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Na gestão de unidades de informação, é importante distinguir a diferença entre produtos e serviços. Nesse sentido, sabe-se que
os produtos parecem menos complexos que os serviços e o cliente sente-se qualificado para argumentar com o fornecedor.
muitas vezes, um cliente que recebeu um serviço insatisfatório jamais retorna, frustrando a tentativa de reverter os efeitos da primeira atuação.
é mais fácil a um prestador de serviço atender às expectativas de seu cliente.
os serviços raramente exigem o envolvimento do cliente.
a área de serviços deve orientar-se pelo capital ou pelo equipamento, enquanto a área industrial orienta- se pelas pessoas.
Os sistemas de armazenamento e recuperação da informação desempenham uma série de funções tanto de entrada quanto de saída da informação. Na etapa de saída, observam-se funções estreitamente ligadas à interação entre usuário e sistema, ou seja, a
política de seleção, que orienta a aquisição de documentos para o sistema baseada nas necessidades do usuário.
estratégia de busca, que envolve o processo de análise da questão de busca e a sua tradução para a linguagem do sistema.
organização da informação, que inclui os processos técnicos de catalogação, classificação e indexação dos documentos.
construção de bases de dados bibliográficas, que servirão como suporte e como pontes na recuperação da informação.
avaliação do sistema, que é realizada por meio de indicadores como cobertura, exaustividade, precisão, tempo de resposta e formato.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Ao catalogar a obra cuja página de rosto aparece abaixo, usando o AACR2, um bibliotecário escolheu corretamente a seguinte entrada principal:
Brasil. Tribunal Regional Federal da 2a Região − com entrada secundária para a jurisdição que promulgou a lei.
Brasil. [Lei no 98, de 26 de agosto de 1997] − com entrada secundária sob o cabeçalho estabelecido para o tribunal.
Tavares, José F. (coord.) − com entradas secundárias sob os cabeçalhos estabelecidos para o tribunal e a lei.
Regulamento geral do TRF-2a Região − com entradas secundárias sob os cabeçalhos para o tribunal e a lei.
Um dos grandes desafios no marketing da informação é
adaptar os princípios do marketing à área de serviços.
quebrar as barreiras inconscientes que os profissionais da informação têm em relação ao uso do marketing em sua área de atuação.
convencer os responsáveis pela administração superior da importância das atividades de promoção da informação.
tornar percebível todo o potencial da própria informação, como recurso necessário seja no ambiente convencional, seja na Internet.
desenvolver na equipe profissional as aptidões necessárias para aplicação dos princípios de marketing no ambiente de informação, considerando os produtos tradicionais e os eletrônicos.
Biblioteconomia - Tecnologias da informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Sabendo que a interação entre usuário e sistema deve permear todas as etapas do processo de DSI, julgue os itens a seguir.
A tecnologia deve ser utilizada como recurso, oferecendo aos usuários a possibilidade de elaborar seu perfil a distância.
Com relação à biblioteconomia e à ciência da informação, julgue os itens subsequentes.
A área técnica da biblioteconomia ocupa-se das formas de aquisição, catalogação, classificação e ordenação das obras que compõem os acervos.
Biblioteconomia - Ciência da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Assinale a opção correta acerca da ciência da informação.
Entre as principais atividades da área de biblioteconomia incluem-se a recuperação e a disseminação da informação, sendo a ciência da informação uma atividade distinta, que não integra essa área.
A informação fornecida pelas bibliotecas públicas, universitárias, especializadas ou pelos centros de documentação foi o primeiro objeto de estudo da ciência da informação.
A consolidação da ciência da informação ocorrerá juntamente com o estabelecimento de um consenso sobre o significado do termo informação.
Em decorrência da consolidação progressiva do objeto de estudo da ciência da informação, o campo de pesquisa desta área vem tornando-se cada vez mais delineado e, consequentemente, mais restrito.
A ciência da informação caracteriza-se como uma ciência de ordem prática, mais do que como uma ciência social, em virtude de sua problemática inserir-se em uma abordagem técnica da organização de recursos informacionais.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca do estudo de usuários, assinale a opção correta.
Estudos de usuários realizados com cientistas e técnicos demonstram que os canais formais são mais eficientes que os canais informais para a satisfação dos diversos tipos de necessidades de informação.
O incidente crítico é uma das técnicas utilizadas nos estudos de usuários.
Os estudos de usuários não se desenvolvem a partir de viés mercadológico, razão por que não tratam o usuário como consumidor de informação; esses estudos voltam-se essencialmente ao levantamento de grupos e ao exame de mecanismos de uso.
Esse tipo de estudo tem por finalidade compreender o comportamento dos administradores de unidade informacional, de modo a garantir a prestação de serviços de bom nível aos usuários.
Considera-se a aplicação de questionários a metodologia ideal para o levantamento das necessidades informacionais dos usuários.
O papel do marketing nas unidades de informação é, principalmente,
zelar pela organização e eficiência das atividades de ação cultural, especialmente no que se refere à divulgação de exposições, mostras e conferências.
promover os serviços de informação para a comunidade, de forma a que todos tenham conhecimento de sua existência e dos serviços e produtos que disponibilizam.
evidenciar a importância de conhecer as necessidades informacionais de seus vários públicos, para que sejam desenvolvidos os produtos e serviços de informação adequados.
atuar como relações públicas da unidade de informação, garantindo a devida divulgação (e repercussão) de suas atividades nos órgãos de informação e comunicação.
garantir que o público-alvo tenha uma ideia precisa sobre aquilo que pode esperar dos serviços de informação.
A Lei no 9.674, de 25 de junho de 1998,
definiu a obrigatoriedade de contratação de bibliotecários em bibliotecas escolares.
definiu a estrutura e forma de atuação dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia.
dispôs sobre o exercício da profissão de Bibliotecário.
propôs nova denominação para os profissionais da área de informação.
regulamentou o exercício da profissão por técnicos de Documentação, definindo regras para atuação desses profissionais.
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