Questões de Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Lista completa de Questões de Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O professor da Bauhaus, Johannes Itten, adota, para sua didática das cores, uma quantidade específica de contrastes cromáticos que são em número de

  • A. 5.
  • B. 7.
  • C. 8.
  • D. 6.
  • E. 9.

O princípio de que a visão é uma experiência criativa e de que “toda observação é também invenção” pertence

  • A. à teoria da Gestalt.
  • B. à teoria da comunicação.
  • C. ao manifesto surrealista.
  • D. à filosofia existencialista.
  • E. às teorias de Kandinsky.

Pode-se dizer, tendo como base o livro “Pelos Jardins de Boboli”, de Rui de Oliveira, que os gêneros da ilustração são

  • A. abstrata, figurativa e mista.
  • B. narrativo, informativo e persuasivo.
  • C. narrativo, comunicativo e lúdico.
  • D. irreverente, persuasivo e passivo.
  • E. informativo, comunicativo e grotesco.

“Se observarmos os grandes mestres da ilustração do período clássico da chamada era de ouro, ou os bons exemplos dos nossos dias, notaremos que toda a composição está assentada em formas geométricas tradicionais – círculo, quadrado e triângulo (...)”(p. 60)

Essa “tríade do olhar”, descrita por Rui de Oliveira, possui, em cada um dos seus elementos, uma variante. São elas, respectivamente,

  • A. azul, vermelho e amarelo.
  • B. elipse, retângulo e triângulo equilátero.
  • C. ponto, linha curva e plano de topo.
  • D. elipse, pentágono, triângulo retângulo.
  • E. elipse, retângulo e triângulo invertido.

A Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, é um exemplo do efeito criado por ele na pintura que faz com que os contornos das figuras se apresentem visualmente esbatidos, indefinidos. Esse efeito ficou conhecido como

  • A. polarização.
  • B. grafismo.
  • C. tonalização.
  • D. modulação.
  • E. sfumato.

A principal contribuição dos futuristas para o design gráfico foi sua preocupação com

  • A. a tradição.
  • B. o movimento das máquinas.
  • C. as formas abstratas.
  • D. o inconsciente.
  • E. as formas decorativas.

Na fotografia em preto-ebranco, registramos um objeto de três dimensões em duas dimensões e tons de cinza (ADAMS, 2001, p. 17).

Dentre os recursos que o fotógrafo pode lançar mão para alterar os tons em uma fotografia preto-e-branco, pode-se mencionar:

  • A. controles de exposição e revelação, tipos móveis.
  • B. tons contínuos, retículas, filtros.
  • C. negativos, originais, traço.
  • D. controles de exposição e revelação, filtros.
  • E. traço, meio tom, controles de exposição.

Ao aprendermos a visualizar tons de imagem, devemos entender que aquilo que vemos com os olhos não é o mesmo que o filme “vê” na câmera. (ADAMS, 2001, p. 25)

Ao serem analisadas as diferenças entre o que se vê e o que a câmera vê em termos de controle de imagem, levam-se em conta os seguintes tipos de aspectos relacionados à exposição de uma superfície iluminada:

  • A. luz aparente e luz absoluta.
  • B. luz contínua e luz parcial.
  • C. luz especular e luz difusa.
  • D. luz espectral e luz eletromagnética.
  • E. luz incidente e luz refletida.

Para o estudo do layout de uma capa de livro foram escolhidas duas cores de pigmento opacas complementares como cores dominantes no estudo da composição. Uma era o amarelo. Qual seria a outra cor complementar formada pela fusão de outras duas cores primárias?

  • A. violeta.
  • B. azul.
  • C. vermelho.
  • D. verde.
  • E. laranja.

Considerando os três elementos básicos na formação da imagem, a linha, o tom (claro escuro) e a cor, indique a alternativa abaixo onde o desdobramentodas áreas tonais aparece como elemento marcante, mais evidente na composição.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...