Lista completa de Questões de Auditoria da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um exemplo de controle interno contábil, utilizado para confrontar a mesma informação com dados vindos de bases diferentes e estabelecido para detecção de falhas nos procedimentos, é a
Dependendo da forma como irão atuar em cada processo, os controles internos podem ser classificados em duas categorias: controles preventivos e controles detectivos. Nesse contexto, analise os seguintes exemplos:
I - limites de alçada; II - segregação de funções; III - revisão analítica; IV - análise estatística da lucratividade; V - autorização prévia. Referem-se a controles preventivos APENAS os exemplosA criação do Comitê de Auditoria entre as empresas que adotam as boas práticas de governança corporativa, está vinculada ao princípio denominado
disclosure
going concern
fairness
compliance
accountability
Uma determinada Companhia adquiriu um empréstimo para pagamento em parcela única, com vencimento programado para 13 meses após a aquisição. No ato da aquisição da quantia e da obrigação do pagamento, o registro contábil foi o seguinte:
débito em uma conta do Ativo Permanente e crédito em uma conta do Passivo Circulante (Curto Prazo).
débito em uma conta de despesa financeira e crédito na conta Bancos.
crédito na conta Empréstimos a longo prazo e débito de despesa financeira.
crédito na conta Bancos e débito na conta Empréstimos a longo prazo.
débito na conta Bancos e crédito na conta Empréstimo do passivo não circulante (Longo Prazo).
Durante o processo de planejamento da auditoria anual, a equipe de auditores deve cumprir algumas etapas ou fases essenciais para que a auditoria programada obtenha sucesso. Sendo assim, para que os trabalhos de auditoria definidos para o ano sejam efetuados dentro do período proposto, é imprescindível o cumprimento da fase de
avaliação dos riscos e controles do processo auditado.
classificação de cada processo auditado de acordo com o seu risco.
definição prévia do prazo para realização de cada trabalho.
definição da equipe de auditoria responsável para cada processo.
realização do mapeamento dos processos na organização.
Uma das principais características que diferencia o auditor interno do auditor externo é que o auditor interno
dispõe de maior tempo à disposição da empresa e se dedica mais à análise das demonstrações contábeis para emitir parecer ou opinião sobre elas.
realiza uma menor quantidade de testes, em decorrência de seu envolvimento com as operações da empresa.
tem maior grau de liberdade e independência no desenvolvimento de suas atividades, por ser empregado da empresa.
tem como objetivo verificar a necessidade de aprimorar as normas internas vigentes.
é considerado, na prática, olhos e ouvidos da administração e, por isso, só executa a auditoria operacional.
De acordo com a CVM, as Companhias abertas deverão, a partir do exercício findo em 2010, apresentar as suas demonstrações financeiras consolidadas por meio do padrão contábil internacional, e os auditores independentes deverão emitir opinião sobre a adequação das demonstrações financeiras consolidadas às normas internacionais de contabilidade, bem como sobre
a demonstração de mutação de patrimônio líquido de exercícios anteriores que ocasionaram possíveis diferenças na reconciliação das demonstrações financeiras consolidadas às normas internacionais.
as notas explicativas relativas ao método pelo qual as Companhias realizaram a consolidação das suas demonstrações financeiras.
o relatório da administração que explicará os efeitos da consolidação das demonstrações financeiras da Companhia, de acordo com as normas internacionais de contabilidade emitidas pelo IASB (International Account Standars Board).
os ajustes contábeis realizados em exercícios anteriores que impactassem as demonstrações financeiras do exercício findo em 2010.
os efeitos dos eventos que geraram diferença entre os totais do patrimônio líquido e do lucro líquido ou prejuízo da controladora, em confronto com os totais do patrimônio líquido e do lucro líquido ou prejuízo consolidados.
Como é denominado o plano de trabalho para exame de área específica que prevê os procedimentos a serem aplicados, a fim de que se possa alcançar o resultado desejado?
Circularização
Carta-proposta
Programa de auditoria
Parecer de auditoria
Sobre as técnicas de auditoria, analise as afirmativas a seguir.
I - A existência, a efetividade e a continuidade dos controles internos da entidade são verificadas pelo auditor independente por meio dos testes substantivos.
II - A divisão da população em subgrupos homogêneos, com o objetivo de diminuir o tamanho da amostra, é uma técnica denominada amostragem direcionada.
III - Os riscos de amostragem nos testes de observância podem ser classificados em subavaliação e superavaliação da confiabilidade.
IV - A carta de responsabilidade da administração deve ser emitida com a mesma data do parecer dos auditores sobre as demonstrações contábeis a que ela se refere.
É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)
I.
II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
Quando um auditor aplica um teste com o objetivo de verificar o comportamento de valores significativos mediante índices, quocientes, quantidades absolutas e outros meios, esse profissional realiza o procedimento denominado
revisão analítica.
circularização positiva.
inspeção.
investigação.
cálculo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...