Lista completa de Questões de Auditoria do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos conceitos, às normas e aos procedimentos de auditoria, julgue os itens a seguir.
Entre os eventos subseqüentes à data do balanço que não originam ajustes, mas que devem ser divulgados porque podem influenciar as decisões dos usuários das informações contábeis, incluem-se as mudanças na legislação tributária com efeitos significativos em ativos e passivos fiscais.
Com relação aos conceitos, às normas e aos procedimentos de auditoria, julgue os itens a seguir.
Na auditoria das contas do patrimônio líquido, recomenda-se a aplicação de testes ou amostragem, dados o seu caráter recorrente e a quantidade de operações.
Com referência a conceitos e aplicações da auditoria em geral, julgue os itens a seguir.
Na auditoria para apuração do valor real do patrimônio líquido, é comum o auditor contar com o concurso de avaliadores especializados. Esse trabalho deve incluir também a avaliação dos intangíveis, como, por exemplo, o fundo de comércio.
Com referência a conceitos e aplicações da auditoria em geral, julgue os itens a seguir.
É recomendável que o inventário seja realizado posteriormente à data de levantamento do balanço, para permitir ao auditor realizar o maior número possível de procedimentos antes da apuração do resultado e do encerramento do exercício.
As normas de execução dos trabalhos dizem respeito aos itens abaixo, EXCETO:
Carta de responsabilidade da administração.
Transações entre as partes coligadas.
Continuidade normal dos negócios da entidade.
Processamento eletrônico de dados.
Estudo e avaliação do sistema contábil e de controles internos.
Quanto à finalidade da auditoria governamental, no sentido mais amplo que o termo pode representar, Auditoria é:
o exame científico e sistemático de livros, contas, comprovantes e outros registros financeiros de uma entidade, com o propósito de apresentar conclusões, críticas e opiniões sobre as situações patrimoniais.
o exercício do controle sobre os gestores e as políticas públicas, a garantia legal, eficiente, eficaz e efetiva do papel do Estado e o cumprimento de suas funções.
o controle e o exame analítico e pericial que segue o desenvolvimento das operações contábeis desde o início até o Balanço.
o exame científico e sistemático de livros, contas, comprovantes e outros registros financeiros de uma companhia, com o propósito de determinar a integridade do sistema de controle interno contábil, das demonstrações financeiras, bem como do resultado das operações.
a técnica contábil do sistemático exame dos registros, visando apresentar conclusões, críticas e opiniões sobre as situações patrimoniais e aquelas dos resultados, quer formadas, quer em processo de formação.
Com base nas normas brasileiras para o exercício da auditoria interna, julgue os itens de 86 a 94.
De acordo com o código de ética que rege os profissionais da contabilidade, um contador não pode exercer sua profissão caso reste comprovada incapacidade técnica no exercício de suas atividades. Além disso, cabe a todos os contadores cumprir os programas obrigatórios de educação continuada estabelecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade.
Com base nas normas brasileiras para o exercício da auditoria interna, julgue os itens de 86 a 94.
Caso um auditor transfira parcialmente a execução dos serviços que lhe foram contratados a outro profissional legalmente habilitado, a responsabilidade técnica sobre esse serviço também será transferida a esse outro profissional.
A respeito de contabilidade, julgue os itens que seguem.
A auditoria consiste no exame de documentos, livros e registros, por meio de técnica especializada, com o fim de confirmar a exatidão dos registros e demonstrações contábeis.
Com relação às origens da auditoria e seus tipos, assinale a opção correta.
O surgimento da auditoria externa está associado à necessidade das empresas de captarem recursos de terceiros.
Os sócios-gerentes e acionistas fundadores são os que têm maior necessidade de recorrer aos auditores independentes para aferir a segurança, liquidez e rentabilidade de seus investimentos na empresa.
A auditoria externa surgiu como decorrência da necessidade de um acompanhamento sistemático e mais aprofundado da situação da empresa.
A auditoria interna é uma resposta à necessidade de independência do exame das transações da empresa em relação aos seus dirigentes.
Os auditores internos direcionam o foco de seu trabalho para as demonstrações contábeis que a empresa é obrigada a publicar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...