Questões sobre Papéis de Trabalho

Lista completa de Questões sobre Papéis de Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A finalidade principal dos papéis de trabalho é:

  • A. Fornecer dados para a empresa e elaborar as demonstrações contábeis.
  • B. Ajudar o Auditor independente do preparo das demonstrações contábeis
  • C. Registrar as evidências obtidas durante a execução dos serviços de Auditoria.
  • D. Registrar o lucro ou prejuízo da entidade no período.
  • E. Fornecer dados para o Auditor sobre informações sigilosas das empresas.

O adequado planejamento e supervisão do trabalho corroborado por papéis de trabalho corretamente feitos e a obtenção de evidências suficientes a proporcionar uma base razoável para o parecer do auditor são exemplos de normas:

  • A.

    gerais da auditoria;

  • B.

    específicas da auditoria;

  • C.

    de relatório da auditoria;

  • D.

    de exame e avaliação da auditoria;

  • E.

    de trabalho da auditoria.

Identifique entre os eventos abaixo aquele que a única evidência de auditoria é a carta de responsabilidade da administração.

  • A. Saldo das Contas relativas a Tributos da empresa Ativos e Passivos de Curto e Longo Prazo.
  • B. Manutenção de um investimento específico como investimento de Longo Prazo.
  • C. Comprovação das responsabilidades e alçadas de cada Diretor.
  • D. Existência de processos cíveis, trabalhistas e tributários contra a empresa.
  • E. Confirmação da existência física de bens do Ativo Imobilizado.

Os Papéis de Trabalho são a base física da documentação das atividades de auditoria e fiscalização. Neles são registrados dados da unidade/entidade auditada ou do programa fiscalizado, fatos e informações obtidas, as etapas preliminares e o trabalho efetuado pela equipe responsável, bem como suas conclusões sobre os exames realizados. Entre suas finalidades, excetua-se a de

  • A.

    auxiliar na execução dos exames.

  • B.

    servir de prova processual junto ao TCU.

  • C.

    evidenciar o trabalho feito e as conclusões emitidas.

  • D.

    servir de suporte aos relatórios.

  • E.

    constituir um registro que possibilite consultas posteriores, a fim de se obter detalhes relacionados com a atividade de controle realizada.

Os papéis de trabalho são o conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas coligidas pelo auditor e que constituem a evidência do trabalho executado e o fundamento de sua opinião. Indique, entre as seguintes afirmativas, aquela que não se aplica aos papéis de trabalho.

  • A.

    Devem ser conservados em boa guarda pelo período de cinco anos a partir da data da emissão do parecer a que serviram de fundamento.

  • B.

    Devem conter informações relativas ao planejamento da auditoria.

  • C.

    Quando podem ser utilizados por mais de um período, são classificados como 'permanentes'.

  • D.

    Arquivos mantidos em meios ópticos ou magnéticos não podem ser classificados como papéis de trabalho.

  • E.

    Podem ser padronizados ou não.

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto à confidencialidade, custódia e propriedade dos papéis de trabalho:

 I - O auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho pelo prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do seu parecer.

 II - A confidencialidade dos papéis de trabalho é dever permanente do auditor.

III - Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva da entidade. Partes ou excertos destes podem, a critério da entidade, ser postos à disposição da auditoria.

  • A. Apenas as afirmativas I e III estão certas.
  • B. Apenas a afirmativa I está certa.
  • C. Todas as afirmativas estão certas.
  • D. Apenas a afirmativa III está errada.
  • E. Apenas as afirmativas I e II estão erradas.

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, assinale a alternativa que não afeta os papéis de trabalho quanto à forma e o conteúdo:

  • A.

    natureza do trabalho.

  • B.

    natureza e planejamento das atividades a serem desenvolvidas pelo auditor.

  • C.

    natureza e condição dos sistemas contábeis e de controle interno da entidade.

  • D.

    direção, supervisão e revisão do trabalho executado pela equipe técnica.

  • E.

    metodologia e tecnologia utilizadas no curso dos trabalhos.

Quanto aos papéis de trabalho e documentação da auditoria, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    O auditor não pode usar quaisquer documentos e demonstrações preparados ou fornecidos pela entidade, mesmo que avalie sua consistência e se satisfaça com sua forma e conteúdo.

  • B.

    O auditor deve documentar as questões que foram consideradas importantes para proporcionar evidência, visando a fundamentar seu parecer da auditoria e comprovar que a auditoria foi executada de acordo com as Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis.

  • C.

    O auditor deve registrar, nos papéis de trabalho, informação relativa ao planejamento de auditoria, a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos aplicados, os resultados obtidos e as suas conclusões da evidência da auditoria. Os papéis de trabalho devem incluir o juízo do auditor acerca de todas as questões signifi cativas, juntamente com a conclusão a que chegou, inclusive nas áreas que envolvem questões de difícil julgamento.

  • D.

    Os papéis de trabalho são elaborados, estruturados e organizados para atender às circunstâncias do trabalho e satisfazer às necessidades do auditor para cada auditoria.

Ao avaliar os bens imóveis da entidade municipal, em relação ao cumprimento da Lei nº 8.666/93, o auditor constatou que determinado bem foi doado pelo Prefeito a uma entidade particular de relevante interesse social. O auditor deverá, em seus papéis de trabalho, tratar esse fato como:

  • A.

    ato regular, pois a doação foi para fins e uso de interesse social.

  • B.

    ato normal, uma vez que o Prefeito tem autoridade legal para realizar doações de bens móveis e imóveis para entidades particulares, quando existir relevante interesse social.

  • C.

    ponto de auditoria, pois o bem só poderia ser doado a uma outra entidade pública do próprio município.

  • D.

    ponto de auditoria, pois é irregular a doação desse bem para essa entidade de relevante interesse social.

No tocante aos papéis de trabalho de auditoria, é correto afirmar que:

  • A.

    os papéis de trabalho não podem em hipótese alguma ser postos à disposição da empresa auditada;

  • B.

    o auditor pode se utilizar de quaisquer documentos e demonstrações preparadas pela empresa auditada, desde que avalie sua consistência e se satisfaça com o seu conteúdo;

  • C.

    os papéis de trabalho destinam-se a registrar as evidências do trabalho executado, mas não são relevantes para fundamentar o parecer do auditor independente;

  • D.

    a Carta de Responsabilidade da Administração não constitui um papel de trabalho de auditoria;

  • E.

    a forma e conteúdo dos papéis de trabalho não podem ser afetados pela natureza e complexidade da atividade da empresa auditada.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...