Lista completa de Questões de Auditoria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Visando a avaliar os procedimentos adotados pelos Contadores e firmas de Auditoria que exercem a atividade de Auditoria Independente, com vistas a assegurar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos, foi instituído(a) pelo Conselho Federal de Contabilidade
o Programa de Educação Profissional Continuada.
o Cadastro Nacional de Auditores Independentes.
a Revisão Externa de Qualidade pelos Pares.
o Exame Nacional de Qualificação Técnica.
a Supervisão e Controle de Qualidade Externa.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
O parecer do Auditor inclui os(a)
problemas administrativos observados
natureza do exame e as conclusões alcançadas.
problemas de controle administrativo constatados
fatos administrativos realizados.
Segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade, acerca dos procedimentos da auditoria interna, assinale a afirmação incorreta.
Os procedimentos de auditoria interna são os exames, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter provas suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações.
Os testes de observância visam a obtenção de uma razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários da Entidade.
Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informações da Entidade.
As informações que fundamentam os resultados da auditoria interna são denominadas de 'evidências', que devem ser suficientes, fidedignas, relevantes e úteis, de modo a fornecerem base sólida para as conclusões e recomendações.
O termo 'fraude' aplica-se a atos involuntários de omissão, desatenção, desconhecimento ou má interpretação de fatos na elaboração de registros e demonstrações contábeis, bem como de transações e operações da Entidade, tanto em termos físicos quanto monetários.
Em uma Auditoria Independente, a perda de independência pode-se dar pela ocorrência dos seguintes fatos, exceto:
operações de créditos e garantias com a entidade auditada.
relacionamentos comerciais com a entidade auditada.
relacionamentos familiares e pessoais com a entidade auditada.
atuação como administrador ou diretor de entidade auditada.
recebimento dos honorários devidos pelos serviços de auditoria prestados à entidade auditada.
Assinale, entre as opções abaixo, aquela que - à luz da interpretação do Conselho Federal de Contabilidade - não é caracterizada como fraude.
Interpretação incorreta das normas contábeis.
Supressão ou omissão de transações nos registros contábeis.
Manipulação, falsificação ou alteração de registros ou documentos, de modo a modificar os registros de ativos, passivos ou resultados.
Registro de transações sem comprovação.
Aplicação de práticas contábeis indevidas.
Assinale a opção que indica uma Técnica de Auditoria corretamente definida.
Indagação Escrita ou Oral – exame de processos, atos formalizados e documentos avulsos.
Análise Documental – uso de entrevistas e questionários junto ao pessoal da unidade/entidade auditada, para a obtenção de dados e informações.
Confirmação Externa – verificação, junto a fontes externas ao auditado, da fidedignidade das informações obtidas internamente.
Exame dos Registros – cotejamento de informações obtidas de fontes independentes, autônomas e distintas, no interior da própria organização. Essa técnica procura a consistência mútua entre diferentes amostras de evidência.
Correlação das Informações Obtidas – verificação dos registros constantes de controles regulamentares, relatórios sistematizados, mapas e demonstrativos formalizados, elaborados de forma manual ou por sistemas informatizados. A técnica pressupõe a verificação desses registros em todas as suas formas.
Quando o Auditor Independente verificar a existência de efeitos que, isolada ou conjugadamente, forem de tal relevância que comprometam o conjunto das demonstrações contábeis, deve emitir parecer
sem ressalva.
com abstenção de opinião por limitação na extensão.
adverso.
com ressalva.
com abstenção de opinião por incertezas.
Nos trabalhos de auditoria, o método da amostragem é aplicado como forma de viabilizar a realização de ações de controle em situações onde o objeto-alvo da ação se apresenta em grandes quantidades e/ou se apresenta de forma muito pulverizada. Acerca da aplicação do método de amostragem em auditoria, assinale a opção incorreta.
Achados de auditoria obtidos por meio de amostragem não-estatística não têm valor na composição dos pareceres.
Por estratificação entende-se a separação da população-objeto em classes.
Por erro tolerável entende-se o erro máximo que o auditor estaria disposto a aceitar e, ainda assim, concluir que se possa atingir o objetivo dos trabalhos.
Por risco de amostragem entende-se da possibilidade de que a conclusão do auditor, tomando por base uma amostra, possa ser diferente da conclusão que seria alcançada se o procedimento de auditoria tivesse sido aplicado de forma censitária.
Entre os aspectos a serem considerados estão o tamanho da amostra e a população-objeto da amostra.
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto aos princípios que balizam a independência do auditor.
I. O auditor não deve auditar o seu próprio trabalho.
II. O auditor não deve exercer funções gerenciais na entidade auditada.
III. O auditor não deve prestar serviços de assistência tributária, fiscal e parafiscal.
Apenas as afirmativas I e III estão certas.
Apenas a afirmativa I está certa.
Todas as afirmativas estão certas.
Apenas a afirmativa III está errada.
Apenas as afirmativas I e II estão erradas.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens a seguir com relação à auditoria.
As normas de auditoria definem que o auditor deve obter evidências suficientes para fundamentar sua opinião, entre outras, sobre as demonstrações do resultado do exercício, que será um dos pontos analisados para a emissão do parecer.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...