Lista completa de Questões de Auditoria do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao conjunto de formulários que contém os apontamentos obtidos pelo auditor durante o seu exame dá-se o nome de
papéis-espelho.
registros de riscos de auditoria.
papéis de trabalho.
registros de planejamento de auditoria.
quadro sinótico de auditoria.
Os resultados dos trabalhos de auditoria realizados pelo Sistema de Controle Interno Federal, são levados ao conhecimento das autoridades competentes na forma de
Relatório.
Nota.
Certificado.
Papéis de Trabalho.
Parecer.
O processo de auditoria e a emissão de relatório de auditoria sem ressalva
não isenta o administrador e os agentes de governança das responsabilidades legais e normativas.
divide a responsabilidade pelas demonstrações contábeis com os administradores e transfere a responsabilidade de eventuais fraudes não constatadas, para a firma de auditoria.
exime da responsabilidade os administradores e a diretoria executiva da empresa, dividindo as responsabilidades com os agentes de governança.
não elimina a possibilidade de erros materiais e de distorções relevantes nas demonstrações contábeis.
elimina a responsabilidade dos agentes de governança das responsabilidades legais e normativas.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando os conceitos e as aplicações da auditoria, julgue os itens de 105 a 114.
Asseguração razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, para efeito de emissão da opinião do auditor, corresponde a um nível elevado de segurança ou a um risco suficientemente baixo de uma opinião equivocada quando as demonstrações contiverem distorção relevante.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando os conceitos e as aplicações da auditoria, julgue os itens de 105 a 114.
Caso os eventos subsequentes de efeitos relevantes já tenham acontecido, mas não tenham sido objeto de ajuste nas demonstrações contábeis, deve-se mencioná-los no parecer do auditor, fazendo que constem, ainda, em nota explicativa.
De acordo com a natureza da opinião do auditor, o parecer pode ser sem ressalva, com ressalva, adverso e com abstenção de opinião. O auditor não deve emitir parecer sem ressalva quando existir circunstâncias que em sua opinião tenham efeitos relevantes para as demonstrações contábeis. Estas circunstâncias ocorrem quando:
Existe discordância com a administração da entidade a respeito do conteúdo e/ou forma de apresentação das demonstrações contábeis e limitação na extensão do seu trabalho.
Os registros contábeis são inadequados e existem demonstrações contábeis de coligadas não auditadas.
Ocorre limitação na extensão do seu trabalho e existem demonstrações contábeis de controladas não auditadas.
As demonstrações contábeis não são adequadas por não terem sido elaboradas de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as confirmações de saldos e/ou informações diretamente com devedores, credores ou outras fontes externas não são solicitadas pela administração.
Todos os procedimentos de auditoria executados, as evidências colhidas e os pontos observados irão convergir para a emissão do relatório final de auditoria. Antes do fechamento desse relatório, o auditor deve
divulgar os pontos observados para toda a Companhia com suas devidas recomendações, ouvindo a opinião de cada funcionário e assim finalizar o relatório após todas as ponderações.
apresentar os pontos observados para os gestores responsáveis pelos processos auditados e realizar as ponderações finais junto aos gestores e à alta administração da empresa.
verificar os relatórios de auditoria dos últimos cinco exercícios e ter a certeza de que nenhum ponto ou recomendação serão repetidos.
examinar a legislação aplicável aos processos auditados, verificando a adequação de cada procedimento de auditoria.
eliminar do relatório os pontos que possam comprometer a empresa, ocasionando sanções e multas junto aos órgãos fiscalizadores.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação a objetivos, técnicas e procedimentos de auditoria, julgue os itens seguintes.
No período entre a conclusão do trabalho de auditoria e a emissão do parecer, podem ocorrer eventos subsequentes relevantes. Se houver necessidade de ajuste nas demonstrações como de revelação em nota explicativa e a administração os efetuar, o parecer não precisará conter ressalva, devendo o auditor alterar a data do parecer para a da ocorrência do evento em questão ou, então, manter a data original e fazer referência à data de ocorrência do evento subsequente.
Ao conduzir uma auditoria de demonstrações contábeis, são objetivos gerais do auditor obter segurança
razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, devido à fraude ou erro, possibilitando que o auditor expresse opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção irrelevante, devido a erros, possibilitando que o auditor expresse opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de parecer financeiro.
total de que as demonstrações contábeis em parte estão livres de distorção relevante, devido à fraude ou erro, possibilitando que o auditor expresse opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
total de que as demonstrações contábeis em parte estão livres de distorção irrelevante, devido à fraude, possibilitando que o auditor expresse opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
razoável de que as demonstrações contábeis em parte estão livres de distorção irrelevante, devido à fraude ou erro, possibilitando que o auditor expresse opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos considerados, em conformidade com a estrutura de parecer financeiro consolidado do auditor independente.
No processo de auditoria, para emissão de relatório, devese obter
documentação mínima que suporte o processo de auditoria independente, sem a necessidade de confirmação da fidedignidade dos documentos, ainda que haja indícios de fraude.
confirmação dos eventos, dentro do processo de revisão analítica, limitando-se a revisão dos documentos selecionados por amostra estatística, independentemente do nível de risco oferecido.
evidência de auditoria apropriada e suficiente para a redução do risco de auditoria a um nível aceitável baixo.
confirmação de que as demonstrações contábeis não apresentam quaisquer níveis de fraude ou erro.
confirmação do risco inerente da entidade, que é igual para todas as classes relacionadas de transações apresentadas nas demonstrações contábeis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...