Questões de Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

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Em tipografia, é correto afirmar que os versaletes:

  • A. possuem uma altura similar à altura-x da caixa- baixa.
  • B. possuem a altura do versal.
  • C. são pequenos parágrafos diagramados em corpos abaixo de 10 pontos.
  • D. não são mais utilizados em tipografia.
  • E. são não são mais utilizados em tipografia.

A hierarquia é um dos fundamentos do design gráfico utilizados para priorizar informações em um layout, seja por meio de recursos tipográficos (tamanho de corpos, uso de bold, itálico) ou pela localização na composição. Considerando a diagramação de uma receita para o preparo de determinado alimento, escolha a hierarquia mais adequada entre as opções a seguir:

  • A. 1º elemento: Título da receita; 2º elemento: Ingredientes para o preparo; 3º elemento: Etapas do preparo; 4º elemento: Modo de preparo; 5º elemento: Dicas de apresentação.
  • B. 1º elemento: Título da receita; 2º elemento: Modo de preparo; 3º elemento: Dicas de apresentação; 4º: Etapas do preparo; 5º elemento: Ingredientes para o preparo.
  • C. 1º elemento: Ingredientes para o preparo; 2º elemento: Título da receita; 3º elemento: Etapas do preparo; 4º elemento: Dicas de apresentação; 5º elemento: Modo de preparo.
  • D. 1º elemento: Etapas do preparo; 2º elemento: Título da receita; 3º elemento: Ingredientes para o preparo; 4º elemento: Modo de preparo; 5º elemento: Dicas de apresentação.
  • E. 1º elemento: Título da receita; 2º elemento: Etapas do preparo; 3º elemento: Modo de preparo; 4º elemento: Ingredientes para o preparo; 5º elemento: Dicas de apresentação.

Foi solicitado a um designer que realizasse o projeto de um folder, considerando a estrutura final de dobras e abas, segundo o modelo “dobra- -janela”. Marque a alternativa que descreve corretamente o esquema de dobras do folder.

  • A. Uma folha com cinco painéis e quatro dobras paralelas que vão em direções opostas, de modo que sua leitura possa ser iniciada em ambos os lados.
  • B. Uma folha com duas dobras e três abas de mesmo tamanho, de modo que os painéis à esquerda e à direita, quando dobrados para dentro, se sobrepõem.
  • C. Uma folha com quatro painéis e três dobras, de modo que os painéis à esquerda e à direita sejam dobrados para dentro e se juntem na lombada sem se sobreporem.
  • D. Uma folha com quatro painéis e três dobras- -vale dobradas umas sobre as outras, de modo que o conteúdo seja gradualmente revelado.
  • E. Uma folha com nove painéis e oito dobras paralelas que vão em direções opostas até que os dois penúltimos painéis formem uma capa que envolve o primeiro para criar um ‘livro’.

Assinale a opção que descreve a ordem de sequência correta da montagem (seguindo da esquerda para a direita) de uma arte-final de capa de livro:

  • A. 2ª orelha; 1ª capa; lombada; 4ª capa; 1ª orelha.
  • B. 2ª orelha; 4ª capa; lombada; 1ª capa; 1ª orelha.
  • C. 1ª orelha; 1ª capa; lombada; 4ª capa; 2ª orelha.
  • D. 1ª capa; lombada; 4ª capa; 1ª orelha; 2ª orelha.
  • E. 2ª orelha; 4ª capa; lombada; 1ª orelha; 1ª capa.

Assinale a alternativa que contém o recurso que, em projetos de Identidade Visual, garante a estabilidade de proporções, o posicionamento, a fidelidade do uso da Assinatura Visual (Símbolo+Logotipo), além de proteger a integridade desta na aplicação junto a outras informações.

  • A. Tipografia.
  • B. Escala de cores.
  • C. Forma e contraforma.
  • D. Malha construtiva.
  • E. Hierarquia.

A definição de Ellen Lupton: “Uma rede de linhas que, em geral, dividem um plano horizontal e verticalmente, auxiliando a realização do layout da página, organizando seu ‘conteúdo ativo’ (textos e imagens), além de estruturar os espaços brancos, que deixam de ser meros buracos vazios passivos, e passam a participar do ritmo do conjunto geral”, corresponde ao seguinte fundamento do design gráfico:

  • A. ritmo.
  • B. grid.
  • C. hierarquia.
  • D. escala.
  • E. modularidade.

A suíte Adobe é composta por diversos programas voltados à criação e arte-final no campo da comunicação visual. Assinale a opção que apresenta, respectivamente, os programas mais adequados para a realização das seguintes tarefas cotidianas de um designer gráfico: 1) diagramação das páginas do miolo de um livro; 2) tratamento de uma imagem fotográfica em alta resolução; 3) realização do layout de um cartaz; 4) criação de uma animação para web.

  • A. 1) Indesign; 2) Photoshop; 3) Illustration; 4) Flash.
  • B. 1) CorelDraw; 2) Indesign; 3) Photoshop; 4) Illustration.
  • C. 1) Indesign; 2) Flash; 3) Bridge; 4) Photoshop.
  • D. 1) Photoshop; 2) Indesign; 3) Illustration; 4) Flash.
  • E. 1) Illustration; 2) Photoshop; 3) Indesign; 4) Flash.

A citação a seguir refere-se ao uso do Photoshop para retoque de imagem. Leia com atenção a descrição da ferramenta de seleção e escolha a opção correta: “Com ela é possível selecionar uma área colorida sem precisar traçar seu contorno. O usuário pode determinar o intervalo de cores que ela deve usar para fechar uma seleção”.

  • A. Seleção rápida.
  • B. Laço poligonal.
  • C. Varinha mágica.
  • D. Caneta.
  • E. Letreiro elíptico.

O erro a seguir foi observado na prova de impressão de uma página (simples) de revista, produzida a partir de um arquivo, fechado em PDF, gerado pelo Indesign CS6: a região de sangramento da fotografia não apareceu na prova e a imagem termina no limite das marcas de corte da capa.

Assinale a opção que contém todas as etapas necessárias durante o fechamento do arquivo para garantir que tal erro não aconteça.

  • A. Conferir se os links (vínculos) das imagens estão corretos; exportar o arquivo em PDF/X- 1a; no quadro de exportação (item marcas e sangramento), escolher a opção “marcas de corte”, “marcas de sangramento”, configurar “offset” 5mm e, no item “sangramento”, escolher a opção “utilizar configuração de sangramento do arquivo”; selecionar o botão “Exportar”.
  • B. Deixar visível, no arquivo, a área da imagem com no mínimo 5mm, para fora dos limites da página; conferir se os links (vínculos) das imagens estão corretos; exportar o arquivo em PDF/X-1a; no quadro de exportação (item marcas e sangramento), escolher a opção “todas as marcas de impressão” e configurar, no item “sangramento”, valores de sangramento de 5mm para topo, base, esquerda, direita; selecionar o botão “Exportar”.
  • C. Deixar visível, no arquivo, a área da imagem com no mínimo 5mm, para fora dos limites da página; conferir se os links (vínculos) das imagens estão corretos; exportar o arquivo em PDF/X-1a; no quadro de exportação (item marcas e sangramento), escolher a opção “todas as marcas de impressão”; selecionar o botão “Exportar”.
  • D. Exportar o arquivo em PDF/X-1a; no quadro de exportação (item marcas e sangramento), escolher a opção “todas as marcas de impressão” e escolher a opção “utilizar configuração de sangramento do arquivo”; checar se aparecem os valores de sangramento de 5mm para topo, base, esquerda, direita; selecionar o botão “Exportar”.
  • E. Deixar visível, no arquivo, a área da imagem com, no mínimo, 5mm, para fora dos limites da página; no quadro de exportação (item marcas e sangramento), escolher a opção “marcas de corte”, “marcas de sangramento”; selecionar o botão “Exportar”.

Na diagramação de uma publicação impressa (como por exemplo livros, revistas e catálogos), as páginas podem ser numeradas automaticamente no Indesign, da primeira à última página, a partir da utilização do seguinte recurso:

  • A. gradiente.
  • B. margens e colunas.
  • C. subscrito e sobrescrito.
  • D. estilo de parágrafo.
  • E. página mestra.
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