Questões de Auditoria da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O controle social

  • A. está inserido nos mecanismos de controle institucional durante o mandato.
  • B. se concretiza por meio da participação dos cidadãos em conselhos, com o objetivo exclusivo de fiscalizar o cumprimento de procedimentos pelos órgãos públicos.
  • C. está compreendido na accountability vertical.
  • D. somente é exercido no processo eleitoral.
  • E. refere-se estritamente ao processo de dar transparência aos atos públicos.

As ações I a IV referem-se a atividades realizadas em um órgão da Administração pública:

I. Contabilizar uma nota fiscal ou documento inidôneo no sistema e, posteriormente, emitir uma nota de empenho e receber o seu valor correspondente no setor financeiro.

II. Lançar determinado evento contábil e, posteriormente, emitir parecer sobre o mesmo.

III. Informar senhas pessoais, que são de uso restrito, a outros usuários para a alterar ou excluir registros que possam interferir em resultados e comprometer tomadas de decisões.

IV. Incluir dados e informações privilegiadas, capazes de comprometer as decisões dos processos licitatórios, bem como a emissão de notas de empenho global.

Essas ações

  • A. podem ser realizadas devido à terceirização de atividades de TI.
  • B. ferem os princípios do alinhamento de TI e negócios.
  • C. ferem os princípios da segregação de funções.
  • D. não respeitam o Planejamento Estratégico de TI.
  • E. fazem parte do programa de gestão de riscos.

A área de TI de um Tribunal de Contas estabeleceu um conjunto de auditorias planejado para um determinado período de tempo, com o propósito específico de avaliar a integridade dos dados comunicados entre os sistemas de informação, ou seja, suas interfaces. Essas auditorias fazem parte de

  • A. um projeto.
  • B. um programa.
  • C. uma rotina.
  • D. um papel.
  • E. um achado.

Determinado servidor do Tribunal de Contas foi designado para realizar trabalhos de auditoria governamental em determinada entidade do setor público. Segundo as Normas de Auditoria Governamental − NAGs, a execução destes trabalhos NÃO inclui

  • A. a avaliação de controles, eventos, operações e transações.o exame de registro e documentos.
  • B. o exame de registro e documentos.
  • C. a obtenção da opinião do ente auditado.
  • D. a documentação das informações em meio eletrônico ou físico.
  • E. a identificação dos responsáveis pelos prejuízos apurados, quando houver.

Uma auditoria está sendo feita para avaliar se a equipe de TI dedicada a configurar perfis de acesso às transações dos sistemas de aplicação cumpre com as regras de atestação e revogação de acessos, determinadas pelos responsáveis pelas informações de negócios. Essa auditoria, que não tem foco em avaliar a eficácia dos controles, está dedicada a julgar

  • A. a conformidade do controle sobre o acesso dos usuários.
  • B. os impedimentos de acesso dos usuários.
  • C. o sucesso de acesso dos usuários.
  • D. os efeitos do acesso indevido por usuários.
  • E. os resultados operacionais obtidos pelo uso dos sistemas.

A auditoria realizada em determinada autarquia pública na qual o relatório emitido pelos auditores aborda os aspectos da economicidade e da eficiência na aquisição e aplicação dos recursos, assim como da eficácia e da efetividade dos resultados alcançados, refere-se à auditoria

  • A. operacional.
  • B. de acompanhamento de gestão.
  • C. de avaliação de gestão.
  • D. orçamentária.
  • E. de gestão de recursos.

Um processo de controle por dupla verificação por contadores sobre lançamentos contábeis, via sistema de informação, está apresentando desvios. Nesse contexto, considere:

I. alterações no pessoal-chave.

II. falha na expectativa da taxa esperada de desvio.

III. flutuações sazonais significativas no volume de transações.

IV. erro humano.

São possíveis causas dos desvios nos controles esperados o que consta APENAS em

  • A. I, III e IV.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, II e III.
  • D. II, III e IV.
  • E. I e II.

Um Tribunal de Contas deseja estabelecer uma auditoria com a finalidade de realizar revisões sistemáticas de programas, organizações, atividades ou segmentos operacionais da entidade, permitindo avaliar e comunicar se os recursos da organização estão sendo usados eficientemente, bem como se estão sendo alcançados os objetivos operacionais. Essa auditoria é obrigatoriamente

  • A. operacional e deve ser externa.
  • B. operacional e deve ser interna.
  • C. independente e deve ser interna.
  • D. operacional, interna ou externa.
  • E. independente, interna ou externa.

Com relação à responsabilidade do Auditor relativamente à fraude, é correto afirmar que:

  • A. A principal responsabilidade do Auditor é emitir uma opinião limpa sobre as demonstrações contábeis.
  • B. O Auditor é responsável apenas pelo exame da documentação que lhe for fornecida.
  • C. O Auditor é responsável por obter segurança de que as Demonstrações Contábeis como um todo não contém distorções relevantes, causadas por fraude ou erro.
  • D. O Auditor responde apenas sobre os serviços explicitamente contratados.
  • E. Embora haja limitações inerentes na auditoria, o Auditor é responsável pela prevenção e detecção de fraude.

As Entidades Fiscalizadoras Superiores - EFS do setor público, nas quais incluem-se os Tribunais de Contas, devem observar as normas emitidas pela International Organization of Supreme Audit Institutios - INTOSAI, que em sua norma ISSAI 100 aponta três tipos de auditoria. A auditoria que objetiva examinar a economicidade, eficiência, eficácia, efetividade e qualidade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de avaliar o seu desempenho e de promover o perfeiçoamento da gestão pública, segundo o manual de auditoria do TCU adaptado às normas internacionais, é a Auditoria

  • A. das Demonstrações Contábeis.
  • B. operacional.
  • C. de Conformidade.
  • D. de Qualidade.
  • E. dos Sistemas ou TI.
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