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Auditoria - Procedimentos de Auditoria - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Acerca de auditoria, julgue os itens seguintes.
Na auditoria de estoques, uma série de pontos de controle é importante, como controles de entradas e saídas de estoques, área de armazenagem segura e bens pertencentes a terceiros, ficando a avaliação do inventário para segundo plano, por ser um procedimento puramente formal.
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Com relação a auditoria, técnicas de auditoria e amostragem, julgue os seguintes itens.
Na determinação da amostra, o auditor deve levar em consideração a população objeto, a estratificação e o tamanho da amostra, bem como o risco da amostragem, o erro tolerável e o erro esperado.
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Com relação a auditoria, técnicas de auditoria e amostragem, julgue os seguintes itens.
Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade, dividindo-se em testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica.
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Quanto à execução dos procedimentos de auditoria contábil adequados à parte dos demonstrativos contábeis de uma empresa estatal, na auditoria do disponível, não se deve preferir o último dia do mês ou o último dia do exercício social para esse fim. A contagem deverá ser processada alguns dias antes ou alguns dias depois dessas datas, de modo a se poder fazer depois uma análise retrospectiva ou prospectiva dos saldos com relação à data-limite dos balancetes ou do balanço.
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Quanto à execução dos procedimentos de auditoria contábil adequados à parte dos demonstrativos contábeis de uma empresa estatal, na auditoria de compras e contas a pagar, deve-se verificar em que condições as compras foram realizadas, proceder à conferência dos registros contábeis, testar a adequabilidade do volume das compras, realizar exame dos pagamentos efetuados e examinar as contrapartidas anormais na liquidação das contas a pagar.
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Quanto à execução dos procedimentos de auditoria contábil adequados à parte dos demonstrativos contábeis de uma empresa estatal, na auditoria de vendas e contas a receber, deve-se observar o seguinte roteiro: conferência do faturamento, conferência dos registros contábeis das vendas ou da receita, cálculo da compatibilidade do volume de vendas registrado, conferência da distribuição da cobrança e testes nos registros de cobrança, exame das contrapartidas anormais, identificação dos valores ainda não-cobrados, remessa de cartas-circulares para a confirmação de saldos, exame de outras contas a receber, exame do fundo para devedores duvidosos, exame das mercadorias e dos serviços por entregar nos casos em que os clientes deixaram sinais ou adiantamentos e exame dos títulos descontados.
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Quanto à execução dos procedimentos de auditoria contábil adequados à parte dos demonstrativos contábeis de uma empresa estatal, na auditoria
do patrimônio líquido, deve-se levantar um mapa que inclua todas as contas passivas representativas do patrimônio líquido da empresa, incluindo, ainda, os saldos anteriores —- já auditados -—, a movimentação de débitos e créditos efetuada no período sob exame e os saldos atuais.
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Quanto à execução dos procedimentos de auditoria contábil adequados à parte dos demonstrativos contábeis de uma empresa estatal, na auditoria dos lucros distribuídos e provisões, deve-se verificar se a forma pela qual os resultados dos últimos exercícios sociais foram distribuídos está de acordo com: a legislação das sociedades por ações, a legislação do imposto de renda, os estatutos da empresa e as deliberações da assembléia geral de acionistas.
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A Instrução Normativa n.º 1, de 6 de abril de 2001, que define diretrizes, princípios, conceitos e aprova normas técnicas para a atuação do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal estabelece que "Procedimento de auditoria é o conjunto de verificações e averiguações previstas em um programa de auditoria, que permite obter evidências ou provas suficientes e adequadas para analisar as informações necessárias à formulação e fundamentação da opinião por parte do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. Trata-se, ainda, do mandamento operacional efetivo, são as ações necessárias para atingir os objetivos nas normas auditoriais. Também chamado de comando, o Procedimento representa a essência do ato de auditar, definindo o ponto de controle sobre o qual se deve atuar."
A citada instrução define como técnicas de auditoria o(a)
análise documental, que consiste na verificação dos registros constantes de controles regulamentares, relatórios sistematizados, mapas e demonstrativos formalizados, elaborados de forma manual ou por sistemas informatizados.
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A Instrução Normativa n.º 1, de 6 de abril de 2001, que define diretrizes, princípios, conceitos e aprova normas técnicas para a atuação do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal estabelece que "Procedimento de auditoria é o conjunto de verificações e averiguações previstas em um programa de auditoria, que permite obter evidências ou provas suficientes e adequadas para analisar as informações necessárias à formulação e fundamentação da opinião por parte do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. Trata-se, ainda, do mandamento operacional efetivo, são as ações necessárias para atingir os objetivos nas normas auditoriais. Também chamado de comando, o Procedimento representa a essência do ato de auditar, definindo o ponto de controle sobre o qual se deve atuar."
A citada instrução define como técnicas de auditoria o(a)
observação das atividades e condições, exame usado para testar a efetividade dos controles, particularmente daqueles relativos à segurança de quantidades físicas ou qualidade de bens tangíveis; a evidência é coletada sobre itens tangíveis.
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