Questões de Artes da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Artes da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em 2015, uma importante mostra na Pinacoteca do Estado de São Paulo exibiu a obra, descrita no excerto e mostrada na imagem, de

  • A. Richard Serra.
  • B. Mira Schendel.
  • C. Ron Mueck.
  • D. José Resende.
  • E. Mona Hatoum.

O grafite é uma manifestação artística voltada ao espaço público. Em sua prática contemporânea, surgiu na cidade de Nova Iorque, durante os anos 1970, e está ligado a um movimento cultural mais amplo, denominado

  • A. Cyberpunk.
  • B. Greasers.
  • C. Hip Hop
  • D. Hipster.
  • E. Yuppies.

Observe as imagens a seguir.

As imagens mostram a instalação de Cildo Meireles, Missão/Missões (Como construir Catedrais), de 1987, organizada a partir da articulação entre 600 000 moedas de um centavo, 800 hóstias, 2 000 ossos, 80 pedras de pavimento e tecido negro. A partir dos materiais, da visualidade da instalação e do nome do trabalho, é possível apontar, como possível interpretação, para a

  • A. atuação violenta da Igreja Católica no período Colonial.
  • B. religião como elo entre vida espiritual e material.
  • C. beleza dramática das cenas barrocas como representativas da arte brasileira.
  • D. importância positiva da vida material no desenvolvimento espiritual.
  • E. adaptação adequada da cultura indígena à cultura europeia.

A obra apresenta influência cubista que é uma característica do(a) artsita

  • A. Vicente do Rego Monteiro.
  • B. Oswald de Andrade.
  • C. Anita Malfatti.
  • D. Maria Martins.
  • E. Tarsila do Amaral.

O conceito de paisagem sonora foi desenvolvido a partir dos estudos de

  • A. Carl Orff.
  • B. R. Murray Schafer.
  • C. Shinichi Suzuki.
  • D. Zoltán Kodály.
  • E. Heitor Villa-Lobos.

Uma das principais ideias do ensino da arte no contexto do escolanovismo, tomada do filósofo norte-americano John Dewey, foi

  • A. a arte na escola como preparação para o mundo profissional.
  • B. a dispensabilidade de contextualização histórica da produção artística.
  • C. a instrumentalização da arte para a liberação emocional.
  • D. a arte como experiência.
  • E. o desenvolvimento das técnicas artísticas.

O trecho explicita a valorização de processos da criatividade na educação contemporânea – elaboração e flexibilidade. No Modernismo, essa valorização recai sobre o processo da

  • A. fluência.
  • B. capacidade de citação.
  • C. originalidade.
  • D. capacidade de análise.
  • E. flexibilidade.

O excerto demonstra a concepção de Mario de Andrade, para quem o museu

  • A. deveria se dedicar às demonstrações de avanços tecnológicos.
  • B. teria como objetivo um projeto de afirmação nacionalista.
  • C. compreenderia uma demonstração exaustiva de processos industriais, portanto, culturais.
  • D. é um agente educacional.
  • E. seria um apoiador da indústria brasileira.

Essa abordagem que cruza arte e ciência está historicamente situada no Período

  • A. da Antiguidade Clássica.
  • B. do Renascimento.
  • C. Medieval.
  • D. Moderno.
  • E. Pós-Moderno.

Mitchel, Agle e Wood identificaram sete tipos de stakeholders. Para os autores, o stakeholder que tem a sua influência na empresa assegurada pelo poder e pela legitimidade e que recebe, por isso, muita atenção da instituição, é chamado de

  • A. Reivindicador.
  • B. Dependente.
  • C. Perigoso.
  • D. Dominante.
  • E. Arbitrário.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...