Questões de Auditoria da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Considere as assertivas a seguir:

I. A auditoria é uma investigação oficial de suposto delito. Portanto, o auditor não recebe poderes legais específicos, tais como o poder de busca, que podem ser necessários para tal investigação.

II. Desde que o auditor assine declaração de independência, não é mais necessário que decline de trabalhos nos quais existam, na administração da empresa auditada, parentes em nível de segundo grau.

III. Em decorrência das limitações inerentes de uma auditoria, há um risco inevitável de que algumas distorções relevantes das demonstrações contábeis não sejam detectadas, embora a auditoria seja adequadamente planejada e executada em conformidade com as normas legais de auditoria.

Está correto o que se afirma SOMENTE em:

  • A.

    II e III.

  • B.

    I e II.

  • C.

    I.

  • D.

    II.

  • E.

    III.

A possibilidade de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante denomina-se

  • A.

    casualidade de distorção.

  • B.

    incidente de relevância.

  • C.

    erro in loco.

  • D.

    risco de auditoria.

  • E.

    fato externo.

Atenção: Para responder às questões de números 31 a 37, considere as normas vigentes até 30/12/2010.

A circunstância de que os procedimentos executados pelo auditor, a fim de reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo, não acusem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, é denominado risco

  • A.

    de contingências.

  • B.

    operacional.

  • C.

    inerente.

  • D.

    substantivo.

  • E.

    de detecção.

Atenção: Para responder às questões de números 31 a 37, considere as normas vigentes até 30/12/2010.

A auditoria operacional efetuada pelo órgão de controle interno

  • A.

    tem por finalidade o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente.

  • B.

    compreende o exame dos registros e documentos e a coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto.

  • C.

    objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da entidade auditada ou a ela confiados.

  • D.

    consiste em avaliar as ações gerenciais das unidades ou entidades da administração pública, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade.

  • E.

    tem por objetivo atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade auditada, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.

Atenção: Para responder às questões de números 31 a 37, considere as normas vigentes até 30/12/2010.

Os testes que visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento são denominados testes

  • A.

    de observância.

  • B.

    de revisão analítica.

  • C.

    substantivos.

  • D.

    de aderência.

  • E.

    formais de contingência.

Ao conjunto de formulários que contém os apontamentos obtidos pelo auditor durante o seu exame dá-se o nome de

  • A.

    papéis-espelho.

  • B.

    registros de riscos de auditoria.

  • C.

    papéis de trabalho.

  • D.

    registros de planejamento de auditoria.

  • E.

    quadro sinótico de auditoria.

Leis e regulamentos reconhecidos como tendo efeito direto na determinação dos valores e divulgações relevantes nas demonstrações contábeis requerem do auditor a responsabilidade de

  • A.

    executar, de forma limitada, os procedimentos de auditoria especificados para ajudar a identificar não conformidades com leis e regulamentos que possam ter efeito relevante sobre as demonstrações contábeis.

  • B.

    manifestar a necessidade de limitação do escopo de trabalho, não permitindo a emissão de relatório de auditoria, mas somente a geração de parecer circunstanciado da situação.

  • C.

    comunicar à administração, imediatamente, quando da constatação de não conformidades, uma vez que esta é a única responsável pela avaliação e cumprimento das normas e leis as quais a empresa esteja sujeita.

  • D.

    obter evidência de auditoria apropriada e suficiente quanto à conformidade com as disposições das leis e regulamentos.

  • E.

    recusar a continuidade dos trabalhos, em decorrência de não ser sempre possível obter evidências suficientes das transações e dos respectivos efeitos nas demonstrações contábeis.

NÃO é um procedimento a ser implantado para auxiliar na prevenção e detecção de não conformidades com leis e regulamentos:

  • A.

    Monitoramento de requisitos legais para assegurar que procedimentos operacionais sejam planejados para cumprir esses requisitos.

  • B.

    Instituição ou operação de sistemas apropriados de controle interno.

  • C.

    Contratação de serviços complementares da auditoria externa que fará auditoria das demonstrações contábeis, para validação do cumprimento das normas e leis.

  • D.

    Acompanhamento da conformidade do código de conduta da entidade, agindo apropriadamente para disciplinar os empregados da entidade que deixem de cumpri-lo.

  • E.

    Desenvolvimento, divulgação e acompanhamento de código de conduta da empresa.

Atenção: Para responder às questões de números 31 a 37, considere as normas vigentes até 30/12/2010.

Segundo o Manual do Sistema de Controle Interno, aprovado pela Instrução Normativa no 1/2002 da Secretaria Federal de Controle Interno, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal tem como finalidade, dentre outras, a de exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.

  • B.

    O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal tem como atividade essencial, dentre outras, a avaliação do cumprimento das metas do Plano Plurianual que visa a comprovar a conformidade da sua execução.

  • C.

    A Prestação de Contas Anual do Presidente da República, a ser encaminhada ao Congresso Nacional, será elaborada pela Secretaria Federal de Controle Interno do Ministério da Fazenda, conforme previsto no inciso VIII, do artigo 11, do Decreto no 3.591, de 6 de setembro de 2000.

  • D.

    A Tomada de Contas Especial/TCE é um processo administrativo, instaurado quando se configurar omissão no dever de prestar contas, a não comprovação da aplicação dos recursos repassados pela União, a ocorrência de desfalque ou desvio de dinheiro, bens e valores públicos.

  • E.

    Somente os órgãos da Administração Direta serão fiscalizados pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, sendo os demais objeto de fiscalização pelo Tribunal de Contas da União.

Os resultados dos trabalhos de auditoria realizados pelo Sistema de Controle Interno Federal, são levados ao conhecimento das autoridades competentes na forma de

  • A.

    Relatório.

  • B.

    Nota.

  • C.

    Certificado.

  • D.

    Papéis de Trabalho.

  • E.

    Parecer.

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