Questões de Auditoria da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Em uma auditoria interna de processo, a forma de apresentação do relatório final que descreve resumidamente os problemas identificados, assim como os riscos e consequências envolvidas, é denominada

  • A. parecer final.
  • B. relatório sintético.
  • C. sumário executivo.
  • D. avaliação analítica.
  • E. análise sintética.

Durante a execução de primeira auditoria no processo de contas a pagar, o auditor interno da empresa X verificou que existiam dois problemas relacionados ao processo:

• contas pagas em duplicidade ou com valores incorretos;

• fornecedores inexistentes registrados no contas a pagar.

Para encontrar os dois problemas relacionados ao processo de contas a pagar, o auditor precisou executar, no mínimo, alguns procedimentos de auditoria, como os que devem ser analisados a seguir.

I - Abertura analítica do saldo registrado no contas a pagar.

II - Envio de cartas de circularização para os fornecedores.

III - Contagem de caixa.

IV - Contagem física dos estoques.

V - Conferência e inspeção física de documentos.

Estão corretos APENAS os procedimentos

  • A. I, II e V.
  • B. I, III e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. I, II, III e V.
  • E. II, III, IV e V.

A apresentação do relatório final de uma auditoria interna é um dos pontos mais aguardados pelas partes interessadas no processo. Desse modo, um relatório de término de trabalho de campo de auditoria interna, para que seja bem entendido, deve conter, no mínimo, determinados pontos, como os que devem ser analisados a seguir.

I - Notas explicativas referentes às demonstrações contábeis.

II - Introdução contendo os objetivos e o escopo do trabalho.

III - Metodologia de trabalho utilizada durante a auditoria.

IV - Pontos de controle identificados com o apontamento dos riscos e as recomendações de melhoria.

V - Nome e função dos responsáveis por falhas, erros e fraudes encontrados nos processos auditados.

São corretos APENAS os pontos

  • A. I, II e V.
  • B. II, III e IV.
  • C. III, IV e V.
  • D. I, II, III e IV.
  • E. II, III, IV e V.

Após a emissão do relatório final, inicia-se uma nova fase no processo de auditoria interna, que é o acompanhamento da implementação das ações corretivas. Para essa fase, a área ou setor auditado e responsável pelas ações corretivas deve

  • A. definir, em conjunto com os gerentes da empresa, qual o impacto das ações corretivas no processo produtivo da Companhia.
  • B. elaborar um plano de ação corretiva, em conjunto com os funcionários da Companhia, levando em consideração o prazo para emissão do próximo relatório de auditoria.
  • C. executar o plano de ação montado pela Auditoria Interna da Companhia, de acordo com as recomendações do relatório final.
  • D. organizar um plano de ação discutido e aprovado em conjunto com a Auditoria Interna, considerando aspectos como: prazo, orçamento, ferramentas, contingente e treinamento.
  • E. definir o prazo para execuções das ações corretivas, em conjunto com a diretoria executiva da Companhia, que irá definir as diretrizes para elaboração do plano corretivo.

Analise as proposições abaixo.

I - Procedimento de auditoria utilizado para identificar possíveis fraudes, envolvendo desvios de mercadorias ou equipamentos da empresa.

II - Procedimentos de auditoria interna realizados para identificação de possíveis falhas no processo financeiro.

Correspondem às proposições, respectivamente, os procedimentos

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

O sistema de controles internos em uma empresa é de fundamental importância para o processo de fechamento do balanço contábil, pois um dos seus objetivos principais é

  • A. verificar a exatidão e a fidedignidade dos dados contábeis.
  • B. calcular os índices de balanço.
  • C. mensurar a capacidade financeira da empresa.
  • D. testar a exatidão do volume registrado no patrimônio líquido.
  • E. monitorar o resultado de exercícios futuros.

Por definição, um dos objetivos do controle interno é incrementar a eficiência operacional. Um exemplo de controle operacional, utilizado com essa finalidade na prevenção de falhas na linha de produção, é a(o)

  • A. verificação dos produtos com defeito no final do dia.
  • B. implementação de programas de incentivo aos trabalhadores de fábrica.
  • C. revisão de desempenho do processo.
  • D. revisão periódica do orçamento.
  • E. monitoramento e a manutenção periódica de máquinas e equipamentos.

Uma empresa é formada por diversos processos operacionais que irão fazê-la funcionar adequadamente, se os seus objetivos forem alcançados. No entanto, existem riscos relacionados aos processos que podem impedir o alcance desses objetivos. Nesse sentido, a função do controle interno é

  • A. extinguir completamente os riscos inerentes aos processos operacionais, aumentando a margem de sucesso na cadeia produtiva.
  • B. mapear todos os processos operacionais da empresa, associando os objetivos finais de cada processo ao seu devido risco.
  • C. mitigar os riscos existentes em um grau razoável de segurança, para que os objetivos finais dos processos operacionais sejam alcançados.
  • D. concentrar todos os riscos da empresa em um só processo, facilitando sua investigação e possível extinção.
  • E. avaliar o impacto e a probabilidade de ocorrência de cada risco em relação aos processos e seus objetivos finais.

As fraudes ocorrem nas empresas por diversos motivos, tais como inexistência de normas e controles internos fragilizados, entre outros. Elas ocorrem em determinados processos das empresas de forma conjunta ou isoladamente. Uma das formas de prevenção da fraude no processo de contas a pagar é a implantação do controle de

  • A. inventário físico.
  • B. mapeamento operacional.
  • C. segregação de funções.
  • D. revisão analítica.
  • E. acesso operacional.

A implantação de um sistema efetivo de controles passa por várias etapas, como por exemplo, levantamento dos processos, riscos, controles envolvidos, planejamento, execução e monitoramento. Em uma organização, os responsáveis pelo sistema de controles internos, considerando todas as etapas, são os

  • A. conselheiros e os acionistas.
  • B. auditores externos e os diretores.
  • C. gerentes, os auditores internos e os investidores.
  • D. diretores, os gerentes, os auditores e os demais colaboradores.
  • E. órgãos reguladores, os auditores em geral e os fiscais.
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