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No âmbito do Controle Interno Federal, os Relatórios de Auditorias constituem-se na forma pela qual os resultados dos trabalhos realizados são levados ao conhecimento das autoridades competentes com algumas finalidades. Dentre estas, encaminha-se o relatório
ao Ministério Público, para aplicação das sanções cabíveis.
aos responsáveis pela execução das tarefas, para correção de erros detectados.
ao Tribunal de Contas da União, para emissão de parecer prévio.
aos Órgãos de Controle Externo e Interno, para intimar os responsáveis a prestarem esclarecimentos acerca dos erros detectados.
às gerências executivas, para determinar a correção dos erros detectados.
No âmbito da administração pública federal, o Sistema de Controle Interno visa à avaliação da ação governamental e da gestão dos administradores públicos. Neste sentido, uma de suas finalidades é
apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.
apoiar o Ministério Público no exercício de sua missão institucional.
apreciar as Contas do Governo da República.
emitir parecer sobre as contas prestadas pelo Presidente da República.
julgar as contas prestadas pelos administradores públicos.
O regime financeiro mais adequado para a sistemática da previdência privada aberta é o de
repartição simples.
capitalização misto. .
capitalização.
capitalização coletiva.
capitais de cobertura
Os planos de benefícios das entidades de previdência complementar devem prever
carência mínima de 180 (cento e oitenta) contribuições mensais e cessação do vínculo com o patrocinador para fazer jus a benefício de prestação programada e continuada.
concessão de benefício, incluindo abonos e produtividade por força da sua natureza salarial.
contribuições adicionais a serem aportadas pelo patrocinador para financiamento dos planos.
benefício proporcional diferido, portabilidade e autopatrocínio.
a possibilidade de resgate dos valores portados.
Atenção: Para responder às questões de números 31 a 37, considere as normas vigentes até 30/12/2010.
Em relação à utilização de amostragem na auditoria, é correto afirmar:
A amostragem utilizada em auditoria é necessariamente probabilística, sob pena de ocorrerem riscos decorrentes da utilização do julgamento pessoal do auditor sobre os itens a serem selecionados.
A estratificação é o processo de dividir uma população em subpopulações, cada qual contendo um grupo de unidades de amostragem com características heterogêneas.
O tamanho da amostra a ser determinada pelo auditor deve considerar o risco de amostragem, bem como os erros toleráveis e os esperados.
O erro tolerável é o erro mínimo na população que o auditor está disposto a aceitar e, ainda assim, concluir que o resultado da amostra atingiu o objetivo da auditoria.
Quando o erro projetado for inferior ao erro tolerável, o auditor deve reconsiderar sua avaliação anterior do risco de amostragem e, se esse risco for inaceitável, considerar a possibilidade de ampliar o procedimento de auditoria ou executar procedimentos de auditoria alternativos.
Ao conduzir uma auditoria de demonstrações contábeis, são objetivos gerais do auditor obter segurança
razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, devido à fraude ou erro, possibilitando que o auditor expresse opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção irrelevante, devido a erros, possibilitando que o auditor expresse opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de parecer financeiro.
total de que as demonstrações contábeis em parte estão livres de distorção relevante, devido à fraude ou erro, possibilitando que o auditor expresse opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
total de que as demonstrações contábeis em parte estão livres de distorção irrelevante, devido à fraude, possibilitando que o auditor expresse opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
razoável de que as demonstrações contábeis em parte estão livres de distorção irrelevante, devido à fraude ou erro, possibilitando que o auditor expresse opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos considerados, em conformidade com a estrutura de parecer financeiro consolidado do auditor independente.
No processo de auditoria, para emissão de relatório, devese obter
documentação mínima que suporte o processo de auditoria independente, sem a necessidade de confirmação da fidedignidade dos documentos, ainda que haja indícios de fraude.
confirmação dos eventos, dentro do processo de revisão analítica, limitando-se a revisão dos documentos selecionados por amostra estatística, independentemente do nível de risco oferecido.
evidência de auditoria apropriada e suficiente para a redução do risco de auditoria a um nível aceitável baixo.
confirmação de que as demonstrações contábeis não apresentam quaisquer níveis de fraude ou erro.
confirmação do risco inerente da entidade, que é igual para todas as classes relacionadas de transações apresentadas nas demonstrações contábeis.
Dentre as limitações inerentes dos controles internos, EXCLUI-SE a
possibilidade de erros e equívocos humanos.
possibilidade de conluio para contornar as normas.
burla por administradores.
falha nos sistemas de informações tecnológicas.
eficácia do desenho do processo.
NÃO é um procedimento a ser implantado para auxiliar na prevenção e detecção de não conformidades com leis e regulamentos:
Monitoramento de requisitos legais para assegurar que procedimentos operacionais sejam planejados para cumprir esses requisitos.
Instituição ou operação de sistemas apropriados de controle interno.
Contratação de serviços complementares da auditoria externa que fará auditoria das demonstrações contábeis, para validação do cumprimento das normas e leis.
Acompanhamento da conformidade do código de conduta da entidade, agindo apropriadamente para disciplinar os empregados da entidade que deixem de cumpri-lo.
Desenvolvimento, divulgação e acompanhamento de código de conduta da empresa.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
O risco de auditoria é uma função dos riscos de
detecção e de controle acionário.
fraude e de formação profissional.
materialidade e de independência profissional.
julgamento e de confidencialidade.
distorção relevante e de detecção.
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