Lista completa de Questões de Auditoria do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base nas normas brasileiras para o exercício da auditoria interna, julgue os itens de 86 a 94.
O assessoramento ao conselho fiscal ou órgão de atribuições semelhantes é de responsabilidade dos auditores independentes, sendo vedado aos auditores internos, sob pena de comprometimento de sua independência e imparcialidade.
Entre as características de qualquer sistema de controle interno satisfatório, não é passível de determinação pelos fluxogramas
o emprego de pessoal com aptidão e treinamento compatíveis com a sua responsabilidade.
a divisão da escrituração dos registros, de modo que um registro seja controlado por outro, escriturado independentemente.
a delegação de poderes a indivíduos específicos para aprovação das transações e a instituições de controles para garantir que as transações sejam aprovadas pelas pessoas autorizadas.
a verificação periódica da existência dos ativos registrados.
a separação da custódia dos ativos do registro destes mesmos ativos e das respectivas transações.
Com relação ao campo de atuação da auditoria interna e à ocorrência de erros e de fraudes, é correto afirmar que
quando a falha puder ser reparada no âmbito do próprio órgão auditado e com os seus responsáveis, não será necessário comunicar às autoridades superiores a respeito do fato.
sempre que houver repercussões que afetem as finanças públicas, o auditor deve comunicar o fato previamente às autoridades externas.
a interpretação equivocada da legislação pelo responsável, de que resultar prejuízo mensurável à entidade, acarreta as mesmas conseqüências da fraude.
a adulteração de demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários, constitui uma das hipóteses de fraude.
diante de indícios de irregularidades, a auditoria interna deve informar à administração da entidade verbalmente, de maneira reservada; se elas forem confirmadas, a informação deverá ser feita por escrito e não precisará ser reservada.
No tocante às normas de desempenho, o gerenciamento da atividade de auditoria interna deve assegurar que se adicione valor à organização. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que
a aprovação dos planos de atividades de auditoria é de responsabilidade exclusiva do diretor executivo de auditoria.
as políticas para orientar a atividade de auditoria interna são de responsabilidade da alta administração e, em particular, do conselho de administração.
o diretor executivo de auditoria deve coordenar atividades com outros prestadores — internos e externos — de serviços relevantes de auditoria.
o plano aprovado deve ser adaptado aos recursos que foram previamente destinados à auditoria interna.
a avaliação de risco, para efeito de estabelecimento do plano de trabalho de auditoria, não deve levar em conta propostas formuladas por consultorias externas.
Auditoria - Auditoria Interna - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Uma característica do Auditor Interno é
não possuir vínculo empregatício com a organização.
Auditoria - Auditoria Interna - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A Auditoria Interna é exercida:
somente nas pessoas jurídicas de direito público interno.
somente nas pessoas jurídicas de direito privado.
somente nas pessoas jurídicas de direito público externo.
somente nas pessoas jurídicas de direito público externo e de direito privado.
nas pessoas jurídicas de direito público, interno e externo e de direito privado.
Auditoria - Auditoria Interna - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O relatório da Auditoria Interna NÃO deve abordar
eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de auditoria.
Auditoria - Auditoria Interna - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A informação que fundamenta os resultados da Auditoria Interna e que deve ser suficiente, fidedigna, relevante e útil de modo a fornecer base sólida para as conclusões e recomendações à administração da entidade, é classificada como
O auditor interno, ao desenvolver trabalho na área de recursos humanos, constatou, na base de cálculo da folha de pagamentos do mês, o nome de funcionário desligado da empresa há quatro meses. O auditor interno emitiu relatório parcial para informar à administração da empresa a irregularidade e permitir que medidas corretivas fossem realizadas. Com base nas normas de auditoria interna, o auditor
deveria ter aguardado o término dos trabalhos para elaborar o relatório.
tem a opção de informar ou não os fatos apurados à administração da empresa.
está obrigado a proceder a comunicação verbal de fatos desta natureza e informá-los, posteriormente, em relatório final.
procedeu corretamente em conformidade com as normas de emissão dos relatórios de auditoria interna.
observou que nas normas relativas ao relatório de auditoria interna não há previsão de procedimentos a serem aplicáveis nesses casos.
Acerca das Normas Brasileiras de Contabilidade, julgue os itens subseqüentes.
As evidências que respaldam os resultados da auditoria interna devem ser, entre outros aspectos, fidedignas, sendo considerada adequada a informação que, sendo confiável, propicie, com o emprego apropriado das técnicas da auditoria interna, a melhor evidência possível.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...