Lista completa de Questões de Auditoria do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca de auditoria e fiscalização, julgue os itens a seguir.
O controle interno deve basear-se no princípio da segregação de funções, segundo o qual uma mesma pessoa ou entidade não pode ser simultaneamente responsável pelos ativos e pelos registros contábeis.
Com relação a planejamento e programas de auditoria, avaliação de controles internos e técnicas de auditoria, julgue os itens seguintes.
O objetivo primordial dos controles internos é a proteção do patrimônio da entidade. Desse modo, melhores controles internos permitem maior extensão e profundidade nos testes e plena segurança nas conclusões do auditor.
O trabalho da auditoria interna
tem maior independência que o de auditoria externa.
é responsável pela implantação e pelo cumprimento dos controles internos.
deve estar subordinado ao da Controladoria da empresa.
deve emitir parecer, que será publicado com as demonstrações contábeis.
deve efetuar a revisão e o aperfeiçoamento dos controles internos.
O auditor interno, ao efetuar suas revisões nos Estoques de Produtos Acabados de uma empresa industrial, constata as seguintes ocorrências:
I. O inventário físico apresenta diferença de 100 itens a menos que a quantidade registrada na contabilidade. Não existem vendas justificando essas saídas nem baixas por perda ou perecimento. A empresa foi consultada e não consegue explicar a falta dos 100 itens.
II. O IPI e o ICMS das matérias-primas adquiridas estão contabilizados nos custos dos estoques.
III. A depreciação apropriada ao custo dos produtos em processo considerava parte da depreciação dos itens de bens patrimoniais utilizados nos escritórios administrativos da empresa.
Em relação a evidências de fraude e erro, I, II e III referem-se, respectivamente, a
fraude, fraude e fraude.
fraude, erro e erro.
erro, fraude e erro.
erro, erro e erro.
fraude, erro e fraude.
O relatório do Comitê de Organizações Patrocinadoras identifica os cinco componentes do controle interno: ambiente de controle; avaliação de risco; atividade de controle; informação e comunicação; monitoração. Dentre eles, aquele que identifica as políticas e procedimentos que permitem assegurar que as diretrizes da administração estão sendo seguidas é o(a)
Considerando as atividades desenvolvidas pelos auditores interno e externo, é lícito afirmar que uma das grandes diferenças existentes entre os dois tipos de auditores é que o auditor
interno tem como principal objetivo emitir um parecer.
interno verifica a necessidade de aprimorar as normas internas vigentes.
externo realiza maior número de testes do que o interno.
externo tem menor grau de independência do que o interno.
externo verifica a necessidade de aprimorar todas as normas vigentes.
Acerca da auditoria interna, julgue os itens seguintes.
A auditoria interna é o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, a adequação e a eficácia dos controles internos da instituição.
Quanto a procedimentos, objetivos e técnicas de auditoria, julgue os itens subsequentes.
A direção, a supervisão e a revisão do trabalho executado pela equipe técnica podem afetar a forma e o conteúdo dos papéis de trabalho.
Quanto a procedimentos, objetivos e técnicas de auditoria, julgue os itens subsequentes.
O erro tolerável é um dos aspectos a ser considerado no planejamento e na determinação da amostra de auditoria. Quanto menor o erro tolerável, maior deve ser o tamanho da amostra.
Quanto a procedimentos, objetivos e técnicas de auditoria, julgue os itens subsequentes.
O auditor realiza um teste substantivo quando verifica se o ordenador de despesas autorizou previamente os pagamentos das notas fiscais recebidas, realizados pelo setor financeiro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...