Lista completa de Questões de Artes da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Secretaria de Finanças decidiu elaborar um cartaz para divulgação do IPTU, optando pelo formato A3 da série "A". Pergunta-se: Qual o tamanho desse formato?
841 x 1189 mm
297 x 420 mm
105 x 148 mm
200 x 300 mm
210 x 297 mm
Analise e identifique cada um dos símbolos usados em projetos de Instalação Elétrica Predial, segundo a NBR 5444/89.
I= ponto de luz incandescente na parede; II= tomada à meia altura; III= tomada baixa; IV= interruptor de uma seção; V= interruptor de duas seções; VI= interruptor de três seções.
I= ponto de luz fluorescente na parede; II= saída para telefone interno; III= saída para telefone externo; IV= interruptor de três seções; V= interruptor de duas seções; VI= interruptor de três seções.
I= ponto de luz incandescente na parede; II= saída para telefone externo, III= saída para telefone interno; IV= interruptor em paralelo de uma seção; V= interruptor em paralelo de duas seções; VI= interruptor em paralelo de três seções.
I= ponto de luz fluorescente na parede; II= tomada a média altura; III= tomada baixa; IV= interruptor de uma seção; V= interruptor de duas seções; VI= interruptor de três seções.
I= ponto de luz incandescente na parede; II= saída para telefone externo; III= saída para telefone interno; IV= interruptor de uma seção; V= interruptor de duas seções; VI=interruptor de três seções.
Tomando por base ainda a NBR 5444/89, analise e identifique cada um dos símbolos usados em projetos de Instalação Elétrica Predial abaixo.
I= ponto de luz incandescente na parede; II= ponto de luz incandescente no teto; III= tomada baixa; IV= tomada à meia altura; V= tomada alta; VI= ponto de luz fluorescente.
I= ponto de luz incandescente no teto; II= tomada à meia altura; III= tomada baixa; IV= tomada para antena; V= tomada alta; VI=.interruptor de uma seção.
I= quadro geral de luz e força; II= quadro parcial de luz e força; III= tomada baixa; IV= tomada à meia altura, V= tomada alta; VI= transformador de corrente.
I= ponto de luz fluorescente na parede; II= ponto de luz fluorescente no teto; III= tomada à meia altura; IV= tomada baixa; V= tomada alta; VI= ponto de luz incandescente no teto.
I= quadro parcial de luz e força; II= ponto de luz fluorescente; III= tomada alta; IV= V= tomada baixa; VI= ponto de luz fluorescente.
Só as assertivas a, c e f estão corretas.
Só as assertivas b, d e e estão corretas.
Só as assertivas c, d e e estão corretas.
Todas as assertivas estão corretas.
Só as assertivas b, c e d estão corretas.
Quais são os elementos básicos da linguagem visual?
Suporte, material cenográfico e ferramentas.
A bi e tridimensionalidade da Forma.
Os utensílios que podem ser considerados uma extensão do corpo do artista.
O ponto, a linha e o plano.
A superfície usada e as tintas.
"A preocupação com a educação em arte tem mobilizado pesquisadores, professores, estetas e artistas, os quais vêm procurando fundamentar e intervir nessas práticas educativas. No Brasil, desde o final dos anos 80, têm-se divulgado inúmeros trabalhos desta ordem, tanto aqueles elaborados aqui quanto os de outros países. São propostas que refletem atuações em arte".
(C. de T. Ferraz e de Rezende e Fuzari, 1993)
Leia e assinale a alternativa INCORRETA em relação ao texto acima.
Há uma despreocupação com as necessidades psicológicas dos alunos ou suas necessidades e problemas ambientais, comunitários e sociais;
Existe no ensino e aprendizagem pensados a partir da própria arte, como um sistema de conhecimento do mundo; no conhecimento da arte advindo do fazer artístico e também da apreciação e história da arte;
Há nas articulações dos atos perceptivos e verbalizadores dos alunos como base da experiência estética;
Existe nos alcances e limites da interdisciplinaridade e entre os diversos métodos de ensinar aprender arte;
Há nas necessidades de mudança da formação do educador de arte.
"Quando praticamos o ensino e a aprendizagem da arte, na escola, surgem, também, questões que se referem ao seu processo educacional. Uma delas diz respeito aos posicionamentos que assumimos sobre os modos de encaminhar esse trabalho consonância com os objetivos de um processo educativo escolarizado que atenda às necessidades de cultura artística no mundo contemporâneo."
(C. de T. Ferraz e de Rezende e Fuzari, 1993).
Relacione as palavras-chaves da coluna à esquerda (pedagogias) com as descrições à direita (descrições).
Assinale a alternativa CORRETA.
1-B, C e D;
2-A, E e H;
3-F, G e I.
1- B, E e H;
2- A, C e F;
3-D, G e I.
1-A, C e F;
2-B, E e H;
3-D, G e I.
1- A
2- B, I e G;
3-D, F e E.
1- D, G e I;
2- A, C e F;
3- B, E e H.
"Apenas um ensino criador, que favoreça a integração entre a aprendizagem racional e estética dos alunos, poderá contribuir para o exercício conjunto complementar da razão e sonho, no qual conhecer é também maravilhar-se, divertir- se, brincar com o desconhecido, arriscar hipóteses ousadas, trabalhar duro, esforçar-se com descobertas. Com o objetivo de relacionar a arte com a formação dos alunos do ensino fundamental, serão apresentadas algumas características do fenômeno artístico."
(PCN-Arte, 1997)
Com relação ao conhecimento artístico como produção e fruição, é INCORRETA a alternativa.
A obra de arte situa-se no ponto de encontro entre o particular e o universal da experiência humana.
A obra de arte revela para o artista e para o espectador uma possibilidade de existência e comunicação, além da realidade de fatos e relações habitualmente conhecidos.
A forma artística fala por si mesma, independente e vai além do artista.
A percepção estética não interfere na comunicação artística.
A personalidade é ingrediente que se transforma em gesto criador, fazendo parte da substância mesma da obra.
"Multiculturalismo é o denominador comum dos movimentos atuais em direção à educação em todo mundo. O equilíbrio, a configuração de uma identidade cultural e a flexibilidade para a diversidade cultural é um objetivo e, provavelmente, uma utopia, que colocará a educação em movimento constante, porque nem identidade nem os elementos do meio ambiente cultural são fixos."... "Hoje a necessidade de uma educação democrática está sendo reivindicada internacionalmente. Contudo, somente uma educação que fortalece a diversidade cultural pode ser entendida como democrática. Procurar igualdade, sem considerar as diferenças, é obter uma pasteurização homogeneizante."
(Ana Mae, 1998)
Considerando a citação acima, analise os itens abaixo:
I. Preceito de classe é ainda o grande inimigo do multiculturalismo no terceiro mundo. Tudo o que é feito pelo pobre é artesanato e não arte.
II. Os museus de arte do Terceiro Mundo são os mais ativos na quebra da divisão de classes na produção artística.
III. Os estudos de multiculturalidade, diversidade cultural e até de história cultural produzidas pelo Primeiro Mundo, não ajudam muito o Terceiro Mundo, porque são respostas a problemas de sua sociedade.
IV. No Brasil não há necessidade de estimularmos o multiculturalismo, pois é coisa de feminista histérica ou "crioulo".
Assinale a alternativa INCORRETA.
Todas as assertivas estão incorretas.
Todas as assertivas estão corretas.
I e IV são as únicas incorretas.
I e II são as únicas incorretas.
I e III são as únicas incorretas.
Ana Mae (1998) aborda a questão da Multiculturalidade indagando "por que o professor de arte precisa trazer para sua sala de aula a preocupação com as diferenças culturais? A resposta, embora pareça óbvia, foi até agora pouco considerada pelos educadores: em uma sala de aula, especialmente na escola pública, inter-relacionam-se indivíduos de diferentes grupos culturais que terão sempre que lidar com os outros indivíduos também de diferentes culturas e subculturas.
Os grupos culturais que se imbricam podem ser identificados pela raça, gênero, opção sexual, idade, locação geográfica, renda, classe social, ocupação, educação, religião, etc.
As principais questões que norteiam a atitude multiculturalista no ensino da arte são:
1. Como diferentes grupos culturais podem encontrar um lugar para a arte em suas vidas?
2. Entender que grupos culturais diferentes têm também necessidade de arte, embora o próprio conceito de arte possa diferir de um grupo cultural para o outro."
Assinale a alternativa INCORRETA em relação à atitude, estimulada pelo professor, no ensino de arte com respeito à multiculturalidade que deve levar o aluno a
compreender que a arte não pode conferir identidade às pessoas através de símbolos.
sensibilizar para problemas de deficiência física e diferenças de raça, nacionalidade e naturalidade, classe social, religião.
libertar-se de atitudes discriminatórias em relação a pessoas de origem étnica e/ou cultural diferentes.
ser capaz de responder à diversidade racial, cultural e de gênero de maneira positiva e socialmente responsável.
contextualizar produtos e valores estéticos, pois só ai, a atitude multiculturalista é desenvolvida
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