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Em questionário de controle interno geral, abrangendo questões para diversos setores, aplicado com vistas à avaliação dos controles internos de uma organização, uma das perguntas que deveria ser respondidas afirmativamente é:
As devoluções, abatimentos e descontos sobre vendas são autorizados pelos próprios vendedores?
Os recebimentos diários são mantidos no caixa da empresa e depositados semanalmente?
Os cheques têm a assinatura de apenas uma pessoa?
A conciliação periódica das contas bancárias é sempre efetuada pelo mesmo servidor do setor de contas a pagar?
Os comprovantes de pagamento do fundo de caixa são cancelados por ocasião de seu reembolso?
Com relação aos controles específicos sobre o passivo, há vários tipos de preocupações para as quais deve estar voltada a atenção do auditor. Não caracteriza uma dessas preocupações
impedir pagamentos em duplicidade ou para benefícios fictícios.
permitir a contabilização de obrigações não autorizadas.
a existência de autorização hábil para os respectivos pagamentos.
a manutenção de obrigações já quitadas.
a omissão de dívidas assumidas e vencidas.
O auditor da empresa Negócios S.A. estabeleceu três procedimentos obrigatórios para emissão do parecer. O primeiro, que a empresa renovasse o contrato de auditoria para o próximo ano, o segundo, que a empresa emitisse a carta de responsabilidade da administração e o terceiro, que o parecer seria assinado por sócio do escritório de contabilidade, cuja única formação é administração de empresas. Pode-se afirmar, com relação aos procedimentos, respectivamente, que:
é ético, não é procedimento de auditoria e atende as normas de auditoria e da pessoa do auditor.
não é ético, não é procedimento de auditoria e não atende as normas de auditoria e da pessoa do auditor.
é ético, não deve ser considerado para emissão do parecer e atende as normas de auditoria e da pessoa do auditor.
é ético, considera-se apenas em alguns casos para emissão do parecer e não atende as normas de auditoria e pessoa do auditor.
não é ético, é procedimento de auditoria e não atende as normas de auditoria e da pessoa do auditor.
Na hipótese de o Presidente da República não apresentar ao Congresso Nacional, no prazo regulamentar, as contas relativas ao exercício anterior, dispõe a Constituição da República que o processo de tomada de contas será realizado pelo(a)
O auditor, ao realizar auditoria na empresa Construção S.A., aplicou todos os procedimentos de auditoria necessários ao trabalho, realizando os trabalhos em conformidade com as normas de auditoria. Ao solicitar a carta de responsabilidade da administração da empresa, esta deve ser emitida na data
de encerramento das demonstrações contábeis.
do término dos relatórios de revisão.
da publicação das demonstrações contábeis.
de emissão do parecer dos auditores.
em que o auditor finalizar os trabalhos em campo.
A empresa Grandes Negócios S.A. adquiriu a principal concorrente, após o encerramento do balanço e a emissão do parecer pelos auditores. No entanto, a empresa ainda não havia publicado suas demonstrações com o parecer. Nessa situação, a firma de auditoria deve:
manter o parecer com data anterior ao evento, dando encerramento aos trabalhos.
obrigatoriamente, rever o parecer considerando o fato relevante.
estabelecer que a empresa inclua o evento relevante nas notas explicativas.
refazer o parecer considerando as novas informações, determinando nova data para publicação das demonstrações contábeis.
decidir se as demonstrações devem ser ajustadas, discutir o assunto com a administração e tomar as medidas apropriadas às circunstâncias.
Considerando os indicadores de desempenho, no âmbito da auditoria governamental, relacione as colunas.
As associações corretas são:
Sobre as normas de auditoria utilizadas no âmbito do Poder Executivo Federal, previstas na IN SFC/MF nº 01/2001, analise as afirmativas a seguir.
I – São formas de auditoria aplicáveis ao setor público: a simplificada, a operacional e a centralizada.
II – O tipo de auditoria executada por servidor lotado em unidade regional do sistema de controle interno do Poder Executivo Federal é um exemplo de auditoria direta compartilhada.
III – Cabe ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal realizar auditorias nos processos de tomada de contas especial.
IV – A finalidade básica da auditoria é comprovar a legalidade e a legitimidade dos atos e fatos administrativos e avaliar os resultados alcançados, quanto aos aspectos de eficiência, eficácia e economicidade da gestão.
Está correto APENAS o que se afirma em
Compostos pela documentação preparada pelo auditor ou a ele fornecida na execução da auditoria, os papéis de trabalho possuem as seguintes características, exceto:
sua disponibilização a terceiros é permitida, desde que formalmente autorizada pela entidade auditada.
apenas abrigam informações em papel, sendo vedadas as evidências obtidas por meios eletrônicos.
devem ser mantidos sob a custódia do auditor por um prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do parecer.
sua padronização não é obrigatória.
Sobre a auditoria independente, é correto afirmar que tem por objetivo:
auxiliar a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.
apresentar subsídios para o aperfeiçoamento da gestão e dos controles internos.
emitir parecer sobre a adequação das demonstrações contábeis.
levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar a justa solução do litígio.
recomendar soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.
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