Questões de Auditoria

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A Revisão Analítica vale-se da análise do comportamento de valores significativos por meio de índices, relações, valores absolutos ou outros meios que permitam avaliar variações atípicas ou anormais. Considerando o relacionamento direto entre valores de contas ou grupos de contas contábeis que possuam elevado grau de vinculação, assinale a opção em cujas contas ou grupo de contas se verifica o menor grau de interdependência esperado para fins de Revisão Analítica.

  • A.

    Despesas Financeiras e Empréstimos a Pagar.

  • B.

    Despesas com Salários e Encargos Sociais.

  • C.

    Compras e Fornecedores a Pagar.

  • D.

    Conta Capital e Ativo Diferido.

  • E.

    Estoques e Custo das Mercadorias Vendidas.

Em relação às normas profissionais dos serviços de auditoria é correto afirmar:

  • A.

    Serviços de auditoria interna prestados para uma empresa auditada por uma entidade de auditoria independente não caracterizam perda de independência.

  • B.

    Recebimento de presentes ou brindes caracteriza perda de independência em qualquer situação, mesmo sendo de insignificante valor.

  • C.

    Não caracteriza perda de independência a prestação, pela entidade de auditoria, de serviços relacionados com a resposta de solicitação de análise e conclusão sobre estruturação tributária elaborada pela administração da entidade auditada ou por terceiros por ela contratados.

  • D.

    É necessário, para impedir a perda de objetividade, aplicar a rotação do pessoal de liderança da equipe de auditoria a intervalos menores ou iguais a três anos consecutivos e intervalo mínimo de cinco anos para retorno do pessoal de liderança à equipe, excluindo-se destas restrições as entidades de auditoria de pequeno porte.

  • E.

    O estabelecimento de honorários contingenciais não produz conflito de interesse, não ocasionando, portanto, perda de independência.

Em relação aos critérios de relevância nos serviços de auditoria, é correto afirmar:

  • A.

    A relevância depende da representatividade quantitativa ou qualitativa do item ou da distorção em relação às demonstrações contábeis como um todo, independentemente se a omissão ou distorção de uma informação influenciar a decisão dos usuários no contexto das demonstrações contábeis.

  • B.

    Na fase de planejamento, ao definir seu plano de auditoria, o auditor independente deve estabelecer um nível de relevância aceitável para permitir a detecção de distorções relevantes. Tanto o montante (aspecto quantitativo) como a natureza (aspecto qualitativo) de possíveis distorções devem ser considerados, dispensada a sua documentação nos papéis de trabalho de auditoria.

  • C.

    O auditor, ao efetuar o exame nos registros de tesouraria, poderá deparar-se com distorções de valores não relevantes de forma repetitiva. Tendo em vista a pequena relevância quantitativa avaliada não necessitará, sob nenhuma hipótese, de aprofundar os exames.

  • D.

    A avaliação das demonstrações contábeis tomadas em conjunto como em relação a saldos individuais de contas, classes de transações e divulgações podem resultar em diferentes níveis de relevância.

  • E.

    Na hipótese de a entidade auditada negar-se a ajustar as demonstrações contábeis e não for possível concluir que o montante agregado das distorções seja irrelevante, o auditor deve negar-se a emitir o seu parecer.

O parecer de auditoria independente classifica-se, segundo a natureza da opinião que contém, nos 4 (quatro) tipos seguintes:

  • A.

    parecer sem ressalva; parecer com ressalva; parecer adverso; e parecer com abstenção de opinião;

  • B.

    parecer sem ressalva; parecer com ressalva de sujeito a; parecer com ressalva de exceto por; e parecer adverso;

  • C.

    parecer de regularidade sem ressalva; parecer de regularidade com ressalva; parecer contrário; e parecer pelo trancamento das contas;

  • D.

    parecer de regularidade sem ressalva; parecer de regularidade com ressalva; parecer contrário; e parecer pela negativa de opinião;

  • E.

    parecer de regularidade sem ressalva; parecer de regularidade com ressalva; parecer contrário; parecer pela abstenção de opinião.

O auditor tributário, ao avaliar os débitos pendentes de recebimento na Prefeitura, de IPTU − Imposto Predial e Territorial Urbano, percebe que tem sido constante a confirmação por parte dos contribuintes de pagamentos de débitos não baixados pela Prefeitura. Ao emitir carta, solicitando a comprovação de débitos ou dos saldos em aberto, antes da emissão de nova cobrança, o auditor fiscal estará realizando um procedimento de auditoria denominado

  • A. inventário físico.
  • B. amostragem.
  • C. lançamento.
  • D. arbitragem.
  • E. circularização.

A auditoria governamental consiste no conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública. De acordo com esses preceitos técnicos, julgue os itens seguintes.

Cabe à auditoria governamental observar os aspectos relevantes do programa federal Fome Zero, considerando que o objetivo principal desse tipo de auditoria é garantir resultados operacionais na gerência da coisa pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

De acordo com o que prever a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade, no que diz respeito às normas de auditoria, o Auditor Independente poderá emitir os seguintes tipos de pareceres:

  • A.

    com ressalva; com ressalva condicionada; sem ressalva; adverso e com abstenção de opinião.

  • B.

    com ressalva; sem ressalva; adverso e com abstenção de opinião.

  • C.

    com ressalva; sem ressalva; adverso; adverso condicionado e com abstenção de opinião.

  • D.

    com ressalva; com ressalva condicionada; sem ressalva, adverso; com abstenção de opinião e com abstenção de opinião condicionada.

Ao definir a amostra, o auditor deve estabelecer

  • A. uma relação inversa ao volume de operações efetuadas pela entidade na área a ser auditada.
  • B. procedimentos que não permitam a estratificação da amostra pela empresa a ser auditada.
  • C. um modelo de seleção que não permita haver erro tolerável, visto que o mesmo permite erro de detecção.
  • D. uma relação direta com o volume de transações realizadas pela entidade na área a ser auditada.
  • E. uma paridade ao modelo estabelecido conjuntamente com a empresa a ser auditada em suas operações.

A auditoria governamental consiste no conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública. De acordo com esses preceitos técnicos, julgue os itens seguintes.

Compete ao sistema de controle interno do poder executivo federal, por intermédio da técnica de auditoria, realizar auditoria nos processos de tomadas de contas especiais, quando houver prática de ato antieconômico que cause dano ao erário, visando apurar os fatos.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A Resolução CFC no. 1.054 de 07.10.2005, que entrou em vigor a partir de 01.01.2006, aprovou a NBC T 11.17 que determina que a administração da Entidade auditada deve emitir ao Auditor Independente uma Carta de Responsabilidade confirmando as informações e os dados a ele fornecidos. Segundo a Resolução, se a administração se recusar a fornecer parcial ou totalmente a Carta de Responsabilidade o Auditor Independente deve emitir parecer:

  • A.

    com ressalva ou com abstenção de opinião.

  • B.

    com ressalva; adverso e com abstenção de opinião.

  • C.

    com ressalva; adverso condicionado e com abstenção de opinião.

  • D.

    com ressalva; com ressalva condicionada ou com abstenção de opinião.

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