Questões de Auditoria da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Empregando a técnica de amostragem, a auditoria confrontou-se com uma divergência entre a especificação do Edital e a do produto entregue. Ao analisar a documentação relativa à medição de determinada obra de engenharia, notou-se que o orçamento estimativo do certame licitatório consignava o seguinte item:

Com base no relato acima, é correto afirmar:

  • A. É essencial para o desenvolvimento dos trabalhos de auditoria acreditar nos relatos trazidos pelos entrevistados, não imaginando erro ou fraude, a menos que se apresentem de forma indiscutível.
  • B. Se o aditivo contratual mencionado for assinado antes da finalização do relatório, é possível relegar o achado ao campo das observações, uma vez que, não havendo alteração dos valores contratados, não há prejuízo ao erário, constituindo a divergência em mera formalidade.
  • C. As normas de auditoria são específicas e diferem das demais do Profissional Contabilista, principalmente no que tange às exigências éticas relevantes.
  • D. O uso dos trabalhos de especialistas, a exemplo do engenheiro destacado para acompanhar a execução da obra, não modifica o risco da auditoria interna nem a extensão da responsabilidade do auditor interno.
  • E. A amostragem em auditoria pode se concentrar em saldos de maior materialidade em desfavor dos de menor materialidade, se for direcionada com a técnica conhecida como classificação ABC.

A Auditoria Interna

  • A. não deve prestar assessoria à administração da entidade.
  • B. deve ser autônoma e independente.
  • C. deve buscar fundamentar as opiniões com testes substantivos, sempre que possível.
  • D. não deve abrir seu relatório à auditoria externa, de forma a não comprometer a imparcialidade da última, nem o dever de sigilo da primeira.
  • E. deve manter a objetividade, sendo-lhe impróprio formular críticas, sugestões e recomendações.

Acerca da auditoria no setor público federal, é correto afirmar:

  • A. O Poder Judiciário, juntamente com o Poder Executivo e o Poder Legislativo, deve manter um sistema integrado de controle interno, cuja finalidade, entre outras, é apoiar a missão institucional do controle externo.
  • B. A fiscalização pública fica restrita aos aspectos financeiros, patrimoniais e orçamentários, sendo vedada a chamada “fiscalização operacional”.
  • C. O Tribunal de Contas da União opera como órgão de controle externo do setor público federal, porém, não lhe é possível tomar contas de pessoas jurídicas de direito privado, ainda que utilizem recursos públicos federais.
  • D. Elaborar o parecer prévio das contas anuais do Presidente da República é uma das competências atribuídas ao Congresso Nacional, de acordo com a Constituição Federal.
  • E. As contas dos administradores das fundações instituídas pelo Poder Público Federal serão julgadas pelo Congresso Nacional.

Considere as afirmativas abaixo sobre amostragem em auditoria.

I. Amostragem de auditoria é a aplicação de procedimentos de auditoria sobre uma parte da totalidade dos itens que compõem o saldo de uma conta ou classe de transações.

II. Ao usar o método de amostragem estatística, ou não, deve ser projetada e selecionada uma mostra que possa proporcionar evidência de auditoria suficiente e apropriada.

III. A amostra selecionada pelo auditor deve ter uma relação direta com o volume de transações realizadas, como também com os efeitos da avaliação patrimonial e financeira e o resultado por ela obtido no período.

Está correto o que se afirma em

  • A. I e III, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I, II e III.
  • D. I e II, apenas.
  • E. III, apenas.

A empresa pública de transportes intermunicipais do Estado contratou a firma Tradição e Consultoria para realizar auditoria das demonstrações contábeis do exercício de 2015. Concluído os trabalhos de auditoria, a opinião do auditor trata de determinar se

  • A. o sistema de controle interno é eficiente de modo a proteger a entidade dos riscos de distorções relevantes causadas por fraudes ou erros.
  • B. as demonstrações contábeis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
  • C. a Administração conduz os negócios da entidade com eficiência e eficácia, viabilizando o futuro da entidade.
  • D. as demonstrações contábeis são elaboradas por profissionais devidamente habilitados e representam adequadamente a posição patrimonial e a capacidade financeira da empresa frente as suas obrigações.
  • E. as demonstrações contábeis do exercício são elaboradas de acordo com as práticas usuais para o ramo de atividade da entidade e estão livres de irregularidades causadas por atos intencionais.

Contratado para realizar a auditoria das demonstrações contábeis do exercício de 2015, da Companhia de Limpeza Urbana e Higienização, o auditor independente deve expressar uma opinião não modificada quando

  • A. tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis.
  • B. concluir com base em evidência de auditoria obtida, que as demonstrações contábeis tomadas em conjunto apresentam distorções relevantes.
  • C. tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas nas demonstrações contábeis.
  • D. concluir que as demonstrações contábeis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
  • E. não conseguir obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para concluir se as demonstrações contábeis tomadas em conjunto não apresentam distorções relevantes.

Nos trabalhos realizados pela auditoria interna no departamento de compras e vendas da empresa Distribuidora de Prêmios e Brindes do Sul S/A, foi constatada a aquisição de materiais de escritório sem nota fiscal no valor de R$ 165.000,00. De acordo com a NBC TI − Da Auditoria Interna, os fatos, as informações e provas obtidas no curso da auditoria constituem registros

  • A. na ata de registros de achados de auditoria interna.
  • B. no parecer dos auditores internos.
  • C. na conclusão dos trabalhos da auditoria interna.
  • D. nos papéis de trabalho.
  • E. no certificado de auditoria interna.

As evidências dos trabalhos executados, que fundamentam a opinião e comentários do profissional de auditoria governamental, são registradas, segundo as Normas de Auditoria Governamental (NAGs) − Aplicável ao Controle Externo,

  • A. na documentação de auditoria.
  • B. na conclusão da auditoria.
  • C. no relatório de auditoria.
  • D. no parecer de auditoria.
  • E. na ata de encerramento dos trabalho s de auditoria.

Apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional, segundo a Constituição Federal, é uma das finalidades

  • A. da auditoria interna.
  • B. do Tribunal de Contas.
  • C. da auditoria externa.
  • D. do Ministério Público.
  • E. do sistema do controle interno.

Nas auditorias realizadas das demonstrações contábeis, conforme as evidências de auditoria obtidas, o auditor independente deve expressar a seguinte opinião, EXCETO:

  • A. opinião adversa.
  • B. opinião sem ressalvas.
  • C. abstenção de opinião.
  • D. opinião com ressalva.
  • E. opinião pela irregularidade.
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