Lista completa de Questões de Atualidades da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A análise das pirâmides etárias abaixo, permite-nos afirmar que no Rio Grande do Norte ocorreu
A mineração junto com o algodão e a pecuária foram atividades econômicas importantes para o processo de ocupação e crescimento econômico do interior potiguar. No caso específico da produção de scheelita, a Microrregião do Estado do Rio Grande do Norte que mais se beneficiou com essa produção foi
Cultivado(a) em diversas áreas do Estado do Rio Grande do Norte, destaca-se, na atualidade, por ser um dos principais produtos de exportação do vale do Açu, sendo o município de Ipanguaçu um dos principais produtores. O texto acima se refere ao cultivo do (a)
Na atualidade apresenta-se como uma importante atividade para a economia potiguar. No entanto, a sua realização é motivo de preocupações por parte da sociedade, tendo em vista constituir uma atividade ameaçadora do equilíbrio ambiental marinho e, particularmente do mangue. A atividade a que o texto faz referência é o(a)
Atividade turística no Rio Grande do Norte tem apresentado intenso crescimento inclusive no interior do Estado. Dois municípios têm-se destacado enquanto roteiro turístico no interior, devido às suas características naturais, em especial a geomorfologia. Os municípios em questão são
"A fruticultura irrigada no Rio Grande do Norte respondeu em 2002 por 25% das exportações estaduais, entretanto, o período de maior crescimento, principalmente em termos de exportação, ocorreu no período de 1995 a 1998." (Felipe et al. 2004). Entre os frutos que se destacaram na ponta das exportações do Estado no ano 1998, respectivamente, foram
Atribua a letra (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas. Em seguida, marque a opção que contenha a seqüência correta.
( ) Para fins de concessão de benefício tributário, a origem de um produto nem sempre coincide com a sua procedência.
( ) O "Formulário A", documento expedido pela Secretaria de Comércio Exterior (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), é o instrumento que atesta a origem do produto para fins de concessão de tratamento tributário diferenciado no âmbito do Sistema Geral de Preferências.
( ) O Acordo sobre Regras de Origem da OMC define, para cada Capítulo do Sistema Harmonizado, o critério utilizado para se conferir origem aos produtos do Capítulo.
( ) Entre os critérios possíveis para se conferir origem estão, por exemplo, o salto na classificação tarifária e a agregação de valor.
( ) Segundo o Acordo sobre Regras de Origem da OMC, as regras de origem não-preferenciais devem ser definidas de maneira positiva (ou seja, devem indicar o que confere origem, e não o que não confere origem). Normas negativas, contudo, podem ser empregadas para esclarecer uma norma positiva.
( ) O Certificado de Origem Mercosul apresentado será desqualificado pela autoridade aduaneira, para fins de reconhecimento do tratamento preferencial, quando ficar comprovado que não acoberta a mercadoria submetida a despacho, por ser originária de terceiro país ou não corresponder à mercadoria identificada na verificação física, conforme os elementos materiais juntados.
Assinale a seqüência correta.
Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Tendo uma estrutura arquitetada especialmente para atuar em tempos de uma ordem mundial bipolar, que teve na Guerra Fria sua grande expressão, a Organização das Nações Unidas (ONU) padece, aos olhos de muitos, de forte crise de identidade em um contexto diferente, assinalado pelo poderio norte-americano. Relativamente à situação atual da ONU, assinale a opção correta.
O fim do direito de veto no Conselho de Segurança foi uma das conseqüências mais imediatas do desmoronamento da União Soviética, além de comprovar a hegemonia dos EUA no órgão.
No caso da invasão do Iraque, a não-objeção do Conselho de Segurança foi essencial para o início das operações militares norte-americanas contra o país de Saddam Hussein.
Vivamente apoiada pelos EUA, a mudança na estrutura do Conselho de Segurança é combatida por países emergentes, como é o caso do Brasil.
A Assembléia Geral perdeu sua condição de mais amplo e representativo órgão das Nações Unidas, mas a igualdade entre os Estados que dela participam garante a aplicação de suas decisões.
Para os EUA, a Assembléia Geral tende a ser espaço privilegiado para a retórica terceiro-mundista e antiamericana.
Atualidades - Política Internacional/ Relação entre Países - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Superada a fase de ditaduras militares, especialmente em vigor nas décadas de 60 e 70, a América Latina reencontrou- se com os regimes democráticos, mas nela subsistem problemas crônicos, a exemplo da pobreza e da má distribuição de renda. Entre algumas das mais conhecidas questões que povoam o cenário latino-americano contemporâneo, assinale a opção incorreta.
Na Bolívia, célebre pelos recorrentes golpes de Estado, uma impressionante mobilização popular levou o presidente Sánchez de Losada à renúncia, em 2003.
O atual presidente argentino, Néstor Kirchner, chegou ao poder em meio a uma crise profunda e adotou o discurso de não-submissão ao FMI.
Fortemente apoiado pelos EUA, o atual governo colombiano conseguiu encerrar formalmente uma guerra civil que há décadas ensangüentava o País.
Na Venezuela, um país ideológica e politicamente dividido, o presidente Hugo Chávez mantém-se à frente do governo, reforçado pelo resultado de plebiscito que lhe foi favorável.
Problema que se arrasta desde as últimas décadas do século XIX, quando conflito de grandes proporções ampliou o território chileno, ainda hoje ecoa na América do Sul a questão do acesso da Bolívia ao mar.
Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Uma das mais críticas regiões do mundo contemporâneo, o Oriente Médio, entra no século XXI marcado por guerras, atentados e ações políticas que dificultam a construção da paz. Recente decisão do governo de Ariel Sharon de construir um muro entre Israel e o território palestino foi condenada pela Corte Internacional de Justiça. Assinale a opção que traduz o argumento oficialmente utilizado por Israel para justificar a construção do muro.
Anexar áreas da Cisjordânia e, com isso, inviabilizar a existência de um Estado da Palestina.
Impedir a entrada de terroristas em território israelense.
Promover um terrorismo de Estado, de modo a equiparar- se aos seus inimigos palestinos.
Garantir a integridade das colônias judaicas na Cisjordânia, que serão integralmente mantidas.
Liquidar o poder de Yasser Arafat, a mais radical liderança palestina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...