Lista completa de Questões de Atualidades da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sob a ótica do desenvolvimento sustentável, indique a opção incorreta.
Como forma de viabilizar a Estratégia de Desenvolvimento do país, contida na Mensagem Presidencial do Plano Plurianual (PPA) 2008-2011, o governo federal não prioriza:
Entre a eleição de Jânio Quadros, em 1960, e a de Fernando Collor, em 1989, foram quase três décadas em que o Brasil se viu privado de escolher diretamente o Presidente da República. Na fase final do regime militar, uma campanha contra essa situação constituiu-se na que é considerada a maior mobilização popular do Brasil contemporâneo. Esse movimento ficou conhecido como:
Fora FMI!
Anistia Geral.
Queremismo.
Diretas Já!
Milagre brasileiro.
Há 40 anos, em dezembro de 1968, o regime militar instaurado em 1964 editou o Ato Institucional N. 5 (AI-5). Na expressão consagrada de Elio Gaspari, a ditadura deixava de ser envergonhada para tornar-se escancarada. A partir de então, o Poder Executivo
determinou o fechamento defi nitivo do Congresso Nacional.
reconheceu a plena independência e a imunidade do Poder Judiciário.
suspendeu os direitos e garantias típicos da ordem democrática.
desistiu de fazer uso de instrumentos de coerção sobre a sociedade.
optou por não mais cassar mandatos e suspender direitos políticos.
A globalização altera a concepção tradicional de fronteiras nacionais. Incessantes inovações tecnológicas ampliam e diversifi cam a capacidade de produção. O desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicações facilita a interligação dos mercados. Para fi xar regras relativas à condução do comércio entre os países, arbitrando confl itos de interesses, existe a (o)
Organização das Nações Unidas (ONU).
Organização Mundial do Comércio (OMC).
Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Fundo Monetário Internacional (FMI).
Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).
Na atualidade, o Brasil é considerado um país economicamente emergente. Integrado à economia global, ele reconhece a importância dos blocos regionais como forma de melhor inserir-se no quadro econômico mundial, cuja tônica é a competitividade por mercados. Assim, ele participa, na condição de co-fundador, da (do)
Área de Livre Comércio das Américas (ALCA).
Pacto de Varsóvia.
União Européia (UE).
Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).
Texto II (para as questões 44 e 45).
O texto enfatiza a existência de dificuldades, ainda hoje não superadas, que retardam o processo de integração econômica entre países latino-americanos. Um dos mais conhecidos projetos de integração regional teve sua pedra fundamental lançada com a aproximação argentino-brasileira, nos anos 80, quando esses países eram governados por Raúl Alfonsín e José Sarney. Com a incorporação do Paraguai e do Uruguai, nascia o novo bloco, denominado
Área de Livre Comércio das Américas (ALCA).
Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).
Pacto Andino.
Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).
Pacto Amazônico.
Sobre o Protocolo de Quioto é correto afirmar:
Trata-se de acordo bilateral visando à implantação de alternativas tecnológicas que possibilitem o controle da biopirataria.
O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo - MDL é um instrumento criado para auxiliar os países desenvolvidos no cumprimento de metas de redução de gases efeito estufa.
A implantação de sistema de gestão ambiental ISO14000 e respectiva certificação são requisitos essenciais para obter créditos de carbono.
O Brasil, país enquadrado nas Partes do Anexo I do Protocolo deve tomar medidas para redução das emissões de carbono até 2012.
O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo - MDL funciona no sentido de inibir instrumentos com a modernização de plantas industriais nos países em desenvolvimento.
No contexto geral da globalização dos dias de hoje, algumas características se salientam, como as apontadas nas opções abaixo, exceto:
Não é de hoje a tendência à constituição de um mercado mundial, sendo possível observar, há séculos, um crescente estreitamento das relações econômicas e sociais entre diversos povos e regiões do planeta.
A Revolução Industrial, acompanhada de descobertas científicas e de inúmeras invenções, em especial nas áreas de transportes e de comunicações, expandiu enormemente o sistema produtivo e ampliou de maneira considerável o mercado para a aquisição de seus produtos.
Nascida para uso militar nos EUA, a rede mundial de computadores – a internet – mostrou-se a mais espetacular tecnologia de informação e comunicação existente no mundo, sendo decisiva para a integração econômica mundial a partir da disseminação das novas técnicas de informática e de telecomunicações.
É na área financeira que a globalização encontra maiores dificuldades para se impor, o que se explica pela impossibilidade material de transferência dos capitais pela via eletrônica e pelo rígido controle exercido pelos governos nacionais sobre os denominados mercados financeiros.
A ampliação da capacidade produtiva e a abertura dos mercados, aumentando consideravelmente o volume do comércio mundial, ainda não foram capazes de promover a signifi cativa redução das desigualdades, quer sociais, quer regionais.
Atualidades - Política Internacional/ Relação entre Países - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Texto I (para as questões de 39 a 43).
A questão palestina está no centro da instabilidade política do Oriente Médio. Independentemente de quaisquer outras considerações, o problema básico deriva do fato de que a Palestina
ainda não se constitui em Estado pleno, tal como deveria ter ocorrido quando se determinou a partilha do território para a criação de dois Estados, o israelense e o palestino.
não admite a existência de Israel, posição para a qual convergem todos os grupos políticos atuantes no país.
é dona de vastas riquezas naturais, motivo da cobiça internacional e da constante divisão interna entre suas principais facções políticas.
é sustentada militarmente pelo Egito, razão pela qual não pode assumir posições mais flexíveis em relação a Israel e ao Ocidente.
conseguiu eliminar a força política dos radicais que, com seus atos terroristas, mantinham unida a população em torno de objetivos maiores, como a independência nacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...