Questões de Artes da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Artes da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O sistema de aprendizagem que propõe a identificação, a elaboração e a compreensão de mensagens visuais, calcado em uma sintaxe visual e fundamentado em uma abordagem formalista de interpretação de imagens, é denonimado

  • A. Image Watching.
  • B. Alfabetismo Visual.
  • C. Estudos em Cultura Visual.
  • D. Abordagem Triangular no Ensino de Arte.
  • E. Disciplined Based Art Education (DBAE).

O excerto aponta para uma das diretrizes da Teoria da Gestalt, que conclui que a experiência visual

  • A. é dinâmica.
  • B. apresenta regras previsíveis de funcionamento.
  • C. é cientificamente orientada.
  • D. é emocionalmente orientada.
  • E. só pode ser verificada em imagens estáticas.

O excerto descreve uma abordagem da apreciação artística elaborada por

  • A. Robert William Ott.
  • B. Amélia Arenas.
  • C. Fayga Ostrower.
  • D. Michael Parsons.
  • E. Abigail Housen.

Descrever, analisar, interpretar e julgar são etapas de um processo de leitura comparativa da obra de arte que, nos anos 1970, foi proposta por

  • A. Abigail Housen.
  • B. Michael Parsons.
  • C. Robert William Ott.
  • D. Edmund Burke Feldman.
  • E. Fayga Ostrower.

No contexto da educação não formal em museus e instituições culturais, partindo da perspectiva de arte/educação como mediação cultural, o papel do educador e/ou do mediador em um museu de arte é o de

  • A. determinar o percurso da visita.
  • B. estimular o público a estabelecer sua própria relação com a exposição.
  • C. explicar as obras e o conceito da exposição.
  • D. fornecer informações sobre a obra.
  • E. interpretar a obra.

No excerto, o artista descreve o efeito de um tipo de procedimento expositivo característico do modernismo, que organiza as obras

  • A. em ordem cronológica.
  • B. por analogia de linguagem.
  • C. em categorias geopolíticas.
  • D. em grids vazados.
  • E. no modelo do cubo branco.

A metodologia dos Jogos Teatrais de Viola Spolin tem como premissa fundamental a de que

  • A. é direcionada para a capacitação de atores profissionais.
  • B. atende exclusivamente o âmbito escolar e infantil.
  • C. aborda o universo adolescente no treino dramático.
  • D. enfoca a educação de adultos, não necessariamente profissionais do teatro.
  • E. pode ser exercitada por todos que desejam se expressar através do teatro.

A ideia da separação entre a cultura popular e a erudita, apesar de ser fortemente veiculada no Ocidente, pode ser entendida como uma invenção de intelectuais europeus. Por meio do conceito de folclore, foi demarcada uma fronteira entre as manifestações das camadas sociais abastadas e aquelas mais difundidas.

Essa invenção surgiu no século

  • A. XIV.
  • B. XV.
  • C. XVI.
  • D. XVII.
  • E. XVIII.

Ao oferecer uma visão panorâmica do movimento construtivo- concreto brasileiro, a exposição, com curadoria de Aracy Amaral e Lygia Pape, funda o processo de difusão e institucionalização dessa produção no Brasil e no exterior, tornando-se assim um tópico importante na história das exposições no país.

Realizada em 1977 na Pinacoteca de São Paulo e, em seguida, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, trata-se da exposição

  • A. Nova Objetividade Brasileira.
  • B. Vontade Construtiva na Coleção Fadel.
  • C. Exposição Nacional de Arte Concreta.
  • D. Projeto Construtivo Brasileiro na Arte.
  • E. O Desejo Construtivo.

A imagem apresenta um trabalho da artista mexicana Frida Kahlo, cuja influência se extendeu pela obra de inúmeras outras artistas europeias e norteamericanas que passaram ou viveram no México nos anos 1930 e 1940. Apesar de sua recusa, muitos historiadores e artistas, como André Breton, atribuem sua produção aos princípios estéticos do

  • A. Concretismo.
  • B. Construtivismo.
  • C. Realismo socialista.
  • D. Surrealismo.
  • E. Dadá.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...