Lista completa de Questões sobre Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens que se seguem, relativos aos procedimentos de auditoria.
O parecer do auditor independente, em conformidade com as normas internacionais de auditoria, deve apresentar o parágrafo de opinião, contendo uma expressão da opinião acerca das demonstrações contábeis.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O auditor deve aplicar procedimentos específicos em relação aos eventos ocorridos entre as datas do balanço e a do seu parecer, que possam demandar ajustes nas demonstrações contábeis ou a divulgação de informações nas notas explicativas. Considerando essas informações e as normas de auditoria independente das demonstrações contábeis, julgue os itens subseqüentes.
O auditor deve considerar em seu parecer os efeitos decorrentes de transações e eventos subseqüentes relevantes ao exame das demonstrações contábeis, mencionando-os como ressalva ou em parágrafo de ênfase, quando não ajustadas ou reveladas adequadamente.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que concerne às normas, técnicas e procedimentos de auditoria interna e externa adotados no Brasil, julgue os itens a seguir.
O relatório de auditoria deve ser preparado com esmero, pois é o coroamento do trabalho do auditor. Nele devem constar: informações objetivas e fidedignas do auditor acerca do trabalho que realizou, sua abrangência e forma de realização; fatos relevantes observados, passíveis de divulgação, em sua opinião; as conclusões a que chegou e que culminaram com sua opinião ou parecer acerca das demonstrações contábeis ou de outras peças examinadas.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Quanto ao parecer de auditoria e aos procedimentos e objetivos da auditoria dos itens patrimoniais, julgue os itens que se seguem.
O parecer com ressalva deve ser emitido quando houver discordância ou restrição na extensão de um trabalho. Tal restrição é de grande magnitude, não requerendo a emissão de parecer adverso.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2004
Após examinar as demonstrações financeiras de uma empresa pública, o auditor independente poderá emitir os seguintes tipos de pareceres:
sem ressalvas, adverso, negativa de parecer;
sem ressalvas, com ressalvas, adverso;
sem ressalvas, com ressalvas, adverso, negativa de parecer;
adequadas, adequadas com ressalva, inadequadas ou com negativa de opinião;
adequadas, adequadas com ressalva, inadequadas, com negativa de opinião e iliquidáveis.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Dos fatores a seguir, qual não corresponde a impedimento para emissão de parecer sem ressalva?
Demonstrações contábeis com relevantes alterações na forma de apresentação legal estabelecida pela CVM.
Limitação na extensão do trabalho de auditoria elaborado sobre as demonstrações contábeis auditadas.
Quando houver certeza de que as demonstrações contábeis possuem alterações relevantes e que os efeitos foram avaliados e aceitos e estão devidamente revelados.
Quando houver descumprimento dos Princípios Fundamentais da Contabilidade, que gere efeitos relevantes não ajustados nem evidenciados.
Quando houver conflito entre as normas gerais de contabilidade e as normas contábeis específicas de uma atividade.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
Em uma situação na qual a empresa está contestando judicialmente, certas incorreções no cálculo do imposto de renda, apontadas por auditoria realizada pela Secretaria da Receita Federal, que arbitrou para o ano das demonstrações financeiras objeto da auditoria, um valor expressivo e relevante. Por ser matéria passível de questionamento jurídico, e tratar-se de matéria conflitante, questionável e difícil de quantificar, sendo assim, a empresa não constituiu provisão para esse passivo contingente. De acordo com estas informações, indique qual tipo de parecer que o auditor deve emitir.
com ressalva
sem ressalva
parcial
com abstenção de opinião
adverso
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
Dadas as situações a seguir, identifique, na respectiva ordem, quais os tipos de parecer de auditoria mais adequados a cada situação:
I. O auditor constatou que a empresa Alpha S.A. somente faturava parte de suas mercadorias vendidas e que boa parte das mercadorias compradas entravam sem documentação hábil.
II. O auditor constatou que a empresa Beta S.A. não estava reconhecendo os juros e variações monetárias de seus contratos de financiamentos junto ao Banco Empresta Tudo S.A., efetuando a contabilização somente no pagamento do empréstimo.
III. O auditor, ao executar os trabalhos na empresa Gama S.A., encontrou divergências no cálculo da provisão para contingências trabalhistas. Ao analisar a relevância dos números, percebeu que os mesmos não afetavam as demonstrações contábeis.
IV. O auditor, ao avaliar as demonstrações financeiras da empresa Omega S.A., não conseguiu compor o saldo das contas de financiamentos concedidos, nem das contas de investimentos.
com ressalva, adverso, abstenção de opinião e sem ressalva
adverso, abstenção de opinião, sem ressalva e com ressalva
adverso, com ressalva, sem ressalva e abstenção de opinião
abstenção de opinião, sem ressalva, com ressalva e adverso
abstenção de opinião, com ressalva, sem ressalva e adverso
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
A expressão a ser utilizada na elaboração do parágrafo de opinião do parecer sem ressalva, emitido pelos auditores independentes, sobre as demonstrações contábeis, para identificar que as demonstrações contábeis foram avaliadas e nelas foram aplicadas as Normas Brasileiras de Contabilidade, a legislação pertinente e os Princípios Fundamentais de Contabilidade previstos pelo CFC é, de acordo com:
os princípios fundamentais de contabilidade.
as normas brasileiras de contabilidade.
os princípios contábeis geralmente aceitos.
as práticas contábeis adotadas no Brasil.
as normas contábeis nacionais e internacionais aceitas.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Acerca de noções de auditoria, julgue os itens subseqüentes.
O parecer da auditoria é de exclusiva responsabilidade de contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade ou de economista registrado no Conselho Regional de Economia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...