Questões de Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Lista completa de Questões de Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na impressão CMYK, o preto pode ser usado como referência para o registro das outras três cores. A sigla CMYK representa as cores pigmento Cian, Magenta, Amarelo e Preto (Black). Além de representar as cores pigmento, as letras CMYK também fazem referência à:

  • A. marcação nas matrizes de impressão, sinalizando que cada letra representa uma cor pigmento.
  • B. ordem de gravação das chapas, iniciando pelo Cian e finalizando pelo Preto, chapa que demora mais tempo na revelação.
  • C. ordem em que as chapas são impressas, iniciando pelo Cian e finalizando pelo Preto, obliterando quaisquer tintas por baixo.
  • D. simples distinção entre as cores PANTONE e as cores pigmento CMYK no momento da impressão.
  • E. etapa de fechamento PDF na criação, momento em que o arquivo deve apresentar as informações de cores CMYK.

etapa de fechamento PDF na criação, momento em que o arquivo deve apresentar as informações de cores CMYK.

  • A. não produzir o preto 100% chapado nas áreas que deveriam ser 100%.
  • B. imprimir as imagens com o preto em retícula translúcida no CMYK.
  • C. imprimir as imagens como preto composto nas quatro cores CMYK.
  • D. requerer o preto composto a 20% de cian para que não fique “pálido”.
  • E. produzir pontos muito pequenos do preto em relação à CMYK.

O termo “prova de contrato” descreve uma prova produzida de acordo com um padrão de cores pré-estabelecido internacionalmente, garantindo que o resultado final do impresso seja quase idêntico à prova apresentada ao cliente.

Sabendo que a “prova de validação” pode ser produzida dentro da empresa em uma impressora laser colorida, podemos afirmar, em relação à “prova de contrato”, que esta:

  • A. fornece excelente orientação da carregação de cores no offset, pois reproduz as cores fielmente.
  • B. serve como uma boa orientação à gráfica, mas não reproduz as cores fielmente.
  • C. não serve como uma boa orientação para a impressão e tem o custo alto.
  • D. apenas minimiza os custos de produção, pois é mais barata que a “prova de contrato”.
  • E. serve de aprovação ou validação entre o cliente e a equipe de criação e reproduz as cores fielmente.

O envernizamento é um tipo de acabamento gráfico para impressos. É utilizado por várias razões: estética, proteção contra abrasão, desgaste ou umidade, isolamento do cheiro da tinta entre outras. Pode ser brilhante, fosco ou também UV (ultravioleta), entre outros efeitos disponíveis. Quando o verniz UV é aplicado em áreas em que se deseja destacar, por exemplo, textos ou fotos, esse acabamento é conhecido por verniz localizado ou:

  • A. sobreposto.
  • B. chapado.
  • C. destaque.
  • D. marcado.
  • E. reserva.

Existe um tipo de encadernação com o espiral composto por arame de aço revestido, com formato de anel duplo, que demonstra ser ótima opção para artistas e designers na produção de catálogos e portfólios, pois, além de elegante, permite o melhor manuseio das páginas. É muito utilizado em calendários de mesa, agendas e cadernos escolares, permitindo a utilização de várias gramaturas de papéis, vários tipos de plásticos e outros materiais. O conceito descreve a encadernação com:

  • A. espiral.
  • B. pente.
  • C. garra.
  • D. wire-o.
  • E. schrinck.

Considere os impressos gráficos numerados de 1 a 5:

1- revista com dois grampos na linha de dobra da lombada.

2- apostila grampeada com dois grampos na parte da frente até o verso (atravessando o miolo).

3- livro com cadernos refilados na lombada, fresados e encadernados.

4- livro com cadernos unidos por fios de algodão ou sintéticos e capa colada.

5- caderno com furos redondos ao longo de uma das bordas da capa e do miolo.

Pelas características dos impressos, pode-se afirmar que, pela ordem, os tipos de encadernação, respectivamente, são:

  • A. 1 - lombada canoa, 2 - grampeação lateral, 3 - costura, 4 - cola branca, 5- ilhós.
  • B. 1 - lombada quadrada, 2 - grampeação lateral, 3 - cola hot melt ou PUR, 4 - solda a fio, 5 - Wire-O.
  • C. 1 - lombada quadrada, 2 - grampeação convexa, 3 - cola PUR, 4 - costura, 5 - espiral.
  • D. 1 - lombada canoa, 2 - grampeação lateral, 3 - cola hot melt ou PUR, 4 - costura, 5 - espiral.
  • E. 1 - lombada a cavalo, 2 - grampeação lateral, 3 - cola hot melt ou PUR, 4 - solda a fio, 5 - ilhós.

O papel autocopiativo é revestido de microcápsulas que se rompem sob a pressão de uma caneta, liberando uma solução de tintura incolor, sendo transferida à superfície reativa da folha de baixo, onde a tintura é convertida para sua forma colorida. Esse tipo de papel é usado na produção de blocos com várias vias que formam um conjunto.

O papel CB (coating back) é sempre a primeira via do conjunto e possibilita a cópia para a via intermediária. A partir da nomenclatura oficial de papéis, é correto dizer que:

  • A. CFB – é a última via do conjunto. CFZ – funciona como via intermediária, recebendo e transmitindo os dados de CB para CF.
  • B. CFZ – é a última via do conjunto. CFB – é a via que recebe o revestimento CB e CF; e funciona transmitindo os dados através do carbono.
  • C. CFZ – é a última via do conjunto. CF – funciona como via intermediária, transmitindo os dados através do carbono.
  • D. CF – é a última via do conjunto. CFB – é a via que recebe ao mesmo tempo o revestimento CB e CF; e funciona como via intermediária para transmitir os dados.
  • E. CF – é a última via do conjunto. CFZ – é a via que recebe ao mesmo tempo o revestimento CB e CF; e funciona como via intermediária para transmitir os dados.

O Setor de Criação planejou um cartaz/folder, em formato aberto A3. Além de cartaz, o produto pode ser utilizado como folder. Foram impressas 5 mil unidades em 2/2 cores, no papel couché 115g. Considerada a perda de papel em 20% (no acerto de máquina), pode-se concluir que o número de folhas utilizadas com o melhor aproveitamento no formato bruto BB foi de:

  • A. 1.250 folhas.
  • B. 1.500 folhas.
  • C. 2.500 folhas
  • D. 1.750 folhas
  • E. 2.750 folhas

Na Indústria Gráfica, dependendo do produto químico utilizado nas atividades e do tempo de exposição do trabalhador, podem ocorrer sintomas como cefaleia, tontura, irritação ocular, problemas de pele, episódios depressivos e outros relacionados ao sistema nervoso. Para segurança do trabalhador, em cada setor, são utilizados EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual específicos. A seguir são apresentados três grupos de EPI’s:

• Grupo 1: luva, avental de PVC, óculos de segurança;

• Grupo 2: calçado de segurança

• Grupo 3: protetor auditivo, creme protetor para as mãos, óculos de segurança, luvas de PVC, calçado de segurança com biqueira de aço.

Assinale a alternativa que apresenta, pela ordem, o setor de trabalho em que, respectivamente, cada Grupo é utilizado.

  • A. Fotolito, Guilhotina e Offset.
  • B. Fotolito, Plotagem e Serigrafia.
  • C. Serigrafia, Guilhotina e Impressão digital.
  • D. Serigrafia, Plotagem e Acabamento.
  • E. Flexografia, Guilhotina e Offset.

Nos cartazes de Toulouse- Lautrec e nas ilustrações de Aubrey Beardsley, as áreas gráficas com ausência de sombreado produzem o efeito de

  • A. volume.
  • B. espacialidade.
  • C. planificação.
  • D. perspectiva.
  • E. profundidade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...