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A finalidade principal dos papéis de trabalho é:
O adequado planejamento e supervisão do trabalho corroborado por papéis de trabalho corretamente feitos e a obtenção de evidências suficientes a proporcionar uma base razoável para o parecer do auditor são exemplos de normas:
gerais da auditoria;
específicas da auditoria;
de relatório da auditoria;
de exame e avaliação da auditoria;
de trabalho da auditoria.
Identifique entre os eventos abaixo aquele que a única evidência de auditoria é a carta de responsabilidade da administração.
Os Papéis de Trabalho são a base física da documentação das atividades de auditoria e fiscalização. Neles são registrados dados da unidade/entidade auditada ou do programa fiscalizado, fatos e informações obtidas, as etapas preliminares e o trabalho efetuado pela equipe responsável, bem como suas conclusões sobre os exames realizados. Entre suas finalidades, excetua-se a de
auxiliar na execução dos exames.
servir de prova processual junto ao TCU.
evidenciar o trabalho feito e as conclusões emitidas.
servir de suporte aos relatórios.
constituir um registro que possibilite consultas posteriores, a fim de se obter detalhes relacionados com a atividade de controle realizada.
Os papéis de trabalho são o conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas coligidas pelo auditor e que constituem a evidência do trabalho executado e o fundamento de sua opinião. Indique, entre as seguintes afirmativas, aquela que não se aplica aos papéis de trabalho.
Devem ser conservados em boa guarda pelo período de cinco anos a partir da data da emissão do parecer a que serviram de fundamento.
Devem conter informações relativas ao planejamento da auditoria.
Quando podem ser utilizados por mais de um período, são classificados como 'permanentes'.
Arquivos mantidos em meios ópticos ou magnéticos não podem ser classificados como papéis de trabalho.
Podem ser padronizados ou não.
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto à confidencialidade, custódia e propriedade dos papéis de trabalho:
I - O auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho pelo prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do seu parecer.
II - A confidencialidade dos papéis de trabalho é dever permanente do auditor.
III - Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva da entidade. Partes ou excertos destes podem, a critério da entidade, ser postos à disposição da auditoria.
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, assinale a alternativa que não afeta os papéis de trabalho quanto à forma e o conteúdo:
natureza do trabalho.
natureza e planejamento das atividades a serem desenvolvidas pelo auditor.
natureza e condição dos sistemas contábeis e de controle interno da entidade.
direção, supervisão e revisão do trabalho executado pela equipe técnica.
metodologia e tecnologia utilizadas no curso dos trabalhos.
Quanto aos papéis de trabalho e documentação da auditoria, assinale a alternativa incorreta.
O auditor não pode usar quaisquer documentos e demonstrações preparados ou fornecidos pela entidade, mesmo que avalie sua consistência e se satisfaça com sua forma e conteúdo.
O auditor deve documentar as questões que foram consideradas importantes para proporcionar evidência, visando a fundamentar seu parecer da auditoria e comprovar que a auditoria foi executada de acordo com as Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis.
O auditor deve registrar, nos papéis de trabalho, informação relativa ao planejamento de auditoria, a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos aplicados, os resultados obtidos e as suas conclusões da evidência da auditoria. Os papéis de trabalho devem incluir o juízo do auditor acerca de todas as questões signifi cativas, juntamente com a conclusão a que chegou, inclusive nas áreas que envolvem questões de difícil julgamento.
Os papéis de trabalho são elaborados, estruturados e organizados para atender às circunstâncias do trabalho e satisfazer às necessidades do auditor para cada auditoria.
Ao avaliar os bens imóveis da entidade municipal, em relação ao cumprimento da Lei nº 8.666/93, o auditor constatou que determinado bem foi doado pelo Prefeito a uma entidade particular de relevante interesse social. O auditor deverá, em seus papéis de trabalho, tratar esse fato como:
ato regular, pois a doação foi para fins e uso de interesse social.
ato normal, uma vez que o Prefeito tem autoridade legal para realizar doações de bens móveis e imóveis para entidades particulares, quando existir relevante interesse social.
ponto de auditoria, pois o bem só poderia ser doado a uma outra entidade pública do próprio município.
ponto de auditoria, pois é irregular a doação desse bem para essa entidade de relevante interesse social.
No tocante aos papéis de trabalho de auditoria, é correto afirmar que:
os papéis de trabalho não podem em hipótese alguma ser postos à disposição da empresa auditada;
o auditor pode se utilizar de quaisquer documentos e demonstrações preparadas pela empresa auditada, desde que avalie sua consistência e se satisfaça com o seu conteúdo;
os papéis de trabalho destinam-se a registrar as evidências do trabalho executado, mas não são relevantes para fundamentar o parecer do auditor independente;
a Carta de Responsabilidade da Administração não constitui um papel de trabalho de auditoria;
a forma e conteúdo dos papéis de trabalho não podem ser afetados pela natureza e complexidade da atividade da empresa auditada.
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