Lista completa de Questões sobre Auditoria Interna para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da auditoria interna da auditoria externa e de seus procedimentos, julgue os seguintes itens.
No setor público, o auditor deverá orientar-se apenas pelos dispositivos estabelecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pelo sistema de controle interno do Poder ao qual serve.
Acerca da auditoria interna da auditoria externa e de seus procedimentos, julgue os seguintes itens.
O exame de controle interno, efetuado pelo auditor externo, é efetuado para determinar a adequação e efetividade da auditoria a ser realizada, além de indicar a extensão que deverá ter o trabalho de auditoria independente.
No que concerne às normas, técnicas e procedimentos de auditoria interna e externa adotados no Brasil, julgue os itens a seguir.
Uma das principais diferenças entre as auditorias externa e interna reside no grau de independência dos auditores. Os auditores externos têm maior grau de independência que os internos devido ao vínculo empregatício desses últimos com a empresa auditada.
No que concerne às normas, técnicas e procedimentos de auditoria interna e externa adotados no Brasil, julgue os itens a seguir.
O auditor interno é um empregado da empresa. Portanto, dentro de uma organização é normal e aceitável que o auditor interno seja subordinado àquele cujo trabalho examina e que seja, inclusive, destacado para auditar o próprio departamento ou setor em que atua ou a atividade específica que exerce ou que já exerceu.
A respeito dos aspectos gerais dos trabalhos de auditoria interna e auditoria externa, do risco de auditoria e da avaliação dos controles internos, julgue os itens a seguir.
Além de verificar se as informações divulgadas no relatório da administração estão em consonância com as demonstrações auditadas, cabe à auditoria interna elaborar relatório a respeito de deficiências encontradas nos controles internos das companhias auditadas, informando-o à administração e ao conselho fiscal.
Identifique a afirmação que não corresponde a definições ou características da auditoria interna ou externa.
A principal característica da auditoria interna é a independência, ou seja, não possui vínculo com a empresa.
O auditor externo será culpado se negligenciar fato importante em seus exames ou relatórios
A inspeção física de um bem é um procedimento da auditoria externa para confirmação da existência do bem contabilizado.
A fraude é o ato intencional de omissão de transações e o erro ato não intencional resultante da omissão, desatenção etc.
A auditoria das demonstrações contábeis tem como objetivo obter evidências sobre as demonstrações contábeis para emissão de parecer.
Assinale a assertiva correta quanto às características da auditoria interna e externa.
A auditoria interna é independente da empresa e a auditoria externa deve realizar testes nos controles internos e modificá-los quando necessário.
A auditoria interna é obrigatória, conforme determina a Lei 6.404/76, e a auditoria externa deve disponibilizar seus papéis de trabalho sempre que solicitados.
A auditoria interna tem como objetivo atender à gestão da empresa e a auditoria externa atender às necessidades da diretoria da empresa.
A auditoria interna não avalia os controles internos e a auditoria externa os elabora, modifica e implanta na empresa auditada.
A auditoria interna tem como objetivo a revisão das atividades da empresa continuamente e a auditoria externa é independente em todos os aspectos.
A avaliação dos controles internos compreende:
suposição e presunção de que os procedimentos e métodos estabelecidos e um grau razoável de segurança de que estes não estão sendo aplicados e funcionando conforme o previsto.
conhecimento e compreensão dos procedimentos e métodos estabelecidos e um grau razoável de insegurança de que estes estão sendo aplicados e não estão funcionando conforme o previsto.
suposição e presunção de que os procedimentos e métodos estabelecidos e um grau elevado de insegurança de que estes estão sendo aplicados e funcionando conforme o previsto.
certeza e compreensão dos procedimentos e métodos estabelecidos e um grau razoável de segurança de que estes estão sendo aplicados e não funcionando conforme o previsto.
conhecimento e compreensão dos procedimentos e métodos estabelecidos e um grau razoável de segurança de que estes estão sendo aplicados e funcionando conforme o previsto.
Indique a alternativa que não encontra amparo na NBC-P-3 – Normas Profissionais do Auditor Interno.
Quando solicitado, cabe ao auditor interno prestar assessoria ao Conselho Fiscal ou aos órgãos equivalentes da entidade.
A amplitude do trabalho desenvolvido pelo auditor interno e sua responsabilidade estão limitadas à sua área de atuação.
O auditor interno pode realizar trabalhos de forma compartilhada com profissionais de outras áreas da entidade que o emprega.
O dever de manter sigilo encerra-se cinco anos após terminado o vínculo empregatício ou contratual do auditor interno.
O auditor interno, não obstante sua posição funcional, deve manter sua independência profissional.
De acordo com o Prof. Antônio de Loureiro Gil, para viabilização da gestão econômica da auditoria interna, os seguintes parâmetros necessitam ser contemplados, EXCETO:
Projetos de auditoria.
Inovações e transferências tecnológicas.
Prêmios e incentivos financeiros.
Sistema de informações da qualidade da auditoria.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...