Questões de Artes da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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O que se entende por “tempo de exposição”, no registro fotográfico, é o tempo no qual o obturador permanece

  • A. fechado, enquanto o fotógrafo avalia a intensidade luminosa disponível na cena.
  • B. fechado, logo após a formação da imagem no sensor, para o registro da imagem no processo digital.
  • C. fechado, enquanto o fotógrafo determina o diafragma necessário àquela exposição.
  • D. aberto, mas o fotógrafo ainda não determinou o diafragma pretendido para aquela exposição.
  • E. aberto, e os raios luminosos, passando através da objetiva, atingem a superfície sensível e registram a imagem.

Pode-se afirmar que a função do diafragma no registro fotográfico é determinar

  • A. o tamanho da abertura necessária à superexposição da imagem.
  • B. a menor abertura que define o registro da imagem por meio da intensidade luminosa que atinge o filme ou o sensor.
  • C. o tamanho da abertura que define o registro da imagem por meio da intensidade luminosa que atinge o filme ou o sensor.
  • D. a maior abertura que define o registro da imagem por meio da intensidade luminosa que atinge o filme ou o sensor.
  • E. o tamanho da abertura necessária à subexposição da imagem.

Define-se “distância focal” de uma objetiva como a distância entre

  • A. o último elemento óptico da objetiva e o ponto nodal posterior.
  • B. o objeto que se queira em foco e o plano de formação da imagem.
  • C. o objeto que se queira em foco e o ponto nodal posterior da objetiva.
  • D. o ponto nodal posterior da objetiva até o plano de formação da imagem quando a objetiva está focada no infinito.
  • E. o ponto nodal posterior da objetiva até o plano de formação da imagem quando a objetiva está focada na distância mínima.

As objetivas fotográficas se dividem em três principais categorias, a saber:

  • A. grande angular, normal e teleobjetiva.
  • B. esférica, normal e teleobjetiva.
  • C. esférica, anamórfica e normal.
  • D. grande angular, anamórfica e teleobjetiva.
  • E. grande angular, esférica e anamórfica.

A distância focal de uma objetiva considerada como “normal” (também chamada de objetiva-padrão) é, aproximadamente, igual

  • A. ao raio da imagem circular formada pela objetiva sobre a ¨¢rea do filme ou sensor.
  • B. ¨¤ diagonal do formato da janela.
  • C. ¨¤ distância entre o ponto nodal e o filme ou sensor.
  • D. ¨¤ distância entre o ponto nodal e o ¨²ltimo elemento ¨®ptico da objetiva.
  • E. ¨¤ diagonal do formato da janela dividida por ¦Ð.

Em uma fotografia noturna, num ambiente de pouca luz, em que não há a possibilidade de se utilizar qualquer iluminação adicional, uma das opções para uma exposição satisfatória é a de aumentar a sensibilidade do sensor. A elevação do número ISO a um nível considerado alto pode gerar o seguinte resultado na imagem:

  • A. ruído, principalmente nas áreas desfocadas da imagem situadas, posteriormente, à zona de foco.
  • B. aberração cromática conhecida como “vinhetagem”.
  • C. perda significativa na profundidade de campo.
  • D. aberração ótica conhecida como “distorção de barril”.
  • E. ruído, principalmente nas áreas de baixa iluminação.

Profundidade de campo poder ser definida como o intervalo de distâncias

  • A. à frente e atrás da distância focalizada, dentro do qual (intervalo) o foco se considera aceitável.
  • B. entre o que está enquadrado no infinito e objetos em primeiro plano.
  • C. entre o que está enquadrado no infinito e o plano focal.
  • D. entre o ponto nodal posterior da objetiva e o objeto em foco.
  • E. mínima e máxima entre o objeto em foco e o plano focal para que o infinito mantenha nitidez aceitável.

  • A. A imagem “A” foi registrada com uma teleobjetiva, enquanto a imagem “B” foi registrada com uma grande- -angular, e o fotógrafo se afastou da modelo.
  • B. A imagem “A” foi registrada com uma teleobjetiva, enquanto a imagem “B” foi registrada com uma grande- -angular, e o fotógrafo se aproximou da modelo.
  • C. A imagem “A” foi registrada com uma grande-angular, enquanto a imagem “B” foi registrada com uma teleobjetiva, e o fotógrafo se afastou da modelo.
  • D. A imagem “A” foi registrada com uma grande-angular, enquanto a imagem “B” foi registrada com uma teleobjetiva, e o fotógrafo se aproximou da modelo.
  • E. Ambas as imagens foram registradas com a mesma objetiva, mas na imagem “B” o fotógrafo estava significativamente mais próximo a modelo.

  • A. A imagem “B” representa a leitura, por meio de um fotômetro manual, da intensidade da luz que incide sobre o assunto. Trata-se do mesmo tipo de leitura que é feito pelos fotômetros incorporados às câmeras DSRL.
  • B. A imagem “A” representa a leitura, por meio de um fotômetro manual, da intensidade da luz refletida pelo assunto. Trata-se do mesmo tipo de leitura que é feito pelos fotômetros incorporados às câmeras DSRL.
  • C. A imagem “B” representa a leitura, por meio de um fotômetro manual, da intensidade da luz refletida pelo assunto. Trata-se do mesmo tipo de leitura que é feito pelos fotômetros incorporados às câmeras DSRL
  • D. A imagem “A” representa a leitura, por meio de um fotômetro manual, da intensidade da luz que incide sobre o assunto. Trata-se do mesmo tipo de leitura que é feito pelos fotômetros incorporados às câmeras DSRL.
  • E. Não há qualquer analogia entre a medição da intensidade luminosa por meio de fotômetros manuais e aqueles incorporados às câmeras DSRL.

São chamadas “objetivas rápidas” aquelas que

  • A. são particularmente usadas em fotos de esporte, com longos tempos de exposição, visando à eliminação da imagem “tremida”.
  • B. têm pequenas aberturas, capazes de deixar pouca luz entrar, especialmente úteis em situações de alta luminosidade.
  • C. têm grandes aberturas, capazes de filtrar a luz necessária à exposição, especialmente úteis quando não há filtros acessórios à disposição.
  • D. têm grandes aberturas, com maior capacidade de aproveitamento da luz disponível, especialmente úteis em condições de pouca iluminação.
  • E. E) têm baionetas que permitem trocas rápidas quando se deseja mudar a distância focal do enquadramento e não se tem, à disposição, uma objetiva zoom.
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