Questões de Auditoria do ano 2010

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No processo de revisão da conta de Despesas Antecipadas, relativa as demonstrações contábeis de dezembro de 2008, o auditor percebeu que uma apólice de seguro, contratada com vigência para 01 de julho de 2008 a 01 de julho de 2009, com pagamento a vista não tinha sido apropriada. Dessa forma, pode-se afirmar que a conta de

  • A.

    Seguros a Pagar está superavaliada.

  • B.

    Despesa de Seguros está superavaliada.

  • C.

    Despesa Antecipada está subavaliada.

  • D.

    Despesa de Seguros está subavaliada.

  • E.

    Seguros a Pagar está subavaliada.

Ao avaliar uma empresa, um auditor se deparou com quatro indicadores:

• prejuízos operacionais substanciais de forma continuada;

• perda de fornecedor essencial;

• dificuldades de manter mão de obra especializada;

• Passivo a Descoberto ou Patrimônio Líquido Negativo.

Conforme as Normas de Auditoria do Conselho Federal de Contabilidade, esses indicadores são classificados, respectivamente, como

  • A.

    operação, financeiro, operação e financeiro.

  • B.

    operação, operação, financeiro e financeiro.

  • C.

    financeiro,financeiro, operação e financeiro.

  • D.

    financeiro, operação, operação e financeiro.

  • E.

    financeiro, financeiro, operação e operação.

A respeito das disposições estatutárias, que impõem ônus a acionistas que votarem favoravelmente à supressão de cláusula de proteção à dispersão acionária, o entendimento adotado pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM é de que:

  • A.

    as companhias que fizerem constar em seu estatuto tais disposições deverão solicitar à CVM a prévia autorização para o seu registro.

  • B.

    a aplicação de tais disposições no caso concreto depende de prévia autorização da assembléia de acionistas.

  • C.

    a aplicação concreta dessas disposições acessórias não se compatibiliza com diversos princípios e normas da legislação societária em vigor.

  • D.

    os acionistas contrários a estas disposições podem recorrer à CVM para as providências cabíveis ao caso.

  • E.

    a introdução de tais disposições no estatuto atende às disposições da legislação societária vigente, desde que aprovadas um ano antes do início da sua vigência.

O auditor externo que estava realizando o processo de auditoria na empresa Erfra S.A., constatou um desvio no processo de pagamento de funcionários. Funcionários demitidos continuavam na folha de pagamentos com contas bancárias de outras pessoas, para as quais eram efetuados os créditos. Neste caso, deve o auditor

  • A.

    relatar em seus papéis de trabalho, informando a administração no encerramento do processo de auditoria e dependendo da relevância do desvio emitir parecer com ressalva ou adverso.

  • B.

    suspender os trabalhos por tratar-se de ponto de auditoria que limita a conclusão dos trabalhos, impedindo que o auditor externo possa emitir parecer ou opinião.

  • C.

    comunicar a administração da entidade e sugerir medidas corretivas, informando sobre os possíveis efeitos no seu parecer, caso elas não sejam adotadas.

  • D.

    informar os responsáveis pela área para avaliação e verificação do processo, de forma a identificar os responsáveis pelo desvio, que deverão constar dos papéis de trabalho, sendo providenciado os procedimentos legais.

  • E.

    encerrar os trabalhos, emitindo parecer com abstenção de opinião fundamentada no desvio, incluindo parágrafo no parecer identificando os desvios e o montante estimado.

Assinale a opção que indica uma ação capaz de eliminar a perda de independência da entidade de auditoria por interesse financeiro direto.

  • A.

    Fazer constar nos relatórios produzidos o tipo de interesse financeiro, a extensão desse interesse.

  • B.

    Encerrar o trabalho de auditoria ou transferi-lo a outra entidade.

  • C.

    Alienar o interesse financeiro direto antes de a pessoa física tornar-se membro da equipe de auditoria.

  • D.

    Alienar o interesse financeiro ou transferi-lo temporariamente até a conclusão dos trabalhos.

  • E.

    Comunicar às entidades de supervisão e controle a existência desse interesse e aguardar pronunciamento.

Visando manter a qualidade e a credibilidade do seu trabalho, ao identificar ameaças que possam comprometer a sua independência, o auditor deve tomar a seguinte providência:

  • A.

    comunicar a direção da entidade auditada, para que sejam tomadas as providências necessárias à sua eliminação.

  • B.

    aplicar as salvaguardas adequadas, para eliminar as ameaças ou reduzi-las a um nível aceitável, documentando-as.

  • C.

    propor aos responsáveis pela entidade de auditoria a supressão das ameaças mediante acordo entre as entidades.

  • D.

    documentar as ameaças e comunicá-las aos órgãos de supervisão e controle do setor em que atua a entidade auditada.

  • E.

    eliminar as ameaças mediante comunicação aos responsáveis pela governança da entidade auditada e fazer constar tais providências no seu parecer.

Em conformidade com as técnicas de auditoria, quando um auditor, ao longo da realização dos trabalhos, consulta o contrato social de uma empresa, está consultando um papel de trabalho classificado, quanto à forma de arquivo, como

  • A.

    folha sustentatória.

  • B.

    folha mestra.

  • C.

    papel permanente.

  • D.

    papel corrente.

  • E.

    papel analítico.

Com referência à execução da auditoria, seus métodos, procedimentos, técnicas e instrumentos, julgue os itens subsequentes.

O papel de trabalho referente ao registro de verificações sem impactos trata do registro das anormalidades quando os exames não identificam impactos. Quanto maior for o número de folhas de registro preenchidas sem impactos, maior será a eficiência do programa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na elaboração da documentação de auditoria (Papéis de Trabalho), no que se refere à forma, ao conteúdo e a extensão, o auditor deve levar em conta os seguintes fatores, exceto:

  • A.

    importância da evidência de auditoria obtida.

  • B.

    tamanho e complexidade da entidade auditada.

  • C.

    riscos identificados de distorções relevantes nas demonstrações contábeis.

  • D.

    natureza dos procedimentos de auditoria a serem executados.

  • E.

    volume dos recursos das transações auditadas.

Sobre o parecer do auditor independente, analise as afirmativas a seguir.

I - Uma limitação na extensão do trabalho conduz aos tipos de parecer com Ressalva ou Abstenção de Opinião.

II - A discordância da administração da entidade, a respeito do conteúdo e da forma de apresentação das demonstrações contábeis, remete aos pareceres do tipo Ressalva ou Adverso, a juízo do auditor.

III - Quando houver incerteza em relação a fato relevante, cujo desfecho poderá afetar significativamente a posição patrimonial e financeira de uma entidade, bem como o resultado de suas operações, o auditor deve adicionar um parágrafo de ênfase em seu parecer, após o parágrafo de opinião.

IV - Quando o auditor não obtém comprovação suficiente para fundamentar a sua opinião sobre a adequação das demonstrações contábeis, deve emitir um parecer sem ressalva.

É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

  • A.

    I.

  • B.

    III.

  • C.

    I e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    I, II e IV.

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