitor Villa-Lobos participou, apresentando composições musicais de sua autoria, de um movimento que se tornou um dos marcos da história da arte brasileira, a Semana de Arte Moderna, em 1922. Entre os artistas citados a seguir, o que NÃO participou da referida Semana foi:
Candido Portinari;
Anita Malfatti;
Mário de Andrade;
Di Cavalcanti;
Oswald de Andrade.
A pintura de Candido Portinari caracteriza-se por:
utilizar-se unicamente de temas religiosos;
ser exclusivamente abstrata, com influências cubistas, surrealistas e dos muralistas mexicanos;
aproximar-se do cubismo, do surrealismo e dos muralistas mexicanos, sem distanciar-se totalmente do figurativismo;
utilizar-se unicamente de temas abstratos, sem nenhuma ligação com o cotidiano do povo brasileiro;
utilizar-se unicamente de temas figurativistas, sem nenhuma ligação com o cotidiano do povo brasileiro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...