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Olga Reverbel inicia o seu livro "Jogos Teatrais na Escola", destacando a utilização da linguagem cênica tanto nas atividades quanto nas avaliações, ressalta que o educador deve conhecer as palavras-chaves do jogo teatral. Relacione as palavras-chaves da coluna à esquerda com as descrições à direita.
A relação CORRETA é
1F; 2C; 3G; 4B; 5E; 6D; 7A.
1E; 2A; 3B; 4D; 5G; 6C; 7F.
1F; 2C; 3G; 4D; 5B; 6E; 7A.
1F; 2E; 3A; 4F; 5C; 6B; 7D.
1B; 2C; 3G; 4D; 5E; 6F; 7A
Em relação ao ensino em arte que respeite os modos de aprendizagem do aluno, informe acerca da produção histórica e social da arte e integre processos lúdicos e prazerosos com conteúdos de arte, assinalando a alternativa CORRETA.
É desnecessário a escola incluir as informações sobre a arte produzida nos âmbitos regional, nacional e internacional, compreendendo, criticamente, também aquelas produzidas pelas mídias.
No que se refere à arte, é dispensável ao aluno tornar-se consciente da existência de uma produção social concreta e observar que essa produção tem história.
O aluno pode observar ainda que os trabalhos artísticos envolvem a aquisição de códigos e habilidades que são inúteis dominar para incorporar a seus trabalhos.
A qualidade da ação pedagógica que considera tanto as competências relativas à percepção estética quanto aquelas envolvidas no fazer artístico pode contribuir para o fortalecimento da consciência criadora do aluno.
O fenômeno artístico está presente em diferentes manifestações que compõem os acervos artísticos da cultura erudita, dos modernos meios de comunicação e das novas tecnologias, mas é supérfluo na cultura popular
As práticas educativas surgem de mobilizações sociais, pedagógicas e filosóficas e, no caso das artes, também artísticas e estéticas. No Brasil, importantes movimentos culturais atuaram na inter-relação quanto à formação dos professores em arte-educação. Estas visões humanísticas, (decorrentes da criação da Escola de Belas Artes do RJ e a presença da missão Francesa, no séc. XIX e, no século seguinte, da criação das universidades e Semana de Arte de 1922), foram profundamente marcadas nas tendências tradicionalista e escolanovista. Com relação às práticas educacionais no período tradicionalista e escolanovista, assinale a alternativa INCORRETA.
Há preocupação, por parte dos arte-educadores, em trabalhar o "Fazer Artístico" em consonância com a "História da Arte" e a "Contextualização da obra-de-arte".
Na escola tradicional, valorizavam-se as habilidades manuais, 'os dons artísticos', os hábitos de organização e precisão
Os professores trabalhavam com exercícios e modelos convencionais selecionados por eles em manuais e livros didáticos. O ensino de Arte era voltado para o domínio técnico.
A disciplina Desenho, apresentada sob a forma de Desenho Geométrico, Desenho do Natural e Desenho Pedagógico era considerada mais por seu aspecto funcional do que uma experiência em arte.
Na primeira metade do século XX, as disciplinas Desenho, Trabalhos Manuais e Canto Orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias, concentrando-se o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das culturas dominantes.
Leia o texto e analise o trabalho do artista Pablo Picasso, responda as questões 25, 26 e 27.
Um professor que proponha uma atividade de (re)leitura da obra de Pablo Picasso, - Guernica – estará objetivando a(o)
valorização do traço, o contorno e a repetição de modelos de arte consagrados mundialmente.
valorização do traço, o contorno e a repetição de modelos de arte consagrados mundialmente.
produto do trabalho escolar.
valorização dos elementos como esquemas de luz, sombras e construções geométricas.
reflexão sobre a ação social que os produtores de arte concretizam em diferentes épocas e cultura, situando conexões entre vida, obra e contexto.
Analise os itens abaixo em relação às contribuições da arte na formação do ser humano e assinale a alternativa INCORRETA.
A área de arte contribui para ampliar o entendimento e a atuação dos alunos ante os problemas vitais que estão presentes nos nossos dias
A arte na escola desconstitui uma possibilidade para os alunos exercitarem suas co-responsabilidades pelos destinos de uma vida cultural individual e coletiva mais digna.
Nos cursos de Música, Teatro, Dança, Artes Visuais ao mesmo tempo em que os professores e os alunos se posicionam diante de questões sociais e culturais de arte eles podem fazê-lo sobre as histórias das crenças, modos de interpretação, de valoração vividos pelas pessoas.
Interdisciplinarmente, a Arte pode problematizar situações em que os alunos tenham oportunidade de perceber a multiplicidade de pensamentos, ações, atitudes, valores e princípios relacionados com a complexidade da vida do ser em sociedade.
Abordar ética no ensino e aprendizagem de Arte é tratar da relação entre ética e estética. O conhecimento estético dos alunos e professores desenvolve-se em um complexo processo de elaboração, no qual estão presentes as experiências pessoais fundamentadas na vida cultural.
Assinale a alternativa destoante em relação à atitude que deve ser estimulada pelo professor, no ensino de arte com respeito à apreciação em Artes Visuais.
Identificação, observação e análise das diferentes técnicas e procedimento artísticos presentes nos próprios trabalhos, em relação aos dos colegas e em diversas culturas.
Criação de formas artísticas por meio de poéticas pessoais, buscando tornar-se um artista.
Reconhecimento da variedade de significados expressivos, comunicativos e de valor simbólico nas formas visuais e suas conexões temporais, geográficas e culturais.
Percepção e análise de produções visuais (originais e reproduções) e conhecimento sobre diversas concepções estéticas presentes na cultura (regional, nacional e internacional).
Descoberta, observação e análise crítica de elementos e formas visuais na configuração da sua ambiência.
As imagens, em Artes Visuais, como produção de cultural e histórica, podem inferir nas seguintes contribuições para o processo de aprendizagem. Assinale a alternativa INCORRETA.
Compreensão sobre o valor das artes visuais na vida dos indivíduos e suas possíveis articulações com a ética que permeia as relações de trabalho na nossa sociedade
Elaboração de formas pessoais de registro e assimilação, sistematização e comunicação das experiências com formas visuais.
Aperfeiçoamento e compreensão dos elementos do movimento: partes do corpo, dinâmicas do movimento, uso do espaço e das ações.
Discussão, reflexão e comunicação sobre o trabalho de apreciação das imagens por meio da fala, da escrita ou dos registros (gráficos, sonoros, dramático).
Reflexão sobre as artes visuais e a cultura brasileira em sua diversidade e sua presença na comunidade e no cotidiano dos alunos.
Ana Mae Barbosa, no seu livro 'Arte-Educação: leitura do subsolo', reproduz um texto de Vincent Lanier, (Devolvendo a Arte à Arte-Educação), no qual o autor, entre outras proposições, assim se expressa: "Não é necessária uma descrição do conjunto das idéias atualmente defendidas pelos arte-educadores. A maioria de nós conhece os diferentes conceitos que estão por aí. Lemos e relemos sobre criatividade, aptidão visual, arte-terapia, desenvolvimento intelectual, comunicação, atividades de lazer, design ambiental, treinamento profissional e educação estética, para nomear alguns"
(VINCENT LANIER in: BARBOSA, ANA MAE, 1997).
Leia e assinale a alternativa destoante em relação à crítica que o autor faz em relação à amplitude de ações imputadas à arte-educação.
A maioria das idéias que em arte visam fornecer uma direção curricular para a área não reflete as contribuições específicas da arte-educação.
A influência da Psicologia Behaviorista e, em menor grau, da Sociologia e da Antropologia, dirigiram a atenção dos arte- educadores para referências sociais não artísticas
A experiência em arte é meramente um meio para algum fim meritório, importante não por si mesma, mas como veículo.
A arte deve ser um meio de clarificar os modos pelos quais o mundo social, econômico e político atuam e como isso pode ser incrementado
A postura de professores de arte, cuja principal referência deveria ser o domínio dos procedimentos estético-visuais, objetiva, em resumo, devolver à Arte à arte-educação.
"Os currículos são normalmente planejados para grupos e não para indivíduos, e é importante identificar ou prever aquelas artes populares que podem servir como o denominador comum mais abrangente do interesse da juventude. Apoiado numa observação genérica, naquilo que se tem escrito sobre o assunto e no senso comum, pareceria o 'indutor estético' mais difundido e abrangente entre os jovens encontra-se nas artes da mídia fílmica – particularmente cinema e televisão"
(Vincent Lanier in: BARBOSA, Ana Mae, 1997).
Dentre as proposições abaixo, assinale aquela que não corrobora com o que o autor chama de 'indutor estético'.
As artes da tela são dramáticas e musicais assim como visuais e, portanto, têm impactos multifacetados, sendo contemporâneas no estilo, não dependendo de métodos históricos de concepção.
Sua popularidade é compartilhada pelas massas e pela coletividade, em vez de estar limitada a uma elite, não importa quão numerosa, de classe, de educação ou de esfera social.
Seu caráter 'artístico' é freqüentemente mais óbvio que sutil, embora isso represente necessariamente um comentário sobre sua qualidade.
Trata de questões em que a maioria de nós não pode se identificar, portanto são menos relevantes do que museus de artes.
As artes da tela podem perfeitamente ser o caminho através do qual os arte-educadores possam atingir o jovem e incrementar o âmbito e a qualidade de sua experiência estética.
"Um dos estímulos que provocam respostas estéticas sem benefício da educação formal são as artes de massa. Pode-se dizer que as histórias em quadrinhos, roupas, cartazes, pôsteres, televisão, filmes e todas as outras parecem gerar respostas em todos nós, mesmo aqueles sem treinamento em arte, de uma maneira, pelo menos, similar à que experimentamos com relação às belas-artes"
(VINCENT LANIER in: BARBOSA, ANA MAE, 1997).
Assinale a alternativa CORRETA.
A arte popular não se configura como uma maneira por meio da qual podemos ampliar o âmbito e a qualidade da experiência visual.
Podemos estabelecer currículos e estratégias de ensino capazes de demover o aluno dos envolvimentos que já existem em seu ambiente natural – o artesanato e as artes populares – para as Belas-Artes.
Inexistem paralelos viáveis nas artes plásticas com o campo da música popular de massa.
Impossível, no ensino de arte, a possibilidade de um currículo 'canalizador' entre as chamadas Belas-Artes e as Artes de Massa.
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