Lista completa de Questões de Auditoria do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito dos relatórios, procedimentos de fiscalização e tipos de auditoria, julgue os itens seguintes.
Um dos principais objetivos da auditoria operacional é atestar a conformidade do funcionamento do órgão ou entidade à estratégia e às políticas e diretrizes que lhes foram estabelecidas.
Com relação a planejamento e programas de auditoria, avaliações de controles internos e técnicas de auditoria, julgue os itens seguintes.
A auditoria governamental visa estabelecer a melhoria e a homogeneização dos procedimentos administrativos e dos controles internos das unidades da administração direta e indireta, daí resultando a padronização dos processos de licitação e dos contratos firmados com entidades privadas.
No que se refere a auditoria no setor público, julgue os itens seguintes.
Para emissão do certificado de regularidade, na gestão dos recursos públicos, deverá ser verificado o princípio da legalidade.
No que se refere a auditoria no setor público, julgue os itens seguintes.
A finalidade básica da auditoria é comprovar a eficiência e a eficácia dos atos e fatos administrativos, além de avaliar os resultados alcançados.
No que se refere a auditoria no setor público, julgue os itens seguintes.
A auditoria realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais, é classificada como auditoria operacional.
No que se refere a auditoria no setor público, julgue os itens seguintes.
A auditoria executada pelas empresas de auditoria externa é classificada como indireta e terceirizada.
No que se refere a auditoria no setor público, julgue os itens seguintes.
A auditoria contábil governamental compreende a avaliação dos resultados operacionais e da execução dos programas de governo quanto à economicidade, eficiência e eficácia.Com relação à estrutura conceitual básica das técnicas de controle no sistema de controle interno do Poder Executivo federal (SCI), assinale a opção incorreta.
A auditoria e a fiscalização são técnicas de controle.
Técnica de fiscalização é o conjunto de ferramentas e processos operacionais para a obtenção de evidências físicas.
A fiscalização tem por objetivo primordial garantir resultados operacionais na gerência da coisa pública.
Os testes substantivos visam a obtenção de evidências quanto à exatidão dos dados produzidos pelos sistemas contábil e administrativo da entidade.
O exame de inspeção física é usado para testar a efetividade dos controles, particularmente daqueles relativos à segurança de quantidades físicas.
Julgue os itens subsequentes, relativos ao SCI do Poder Executivo Federal.
I A Secretaria do Tesouro Nacional integra o SCI como órgão central.
II É finalidade do SCI avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.
III Cabe ao sistema de controle interno zelar pelo equilíbrio financeiro do governo federal, dentro dos limites da receita e despesa públicas.
IV O órgão de controle interno da Casa Civil deve exercer também as atividades de órgão setorial contábil de todos os órgãos integrantes da Presidência da República, da Vice- Presidência da República, além de outros determinados em legislação específica.
V Aos dirigentes dos órgãos e das unidades do SCI, no exercício de suas atribuições, é facultado impugnar, mediante representação ao responsável, quaisquer atos de gestão realizados sem a devida fundamentação legal.
Estão certos apenas os itens
I, II e III.
I, II e V.
I, III e IV.
II, IV e V.
III, IV e V.
De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, o controle interno, sob o enfoque contábil, compreende o conjunto de recursos, métodos, procedimentos e processos adotados pela entidade do setor público. Acerca do controle interno e do controle externo, no âmbito da administração pública, assinale a opção correta.
O controle interno operacional está relacionado à observância da regulamentação pertinente.
O mapeamento de riscos é a identificação dos eventos ou das condições que podem afetar a qualidade da informação contábil e é executado pelo controle externo.
A resposta ao risco, indicando a decisão gerencial para mitigar os riscos, a partir de uma abordagem geral e estratégica, considerando as hipóteses de eliminação, redução, aceitação ou compartilhamento advém da análise do controle externo.
A avaliação de riscos corresponde à análise da relevância dos riscos identificados e inclui, entre outros aspectos, a avaliação da probabilidade de sua ocorrência e a forma como serão gerenciados.
Os procedimentos de detecção são medidas que visam à identificação, concomitante ou a posteriori, de erros, omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil, e são vinculados ao controle externo e não ao controle interno.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...