Lista completa de Questões de Artes da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em uma planta topográfica, o desenhista NÃO precisa especificar o(a)
significado das convenções.
seta indicadora do norte verdadeiro.
data do levantamento.
indicação dos cálculos.
responsável técnico.
De acordo com o desenho abaixo, assinale a alternativa que indica o significado correto das letras indicadas
P1 indica uma Colina; P2 indica uma Cota (pequena elevação); P3 indica Terreno pouco inclinado.
P1 indica uma Cota (pequena elevação); P2 indica uma Colina; P3 indica Terreno pouco inclinado.
P1 indica Terreno pouco inclinado; P2 indica uma Colina; P3 indica uma Cota (pequena elevação).
P1 indica uma Colina; P2 indica Terreno pouco inclinado; P3 indica uma Cota (pequena elevação).
P1 indica Terreno pouco inclinado; P2 indica uma Cota (pequena elevação); P3 indica uma Colina.
"Os estímulos que causam as sensações cromáticas estão divididos em dois grupos: os das cores-luz e o das cores- pigmento. Cor-luz ou luz colorida é a radiação luminosa visível que tem como síntese aditiva a luz branca. Sua expressão máxima é a luz solar, por reunir, de forma equilibrada todos os matizes existentes na natureza. Cor-pigmento é a substância material que, conforme sua natureza, absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz que se difunde sobre ela."
(Israel Pedrosa, 1980)
De acordo com a definição de Cor-luz e Cor-Pigmento, acima citada e analisando as figuras abaixo, assinale a alternativa CORRETA.
A ilustração 1 representa o conceito de cor-pigmento
A ilustração 1 representa o conceito de cor-pigmento e cor-luz, respectivamente.
A ilustração 2 representa o conceito de cor-luz e cor-pigmento, respectivamente.
A ilustração 2 representa o conceito de cor-luz e cor-pigmento, respectivamente.
A ilustração 1 representa o conceito de cor-luz e a ilustração 2, cor-pigmento, respectivamente.
Analise e identifique cada um dos símbolos usados em projetos topográficos, segundo a NBR 13133/1994.
I=curvas de nível, II= cerca mista, III= eixo, IV= construção de madeira, V= luminária, VI=estrada de ferro.
I= caminho, II= eixo, III= guia, IV= lagoa , V= poste, VI=alinhamento indefinido.
I= caminho, II= valeta, III= tubo, IV= construção alvenaria , V= torre de alta tensão, VI=cerca de madeira.
I= estrada pavimentada, II= cerca de arame, III= alinhamento indefinido, IV= construção alvenaria, V= poste, VI=cerca viva.
I= estrada pavimentada, II= cerca viva, III= cerca de madeira, IV= torre de alta tensão, V= luminária, VI=guia.
"Apesar da identidade básica de funcionamento dos elementos no ato de provocar a sensação colorida (os objetos físicos estimulando o órgão visual), a cor apresenta uma infinidade de variedades, geradas por particularidades dos estímulos, dizendo mais respeito à percepção do que à sensação. Assim, guiados pelos dados perceptivos, os estudiosos do assunto propuseram uma classificação e nomenclatura das cores, segundo suas características e formas de manifestação."
(Israel Pedrosa, 1980).
Relacione as palavras-chaves da coluna à esquerda (classificação) com as descrições à direita (conceito).
Assinale a alternativa CORRETA.
1E - 2A - 3D - 4C - 5B - 6F
1D - 2A - 3E - 4C - 5F - 6B.
1A - 2D - 3E - 4C - 5B - 6F.
1B - 2A - 3C - 4E - 5D - 6F.
1C - 2E - 3A - 4F - 5B - 6D.
Analise os textos inseridos nos quadros dados, identificando os tipos de letras usados, segundo a classificação:
Conforme sua classificação, assinale a alternativa abaixo.
II, IV, I, III.
I, IV, II, III.
I, III, II, IV.
II, III, I, IV.
II, IV, III, I.
PARA A QUESTÃO 16, LEIA O TEXTO A SEGUIR.
Dentre as opções abaixo, assinale a alternativa que corresponde às três facetas da Proposta Triangular.
A criação, a leitura da obra e a contextualização.
O desenho de ornatos, o desenho geométrico e o canto orfeônico
O produto dos trabalhos em arte, os trabalhos manuais e o esquema de luz e sombra
Noções de proporção e perspectiva, esquema de luz e sombra e construções gráficas para ilustrar as aulas.
O conhecimento do professor acerca de arte, a habilidade manual, a organização dos alunos e a memorização do aluno a cerca dos grandes artistas.
Em se tratando de elaboração de cartazes, classifique em verdadeira(V) ou falsa(F) as afirmativas abaixo.
Conforme sua classificação, identifique a alternativa abaixo.
F F V V.
F F F V.
V F V V.
V F V F.
F V V V.
São estruturas elementares da composição:
a forma, a linha e o suporte.
o ritmo, equilíbrio e simetria
as tintas, a ordem estética e a unidade na composição.
a simetria, a forma e o equilíbrio
a hierarquia estética, a simetria e os valores cromáticos.
Segundo a NBR 8402/94, na qual se fixam condições exigíveis para escritas usadas em desenhos técnicos e documentos semelhantes, podemos afirmar.
Assinale a alternativa correta.
Apenas I está correta.
Todas as afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão incorretas.
Apenas a afirmativa III está incorreta.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...