Lista completa de Questões de Auditoria do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito do monitoramento, supervisão e controle de qualidade dos trabalhos de auditoria, julgue os itens que se seguem.
A atividade da auditoria interna deve fazer parte de projeto de monitoramento e avaliação da eficácia geral do programa de qualidade. Entre as avaliações externas, podem-se mencionar as revisões periódicas executadas por outras pessoas da organização com conhecimento das práticas internas da auditoria. Entre as avaliações internas, podem-se citar as revisões de qualidade conduzidas todos os anos por pessoa qualificada, da própria equipe de trabalho do responsável pela auditoria.
Acerca da auditoria interna, assinale a opção correta.
O auditor interno é obrigado a informar a administração da entidade auditada acerca de quaisquer indícios sobre erros e fraudes, sendo facultada a informação por escrito.
Entre as normas profissionais relativas à responsabilidade do auditor interno, consta a obtenção da carta de responsabilidade da administração.
A auditoria interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, dispensando a verificação da integridade dos documentos que vierem a ser anexados a esses papéis.
Quando o auditor interno faz comparação sistemática da informação contábil do período em curso, com a informação prevista para o mesmo, ele adota procedimento do teste substantivo.
O auditor, nos testes de observância, adota procedimentos como inspeção e confirmação, que avaliam o controle interno da entidade, sem mensurar desempenhos funcionais da instituição.
Acerca da auditoria interna e dos controles internos, assinale a opção incorreta.
O responsável pela implantação do sistema de controle interno na empresa é a administração da empresa.
Enquanto o auditor interno realiza auditoria contábil e operacional e tem responsabilidade trabalhista, o auditor externo realiza somente auditoria contábil e possui responsabilidade civil e criminal.
Para fins de controle interno, a segregação de funções consiste em estabelecer que um mesmo funcionário não pode ter acesso aos ativos e aos registros contábeis da empresa.
Um dos objetivos do controle interno é avaliar a necessidade de novas normas internas ou mesmo de modificação das já existentes.
Para avaliação do controle interno, o auditor deverá fazer uso de questionários que servirão para avaliar tanto o controle interno contábil quanto o controle interno administrativo. Esses controles servem para evitar omissões do auditor.funcionais da instituição.
Os procedimentos de auditoria representam o conjunto de técnicas que o auditor utiliza, na realização de seu trabalho, para colher evidências sobre as informações contidas nas demonstrações financeiras da empresa. A Inspeção de documentos, internos ou externos, tem por objetivo
avaliar os bens materiais da auditada e seu respectivo registro.
confirmar a propriedade dos bens da empresa, que estão em poder de terceiros.
constatar a veracidade dos valores registrados.
promover a conferência quantitativa e qualitativa das operações realizadas.
verificar os sistemas de controles internos utilizados.
Os procedimentos de auditoria interna, nos termos da Resolução CFC nº 780/1995 (mantida na Resolução CFC nº 986/2003 que a revogou), constituem exames e investigações, incluindo, ainda:
testes de observância e testes substantivos.
testes de subavaliação e superavaliação.
avaliação da eficácia dos controles internos.
circularização de estoques em poder de terceiros.
cruzamento de informações entre documentos e registros secundários.
Quanto a normas e procedimentos internacionais de auditoria, julgue os itens seguintes.
Os trabalhos de auditoria interna devem envolver follow-up, ou seja, os auditores internos devem verificar se estão sendo tomadas medidas adequadas a respeito de descobertas relatadas em auditorias anteriores.
Quanto a normas e procedimentos internacionais de auditoria, julgue os itens seguintes.
O auditor interno deve possuir conhecimento suficiente para identificar indicadores de fraude, pois se espera que ele tenha a especialidade de uma pessoa cuja responsabilidade principal seja detectar e investigar fraudes.
Acerca de fraudes e erros em auditorias, julgue os itens a seguir.
A responsabilidade primeira na prevenção e identificação de fraudes e(ou) erros é da auditoria interna da entidade, mediante sistema de controle interno.
A auditoria interna é uma atividade independente de fornecimento de segurança objetiva e de consultoria, visando acrescentar valor à organização e melhorar suas operações. A respeito das normas internacionais de auditoria, julgue os itens de 21 a 27.
Os auditores internos devem utilizar cuidados e habilidades esperados de um profissional prudente e competente. Entretanto, procedimentos de auditoria, por si só, mesmo quando desenvolvidos com o cuidado profissional devido, não garantem que todos os riscos significativos serão identificados.
A auditoria interna é uma atividade independente de fornecimento de segurança objetiva e de consultoria, visando acrescentar valor à organização e melhorar suas operações. A respeito das normas internacionais de auditoria, julgue os itens de 21 a 27.
A auditoria interna deve monitorar e avaliar a eficácia geral do programa de qualidade, e as avaliações externas devem ser conduzidas ao menos uma vez a cada dois anos, por revisor qualificado e independente, ou por equipe de revisão externa à organização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...