Lista completa de Questões sobre Auditoria Interna para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca das peculiaridades das auditorias interna e externa, e de seus procedimentos, julgue os itens a seguir.
As informações contábeis utilizadas pelos auditores internos devem ser suficientes, adequadas, relevantes e úteis no fornecimento de evidências às conclusões e recomendações da auditoria interna. É responsabilidade do auditor interno a obtenção, análise, interpretação e documentação das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais para dar suporte aos resultados de seu trabalho.
Os procedimentos de auditoria interna têm como referência as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs), expedidas pelo Conselho Federal de Contabilidade. Com base nessas normas, assinale a opção correta.
Os testes substantivos permitem ao auditor comprovar as hipóteses que eliminam a margem de erro de suas conclusões.
Em razão da natureza da atividade de auditor e da independência que deve ter esse profissional, o trabalho por ele desempenhado não está sujeito a revisão, tendo a responsabilidade de suas tarefas caráter estritamente pessoal.
As NBCs não se aplicam às entidades auditadas pertencentes a ramos de atividade sujeitos a normas reguladoras específicas.
Devem-se adotar procedimentos que permitam identificar as contingências ativas e passivas relevantes e verificar a tomada de conhecimento dessas contingências pelos administradores da entidade.
Na busca por evidências, os auditores devem-se fixar nas informações relevantes, ou seja, nas referentes aos valores contábeis mais elevados.
Considerando as normas brasileiras para o exercício da auditoria interna, assinale a opção incorreta.
O auditor interno é um empregado, em caráter permanente, da empresa que audita, e, na organização, não deve estar subordinado ao trabalho que examina.
O auditor interno, assim como o externo, deve ser zeloso e imparcial, e deve evitar prestar assessoria ao conselho fiscal, em função do princípio da segregação.
A auditoria interna compreende exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos; o controle interno gerencia riscos com vistas a assistir a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.
A auditoria interna tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos.
A amplitude do trabalho do auditor interno e sua responsabilidade estão limitadas à sua área de atuação.
De modo diferente do auditor externo, o auditor interno é um empregado da empresa, o que lhe permite, em decorrência, maior dedicação para realizar o seu trabalho. Além dessa, outra diferença do trabalho do auditor interno em relação ao auditor externo é:
emitir opinião fundamentada sobre as demonstrações contábeis.
utilizar testes que visam a identificar erros que possam alterar substancialmente as demonstrações.
verificar a necessidade de aprimorar normas operacionais.
A respeito de auditorias interna e externa e da avaliação dos controles internos, julgue os próximos itens.
Uma das áreas em que atuam preferencialmente os auditores internos é a auditoria operacional, que envolve a obtenção e avaliação de evidências a respeito da eficiência e da eficácia das atividades operacionais de uma entidade em comparação com objetivos estabelecidos.
A respeito de auditorias interna e externa e da avaliação dos controles internos, julgue os próximos itens.
Em uma revisão de transação efetuada por meio de fluxograma, a identificação dos pontos fracos permite avaliar riscos significativos de erros mediante a realização de testes substantivos.
A propósito dos relatórios de auditoria, julgue os itens subseqüentes.
O relatório da auditoria interna que contenha recomendações resultantes de irregularidades constatadas somente será encaminhado ao setor onde as mesmas tenham sido cometidas mediante autorização do solicitante do trabalho.
Com relação à auditoria, julgue os itens seguintes.
Uma importante distinção entre auditoria interna e externa nas sociedades anônimas é que a primeira se reporta à diretoria, e a segunda, ao conselho de administração.
Com relação à auditoria, julgue os itens seguintes.
Uma das características das funções da auditoria interna é a revisão periódica do programa de trabalho dos auditores externos, entre outras razões, para evitar a duplicação de esforços e recursos.
Acerca da auditoria no setor público federal, bem como à administração da função de auditoria, julgue os itens que se seguem.
É responsabilidade da auditoria interna fazer periodicamente uma avaliação dos controles internos. Nesse sentido, é correto afirmar que a auditoria interna representa um controle interno.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...