Lista completa de Questões de Auditoria do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma das principais características que diferencia o auditor interno do auditor externo é que o auditor interno
dispõe de maior tempo à disposição da empresa e se dedica mais à análise das demonstrações contábeis para emitir parecer ou opinião sobre elas.
realiza uma menor quantidade de testes, em decorrência de seu envolvimento com as operações da empresa.
tem maior grau de liberdade e independência no desenvolvimento de suas atividades, por ser empregado da empresa.
tem como objetivo verificar a necessidade de aprimorar as normas internas vigentes.
é considerado, na prática, olhos e ouvidos da administração e, por isso, só executa a auditoria operacional.
Com a crescente expansão dos negócios, as administrações das empresas instituíram o órgão de auditoria interna, que, em muitos ramos, tornou-se um setor obrigatório por força de lei. A auditoria interna auxilia a organização a alcançar seus objetivos, adotando uma abordagem sistemática para a
avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, de controle e governança corporativa.
avaliação dos índices de liquidez e financeiros a fim de assegurar a boa saúde financeira da empresa.
elaboração do mapeamento organizacional por meio de entrevistas com todos os funcionários.
emissão do parecer sobre as demonstrações contábeis e publicação em jornal de grande circulação.
revisão das contas contábeis para elaboração do balanço.
Para que o processo de auditoria interna atinja seus objetivos, é preciso, antes de tudo, ocorrer o planejamento da auditoria. No início de cada ano, geralmente, as empresas realizam o planejamento anual de auditoria, também chamado de planejamento global. A esse respeito, observe os procedimentos a seguir.
I - Definir os processos que serão auditados durante o ano, levando-se em consideração os riscos envolvidos frente ao planejamento estratégico da empresa para aquele ano.
II - Realizar uma pesquisa global com os funcionários, solicitando-se a opinião de todos sobre os processos a serem auditados.
III - Definir um prazo para realização do trabalho, estabelecendo- se as prioridades de acordo com a criticidade de cada processo.
IV - Obter a aprovação da alta administração da empresa em relação à escolha dos processos que serão auditados.
V - Realizar ata de reunião do planejamento e divulgar, internamente, no mural da empresa.
Durante a etapa do planejamento anual, são deveres do auditor APENAS os procedimentos apresentados em
I, II e III.
I, III e IV.
II, IV e V.
I, II, III e V.
II, III, IV e V.
O processo de auditoria interna em uma empresa privada requer do auditor uma série de características relacionadas à conduta ética do profissional, principalmente por conta da convivência constante com os auditados. Em relação a essa conduta, considere os deveres a seguir.
I - Estabelecer um relacionamento pessoal e íntimo com os demais colegas de trabalho, principalmente em atividades após a jornada de trabalho, o que facilitaria a execução da auditoria.
II - Manter um determinado grau de independência em relação aos auditados e à alta administração da empresa, gerando maior conforto e transparência na execução dos testes.
III - Cuidar do marketing pessoal vestindo-se de acordo com as normas da empresa, cuidando da higiene pessoal, da postura e do linguajar, evitando gírias e piadas excessivas.
IV - Estar sempre atualizado em relação aos negócios da empresa e aos processos auditados, passando maior credibilidade aos envolvidos na auditoria.
V - Concluir sobre os testes efetuados, mesmo sem evidências suficientes, desde que a informação tenha sido passada por um funcionário de confiança dentro da empresa.
São corretos APENAS os deveres apresentados em
I, IV e V.
II, III e IV.
II, III e V.
I, II, III e IV.
I, III, IV e V.
Quanto aos procedimentos de auditoria interna, considere as seguintes afirmativas: 1. Na aplicação dos testes de observância, devem ser considerados os seguintes procedimentos: inspeção, observação e investigação, confirmação. 2. Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informações da entidade. 3. No trabalho de auditoria interna, sempre deve ser examinada a observância dos princípios fundamentais de Contabilidade, das Normas Brasileiras de Contabilidade e da legislação tributária, trabalhista e societária, bem como o cumprimento das normas reguladoras a que estiver sujeita a entidade. Assinale a alternativa correta.
Com base nos conceitos e na legislação atinentes à auditoria, julgue os itens a seguir.
Uma das condições para que a função dos auditores internos seja considerada relevante para os auditores independentes é que o trabalho daqueles possa modificar a natureza ou a época, ou mesmo reduzir a extensão dos procedimentos a serem executados pelos auditores independentes.
Com base nas normas brasileiras para o exercício da auditoria interna, julgue os itens que se seguem.
Sem prejuízo da fiscalização do Conselho Federal e dos conselhos regionais de contabilidade, o contador, na função de auditor, não é obrigado a disponibilizar seus papéis de trabalho, relatórios, entre outros documentos, exceto nos casos de determinação judicial.
Com base nas normas brasileiras para o exercício da auditoria interna, julgue os itens a seguir.
No planejamento para a execução dos trabalhos da auditoria interna, os fatores relevantes que devem ser considerados incluem a orientação emanada e as expectativas manifestadas pela administração da entidade. Paralelamente, devem-se adotar procedimentos que estejam em consonância com as políticas de gestão de risco definidas e adotadas pela entidade.
Com base nas normas brasileiras para o exercício da auditoria interna, julgue os itens a seguir.
O trabalho realizado pelos auditores internos pode ser relevante para os auditores independentes, visto que, embora os meios utilizados por ambos, para alcançar seus objetivos, sejam, necessariamente, diferentes, os objetivos de suas respectivas funções são semelhantes.
Com base nas normas brasileiras para o exercício da auditoria interna, julgue os itens a seguir.
A fim de preservar sua independência, a auditoria interna verifica a compatibilização dos procedimentos adotados no âmbito da empresa com as normas existentes e os respectivos controles internos; contudo, nesse processo, a auditoria interna não deve interferir nem influenciar na implementação ou na revisão das normas e dos controles, nem recomendar modificações nos mesmos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...