Lista completa de Questões de Auditoria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à Perícia Contábil Judicial, é correto afirmar que
o perito, uma vez nomeado pelo juiz, não poderá recusar a perícia, tendo que assumir todas as responsabilidades pelo trabalho.
somente os documentos anexados ao processo podem ser objeto da perícia; quando apurado ou localizados outros documentos estes devem ser desconsiderados.
a assinatura em conjunto do laudo pericial pelo perito e pelo perito assistente exclui a possibilidade de parecer pericial.
o planejamento não deve conter orçamentos de valores a serem despendidos nas diligências, uma vez que, quem determina os valores na perícia é o juiz.
o perito contador deve aceitar ou não a participação do perito contador assistente, manifestando sua posição ao juiz do processo.
O auditor ao avaliar as demonstrações contábeis da empresa Sesconde S.A, detecta erros relevantes no início do trabalho, nessa situação deve o auditor:
findar os trabalhos e estabelecer o parecer técnico a ser dado.
comunicar a administração da empresa e recomendar medidas corretivas.
suspender os trabalhos até que se concluam as discussões sobre os erros.
informar aos órgãos de classe e à fiscalização sobre as irregularidades.
obrigar a empresa a fazer as regularizações para dar continuidade na auditoria.
Sobre fraude e erro, é correto afirmar que
Ao auditar as demonstrações contábeis de uma empresa, o auditor constata que o saldo da conta outros créditos, no ativo circulante, representa mais de 10% do total deste grupo. Ao discutir o ponto relevante com a administração da empresa, seus diretores afirmam que é prática da empresa divulgar desta forma e que não realizará as modificações solicitadas pela auditoria. Desta forma a auditoria deverá
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação à auditoria, seus princípios, conceitos e normas aplicáveis, julgue os itens subseqüentes. Uma tendência recente, que constitui um novo desafio para a auditoria, sob o impacto das tecnologias da informação, é reduzir os prazos de realização dos trabalhos e emissão de opinião, para que as demonstrações contábeis possam ser divulgadas prontamente, já com o parecer dos auditores.
Auditoria - Procedimentos de Auditoria - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Auditoria pode ser definida como o conjunto de procedimentos que compreende o exame de documentos e registros, inspeções e obtenção de informações e confirmações internas e externas, relacionadas com o controle patrimonial e com o objetivo de mensurar a exatidão desses registros e das demonstrações deles decorrentes. No que se refere a auditoria, julgue os itens subseqüentes.
A amostragem sistemática consiste em proceder a seleção de itens de maneira que sempre haja um intervalo prefixado, uniforme, entre cada item selecionado, a partir de um ou mais pontos de partida aleatório, em uma lista de itens da população.
Segundo as Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis, o auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho
pelo prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do seu parecer.
pelo prazo de três anos, a partir da data de emissão do seu parecer.
pelo prazo de cinco anos, a partir da data de finalização da auditoria.
pelo prazo de três anos, a partir da data de finalização da auditoria.
pelo prazo de dois anos, a partir da data de finalização da auditoria.
O auditor interno ao realizar o processo de avaliação das rotinas a seguir, constata que
I. uma nota fiscal de compras de material de escritório, que o analista contábil havia guardado em sua gaveta para posterior registro, não foi lançada;
II. em virtude de problemas no setor de faturamento da empresa, o gerente de logística, que tinha urgência em realizar a entrega da mercadoria a um cliente especial, utilizou uma nota fiscal de um outro cliente que já havia recebido a mercadoria com a mesma especificação e quantidade para atender essa urgência;
III. o gerente de tecnologia da informação, por solicitação do departamento de contabilidade, ajustou o sistema de estoques para que, todas as vezes em que o saldo de mercadorias no sistema estiver abaixo da quantidade vendida, sejam baixados somente os itens existentes no sistema.
Com base nas considerações anteriores e de acordo com as definições convencionadas de fraude e erro, podemos afirmar que houve, respectivamente
I. Fraude; II. Fraude; III. Fraude
I. Erro; II. Erro; III. Fraude
I. Erro; II. Erro; III. Erro
I. Fraude; II. Fraude; III. Erro
I. Erro; II. Fraude; III. Fraude
Quando for realizada uma auditoria, pela primeira vez, na entidade, ou quando as Demonstrações Contábeis do exercício anterior tenham sido examinadas por outro auditor independente, o planejamento da auditoria deve contemplar os seguintes procedimentos, exceto:
a obtenção de evidências suficientes de que os saldos de abertura do exercício não contenham representações errôneas ou inconsistentes que, de alguma maneira, distorçam as Demonstrações Contábeis do exercício atual.
o exame da adequação dos saldos de abertura do exercício anterior com os saldos de encerramento do exercício atual.
a verificação se as práticas contábeis adotadas no atual exercício são uniformes com as adotadas no exercício anterior.
a identificação de fatos relevantes que possam afetar as atividades da entidade e sua situação patrimonial e financeira.
a identificação de relevantes eventos subseqüentes ao exercício anterior, revelados ou não-revelados.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Sobre o Controle Interno da empresa, é correto afirmar que
do ponto de vista do Auditor Independente, a função de controle interno é proporcionar a segurança de que erros e irregularidades possam ser descobertos com razoável prontidão. Assim, o Auditor Independente não mais revisará o que fora objeto de verificação do Auditor Interno.
como em todo trabalho de Auditoria, também no estudo do controle interno o Auditor deve desenvolver um método que vise ao mesmo tempo assegurar-lhe atingir os objetivos necessários, bem como a realização do trabalho em tempo compatível com sua disponibilidade.
o método dos questionários é utilizado exclusivamente pelo Auditor Independente. O Auditor Interno utiliza-se, apenas, do Método dos Fluxogramas.
não é função do Auditor Interno revisar e avaliar a eficiência, a adequação e a aplicação dos controles contábeis, financeiros e operacionais.
a Auditoria Interna, quando detectar fraudes e erros, deverá comunicar ao Conselho Federal de Contabilidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...