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Acerca das normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público, julgue os itens seguintes.
O controle interno é classificado como operacional quando está relacionado às ações que propiciam o alcance dos objetivos da entidade governamental.
Com relação aos relatórios de auditoria, julgue os itens seguintes.
Nos relatórios relativos à revisão limitada, o auditor não expressa opinião acerca das demonstrações financeiras.
Com relação aos relatórios de auditoria, julgue os itens seguintes.
O relatório dos ciclos operacionais deve apontar as deficiências encontradas e pode incluir os sistemas informatizados e os sistemas de controles gerenciais da entidade auditada.
assinale a opção correta que versa acerca da visão geral do processo de auditoria.
O auditor tem competência para acessar mas não para avaliar os controles internos e o sistema de informações de uma empresa. O auditor não tem competência técnica para sugerir melhorias para o aumento da confiabilidade dos sistemas de informações utilizados para a tomada de decisões, sua atuação restringe-se aos processos da empresa e não aos sistemas de informação das mesmas.
O auditor poderá incluir parágrafo em seu parecer de auditoria que contenha a avaliação das estimativas contábeis e julgamentos realizados pela administração.
Os procedimentos de revisão analítica e os detalhes de transação são testes substantivos que não podem ser caracterizados como testes de duplo propósito.
Os testes de controle são insuficientes para fornecer evidências sobre a eficácia do desenho e operação das políticas e procedimentos da estrutura de controles internos.
O auditor trabalhará dentro de limites econômicos que estabelecem que evidência suficiente deve ser obtida em prazo razoável, a um custo razoável. Dessa maneira, o auditor aplica o conceito da relação custo x benefício da informação obtida.
Com relação aos relatórios de auditoria, julgue os itens seguintes.
Um relatório de auditoria deve ser apresentado obrigatoriamente na forma escrita, ainda que só exista em meios eletrônicos.
De acordo com a relação do auditor com a entidade auditada, distinguem-se as auditorias interna e externa. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
O vínculo de emprego do auditor interno lhe retira a independência profissional desejável para atuar nos termos das normas vigentes.
As empresas, de um modo geral, independentemente de seu porte e da relação custo-benefício, devem dispor de auditoria interna permanente.
A auditoria interna não tem como objetivo precípuo a emissão de parecer sobre as demonstrações contábeis, sendo executada mais para fins administrativos internos do que para prestação de contas a terceiros.
A auditoria externa deve prescindir do concurso da auditoria interna, sob pena de ser induzida em seus exames e perder a desejável independência.
A auditoria externa deve atuar permanentemente e continuamente, exercendo um controle prévio, concomitante e consequente.
Acerca das responsabilidades do auditor e das especificidades de seu trabalho assinale a opção correta.
Ao avaliar o ambiente de controle interno existente, o auditor deve considerar, dentre outros aspectos, a estrutura organizacional da entidade e os métodos de delegação de autoridade e responsabilidade.
Para a avaliação dos procedimentos de controle, é irrelevante a adoção de sistemas de informação computadorizados e os controles adotados na sua implantação, alteração, acesso a arquivos e geração de relatórios.
A natureza da entidade é irrelevante para a aplicação dos procedimentos de revisão analítica, o que não dispensa a utilização do conhecimento adquirido nas auditorias anteriores como ferramenta útil ao longo desses procedimentos.
A estrutura organizacional e os métodos de administração adotados, especialmente quanto a limites de autoridade e responsabilidade, influenciam o auditor ao determinar o risco de auditoria. O mesmo não ocorre com as limitações de acesso físico a ativos e registros contábeis e(ou) administrativos.
A responsabilidade primária na prevenção e identificação de fraude e erros é do auditor independente, por meio de sugestão de implementação e manutenção de adequado sistema contábil e de controle interno das empresas.
Com relação ao controle na administração pública, julgue os próximos itens.
Uma das formas como se manifesta a vinculação entre os controles interno e externo na administração federal consiste nas soluções de consultas formuladas pela Controladoria Geral da União (CGU) ao Tribunal de Contas da União (TCU).
Assinale a opção correta que verse acerca da auditoria interna e externa e suas especificidades.
Os indícios de erros repetitivos irrelevantes individualmente não caracterizam deficiência nos controles internos a ponto de requerer do auditor independente o aprofundamento dos exames.
A avaliação da relevância em auditoria não será influenciada por requisitos regulatórios e aspectos particulares de rubricas específicas das demonstrações.
Existe uma relação direta entre o risco de auditoria e o nível estabelecido de relevância, isto é, quanto menor for o risco de auditoria, menor será o valor estabelecido como nível de relevância, e vice-versa.
Caso o auditor independente, no processo de planejamento da auditoria, tenha intencionalmente estabelecido nível de relevância em um patamar abaixo daquele a ser utilizado para avaliar os resultados da auditoria, haverá aumento da probabilidade de existência de distorções não-identificadas e redução da margem de segurança, ao avaliar as distorções identificadas no curso da auditoria.
A ausência de divulgação de um descumprimento regulamentar ou contratual quando tal descumprimento possa vir a afetar, de forma relevante, a capacidade operacional da entidade auditada ou possa resultar em sanções é denominada de distorção de caráter qualitativo.
Com relação ao controle na administração pública, julgue os próximos itens.
As instituições de ensino superior integrantes da administração pública federal indireta deverão dispor de uma unidade de auditoria interna ou, pelo menos, de um auditor interno. Essa unidade ou esse servidor terá de se vincular ao conselho de administração, órgão de atribuições equivalentes ou ao dirigente máximo da entidade.
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