Lista completa de Questões sobre Auditoria Interna para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um auditor, sabendo que a taxa de depreciação de um determinado grupo de imobilizado é de 10% ao ano e que não ocorreram adições ou baixas no período sob exame, efetua um cálculo global de despesa de depreciação no valor de $ 1.000. Se os saldos iniciais de custo do bem e da depreciação acumulada eram de $ 10.000 e $ 5.000, respectivamente, e o auditor constata que o livro contábil, no final do exercício, apresenta um saldo de $ 10.000 para o custo do imobilizado e $ 5.500 como depreciação acumulada, neste caso o auditor falhou em:
confiar demasiadamente no sistema da empresa.
confiar que a taxa de depreciação era de 10% ao ano.
não verificar os itens totalmente depreciados.
não verificar os itens reavaliados do imobilizado.
não considerar a adição de um novo imobilizado.
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, descritas na Resolução CFC nº 986/03, em seu tópico "Conceituação e Objetivos da Auditoria Interna", qual é a finalidade do trabalho de auditoria interna?
Dar subsídios aos clientes da organização.
Auxiliar os fornecedores na tomada de decisão
Manter e promover os funcionários.
Aperfeiçoar e dinamizar o mercado de trabalho.
Agregar valor ao resultado da organização.
Que aspecto deve ser abordado em um relatório de auditoria interna, conforme a resolução CFC nº 986/03, no seu capítulo 12.3, item 12.3.2?
O processo de terceiros.
O total de horas a serem incorridas.
A metodologia adotada.
O risco associado ao fato duvidoso.
Recomendação baseada em diálogos informais.
A Resolução CFC nº 986/03, em seu capítulo 12.3 – Normas Relativas ao Relatório da Auditoria Interna, estabelece a finalidade do relatório de auditoria. Com base neste capítulo, assinale qual das alternativas a seguir é a correta:
"O relatório é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade".
"O relatório é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, com limitações, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade".
"O relatório é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido parcialmente e com imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade".
"O relatório é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pelos fornecedores".
"O relatório é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta as horas incorridas dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e parcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade".
Qual é a principal finalidade do trabalho de auditoria interna?
Avaliar a qualidade e aderência às normas da empresa no que se refere aos procedimentos operacionais e controles internos exercidos por terceiros que não prestam serviço à empresa.
Atestar a qualidade dos valores irrelevantes nos demonstrativos financeiros e contábeis da empresa.
Avaliar a qualidade e aderência às normas da empresa no que se refere aos procedimentos operacionais e controles internos exercidos pela empresa
Verificar a pontualidade dos funcionários e o cumprimento das suas tarefas, bem como identificar fraudes.
Constatar a aplicação das punições adequadas, quando uma fraude é apurada.
Método gráfico de demonstrar pormenores das atividades, fornecendo uma visão geral e concisa do mesmo. Facilita a análise, o acompanhamento e a atualização das rotinas registradas, bem como auxilia a Auditoria Interna no entendimento dos processos executados pela empresa. Esta definição refere-se a um:
fluxograma.
organograma.
programa de Auditoria.
modelo de Gestão.
índice funcional.
Onde a Auditoria Interna da Caixa exerce suas atividades?
I. Nas unidades da Caixa e em Fundos e Programas por ela administrados.
II. Em Coligadas e Controladas e em Entidades externas.
III. Em Unidades da Administração Indireta e em órgãos de controle interno e externo.
IV. Em permissionários, autorizados e em fundações patrocinadas.
Apenas a afirmativa I está correta
As afirmativas II e IV estão incorretas
As afirmativas I, III e IV estão corretas
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
As afirmativas I, II e IV estão corretas
Assinale a alternativa que indica a finalidade para a qual é usada a documentação de auditoria.
Com relação aos procedimentos técnicos praticados pelos profissionais da Auditoria Interna da CAIXA, podemos afirmar que:
No RA - Relatório de Auditoria - são consignadas as informações e as constatações que constituem as evidências de auditoria e fundamentam a opinião do Auditor
O escopo deve conter o Universo e a Amostra, o período examinado, o critério de amostragem, bem como o objetivo do trabalho.
A NA – Nota de Auditoria é emitida pelo Auditor quando comprovada a existência de fato ou situação relevante relacionado ao Programa de Trabalho que estiver sendo aplicado.
No desenvolvimento do trabalho são aplicadas técnicas e procedimentos usuais de auditoria, calcados no conjunto de critérios que compreende a materialidade, a relevância, o risco relativo e a vulnerabilidade.
O PA - Parecer de Auditoria - contém a opinião do Auditor sobre gestão, produtos ou serviços da CAIXA e são emitidos, exclusivamente, em processos de Tomada de Contas Especial.
Analise as afirmativas abaixo:
I. A ação da auditoria interna não se estende a todos os serviços, programas, operações e controles existentes na entidade;
II. A auditoria interna é destituída de autoridade ou responsabilidade para determinar mudanças organizacionais;
III. A auditoria interna não deve ter acesso direto aos membros do Conselho de Administração, Diretoria e Conselho Fiscal para o reporte dos seus trabalhos;
IV. O auditor interno não deve divulgar evidências indicativas de irregularidade, apuradas no decorrer do trabalho antes de sua completa averiguação;
Assinale a alternativa CORRETA:
as afirmativas I e II são falsas.
as afirmativas II e IV são verdadeiras.
a afirmativa III é a única afirmativa falsa.
a afirmativa IV é a única afirmativa verdadeira.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...