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A auditoria no setor público federal, mediante controle externo, é realizada pelo Tribunal de Contas da União, que tem dentre outras, a atribuição de
realizar, mediante autorização do Congresso Nacional, inspeções e auditorias nas unidades administrativas do Poder Executivo, das empresas estatais e das concessionárias de serviços públicos.
exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.
realizar inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
realizar auditorias nas transações de comércio exterior realizadas pelas entidades da administração pública federal.
encaminhar ao controle interno o resultado das auditorias realizadas nas contas prestadas pelo Presidente da República.
Acerca da auditoria no setor público federal, no âmbito do sistema de controle interno do Poder Executivo Federal NÃO constitui objeto do exame
os contratos firmados por gestores públicos com entidades públicas ou privadas para prestação de serviços, execução de obras e fornecimento de materiais.
os processos de licitação, sua dispensa ou inexigibilidade.
a arrecadação, a restituição e as renúncias de receitas de tributos federais.
a aplicação dos recursos do Tesouro Nacional transferidos a entidades públicas ou privadas.
as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a União participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo.
O auditor independente ou externo
tem como objetivo principal a prevenção e a detecção de falhas no sistema de controle interno da entidade.
ao comparativo das despesas de pessoal com os limites impostos pela Lei da Responsabilidade Fiscal.
tem que fazer análise com alto nível de detalhes, independentemente da relação custo-benefício, para minimizar o risco de detecção.
deve produzir um relatório ou parecer sobre as demonstrações contábeis da entidade auditada.
tem menor grau de independência em relação à entidade auditada do que o auditor interno.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O objetivo geral dos controles internos administrativos é evitar a ocorrência de impropriedades e irregularidades, por meio dos princípios e instrumentos próprios. Em relação aos objetivos específicos a serem atingidos, NÃO representa um destes objetivos:
Salvaguardar os ativos financeiros e físicos quanto à sua boa e regular utilização e assegurar a legitimidade do passivo.
Observar as normas legais, instruções normativas, estatutos e regimentos.
Evitar o cometimento de erros, desperdícios, abusos, práticas antieconômicas e fraudes.
Assegurar a aderência das atividades às diretrizes, planos, normas e procedimentos da unidade/entidade.
Definir o controle como um instrumento de correção dos atos de gestão do administrador público.
O tipo de auditoria do setor governamental que tem por objetivo emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação do dinheiro público e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, é denominada auditoria:
operacional.
especial.
descentralizada.
de avaliação de gestão.
plena.
A empresa Condor S.A. atua no segmento de crédito pessoal, com financiamentos de até R$ 30.000,00. Como sua política de análise de crédito é bastante flexível, possui um volume de operações grande, fazendo com que as perdas por inadimplência sejam absorvidas pelas operações. Como a política comercial é atuar junto a grandes lojas de varejo, a empresa concede aos inadimplentes, 80% de perdão nas multas e juros, concedido pelo próprio colaborador no caixa, desde que o cliente venha até as lojas parceiras para quitar os débitos. O auditor constatou que devido à facilidade da concessão dos descontos, os funcionários passaram a se apropriar das quitações em dinheiro feita pelos inadimplentes, dando o desconto e ficando com o dinheiro. Segundo os conceitos de auditoria externa, referida fraude evidencia um risco de
detecção.
controle.
monitoramento.
inerente.
operações.
Atenção: As questões de números 49 e 50 referem-se ao texto abaixo.
Um auditor externo ao proceder a auditoria da empresa Grãos e Cia, constata no ano de 2010, na fase pré-operacional da unidade construída em Palmas, o custo de R$ 18.000.000,00 relativos à terraplanagem do terreno da fábrica. Foram feitos os testes, que evidenciaram que o contrato de serviços de terraplanagem foi realizado com empresa devidamente constituída juridicamente e em atividade normal. O pagamento do serviço contratado foi efetuado à empresa de terraplanagem e comprovado por pagamento eletrônico constante do extrato bancário. O auditor em procedimento complementar e diante da expressividade dos valores foi até a unidade verificar os serviços. Ao indagar alguns funcionários foi informado que o serviço de terraplanagem havia sido feito pela prefeitura da cidade, a qual também doou o terreno a empresa Grãos e Cia. Os funcionários também informaram que nunca esteve na empresa Grãos e Cia qualquer funcionário da empresa de terraplanagem contratada.
A situação evidencia uma operação de
erro contábil e financeiro.
fraude contábil e financeira.
ato incondicional com distorções contábeis e financeiras.
ato condicional, sem efeitos contábeis e financeiros.
falha de governança, sem impacto na auditoria.
No processo de auditoria do ativo imobilizado da empresa Cracatua S.A. o auditor evidenciou que havia uma perda de valor recuperável de R$ 100.000,00, na principal unidade de negócios da empresa. Considerando que a empresa, no ano anterior, já havia contabilizado R$ 150.000,00 como perda de valor recuperável na mesma unidade de negócios e que referido ativo possui reavaliação de R$ 300.000,00, o lançamento para escrituração a ser recomendado pela auditoria é:
Para que a auditoria externa possa utilizar os trabalhos dos auditores internos é obrigatório que
haja subordinação dos auditores internos aos auditores externos.
os trabalhos sejam desenvolvidos de acordo com as determinações da administração da empresa e dos órgãos de governança.
a determinação da amostra, a seleção dos documentos e a revisão sejam feitas pela auditoria externa.
a alie a objetividade da função da auditoria interna e a competência técnica dos auditores internos.
Dadas as situações a seguir:
I. A empresa Dominó Ltda registrou todas as vendas de bens faturadas e os serviços que foram prestados nos montantes do parcelamento contratado.
II. A empresa Construção Ltda reconheceu as vendas faturadas no resultado e está aguardando o faturamento dos serviços para reconhecer as receitas das consultorias prestadas.
III. A empresa Service S.A. reconhece suas receitas com a execução completa dos serviços.
IV. A empresa Logística S.A. faturou os produtos, reconheceu as receitas e a mercadoria encontra-se no porto disponível para embarque no navio para o cliente.
V. A empresa Diagonal Ltda difere a quantia faturada como serviços de garantia quando vendido em conjunto com os televisores.
São consideradas "não conforme" pelo auditor APENAS
I.
II e III.
V.
II, III e IV.
III e IV.
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