Lista completa de Questões de Auditoria do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dentre outros, são princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o Auditor quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis:
formalismo e confiabilidade.
integridade e pessoalidade.
confidencialidade e motivação.
formalismo e objetividade.
integridade e objetividade.
No que se refere à guarda da documentação, o Auditor, para fins de fiscalização do exercício profissional, deve conservar a boa guarda pelo prazo de
dezoito meses, a partir da data de emissão do relatório e parecer relacionado com os serviços realizados.
dois anos, a partir da data do término dos serviços realizados.
três anos, a partir da data do início dos serviços realizados.
cinco anos, a partir da data de emissão do seu parecer, de toda a documentação, papéis de trabalho, relatórios e pareceres relacionados com os serviços realizados.
dez anos, a partir da data de entrega ou publicação do seu parecer relacionado com os serviços realizados.
Em conformidade com as normas de auditoria vigentes a partir de 2010, em relação aos documentos apresentados pela empresa, o auditor deverá
considerá-los sempre genuínos, não sendo sua a responsabilidade de questionar a veracidade dos documentos, mesmo que tenha razão para crer no contrário.
confirmar sempre, quando os documentos forem emitidos eletronicamente, a veracidade do documento eletrônico, nos meios disponibilizados pela empresa emissora.
considerar exclusivamente os contratos registrados em cartório e os documentos com firmas reconhecidas.
suspender os trabalhos ao identificar uma fraude e considerar a auditoria limitada.
fazer obrigatoriamente investigações adicionais na dúvida a respeito da confiabilidade das informações.
Não corresponde a um princípio fundamental da conduta ética do auditor a
integridade dos trabalhos executados.
competência técnica nas análises e avaliações.
postura mental independente.
subjetividade na aplicação dos procedimentos.
confidencialidade das informações.
O auditor pode
realizar auditoria em empresa na qual seu pai exerça cargo de diretor.
trabalhar em empresa cliente, desde que decorridos 360 dias de seu desligamento da firma de auditoria.
exercer julgamento profissional ao planejar e executar a auditoria de demonstrações contábeis.
executar trabalhos de auditoria, desde que tenha formação em contabilidade ou administração.
ser responsabilizado pela não detecção de distorções, ainda que não sejam relevantes para as demonstrações contábeis como um todo.
Auditoria - Normas Profissionais de Auditor Independente - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
Qual o tipo de norma de auditoria que expressa que o auditor deve aplicar o máximo de cuidado e zelo profissional na execução do trabalho de auditoria e preparação do relatório?
As Normas gerais ou relativas à pessoa do auditor.
A Norma relativa à execução do trabalho.
A Norma relativa ao parecer.
A Norma relativa ao planejamento do trabalho.
Leis e regulamentos reconhecidos como tendo efeito direto na determinação dos valores e divulgações relevantes nas demonstrações contábeis requerem do auditor a responsabilidade de
executar, de forma limitada, os procedimentos de auditoria especificados para ajudar a identificar não conformidades com leis e regulamentos que possam ter efeito relevante sobre as demonstrações contábeis.
manifestar a necessidade de limitação do escopo de trabalho, não permitindo a emissão de relatório de auditoria, mas somente a geração de parecer circunstanciado da situação.
comunicar à administração, imediatamente, quando da constatação de não conformidades, uma vez que esta é a única responsável pela avaliação e cumprimento das normas e leis as quais a empresa esteja sujeita.
obter evidência de auditoria apropriada e suficiente quanto à conformidade com as disposições das leis e regulamentos.
recusar a continuidade dos trabalhos, em decorrência de não ser sempre possível obter evidências suficientes das transações e dos respectivos efeitos nas demonstrações contábeis.
É prática ética do auditor
guardar sigilo das informações que obteve para realização da auditoria das demonstrações contábeis, dando divulgações dessas informações somente nas situações em que a lei ou as normas de auditoria permitam.
auditar empresa na qual sua prima de segundo grau é diretora financeira e administrativa, desde que declare no relatório de auditoria a existência dessa parte relacionada.
realizar auditoria de demonstrações contábeis de companhia aberta, desde que tenha no mínimo o registro no CRC, como contador.
conduzir os trabalhos de auditoria de forma a não repetir os procedimentos aplicados no ano anterior, para contas nas quais não foram encontradas irregularidades, reduzindo assim o número de contas a serem auditadas.
aviltar honorários com a justificativa de manutenção do cliente, do quadro de funcionários da firma e da sua estrutura administrativa.
Auditoria - Normas Profissionais de Auditor Independente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos conceitos gerais e aspectos básicos do trabalho de auditoria, julgue os itens que se seguem.
Se determinado empresário, que não é especialista em contabilidade, não entendeu as demonstrações elaboradas por seu contador, mesmo assim a informação contábil pode ter preenchido todos os atributos exigidos pelos instrumentos normativos.
Auditoria - Normas Profissionais de Auditor Independente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos conceitos gerais e aspectos básicos do trabalho de auditoria, julgue os itens que se seguem.
Considere que Carlos periodicamente realize auditorias na entidade A e que, pela primeira vez, realizará auditoria na entidade B. Nessa situação, conforme a legislação, Carlos deve efetuar um planejamento de auditoria na entidade B diferente daquele que ele utiliza para efetuar suas costumeiras auditorias na entidade A.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...