Questões de Biblioteconomia

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Na gestão de unidades de informação, é importante distinguir a diferença entre produtos e serviços. Nesse sentido, sabe-se que

  • A.

    os produtos parecem menos complexos que os serviços e o cliente sente-se qualificado para argumentar com o fornecedor.

  • B.

    muitas vezes, um cliente que recebeu um serviço insatisfatório jamais retorna, frustrando a tentativa de reverter os efeitos da primeira atuação.

  • C.

    é mais fácil a um prestador de serviço atender às expectativas de seu cliente.

  • D.

    os serviços raramente exigem o envolvimento do cliente.

  • E.

    a área de serviços deve orientar-se pelo capital ou pelo equipamento, enquanto a área industrial orienta- se pelas pessoas.

Os sistemas de armazenamento e recuperação da informação desempenham uma série de funções tanto de entrada quanto de saída da informação. Na etapa de saída, observam-se funções estreitamente ligadas à interação entre usuário e sistema, ou seja, a

  • A.

    política de seleção, que orienta a aquisição de documentos para o sistema baseada nas necessidades do usuário.

  • B.

    estratégia de busca, que envolve o processo de análise da questão de busca e a sua tradução para a linguagem do sistema.

  • C.

    organização da informação, que inclui os processos técnicos de catalogação, classificação e indexação dos documentos.

  • D.

    construção de bases de dados bibliográficas, que servirão como suporte e como pontes na recuperação da informação.

  • E.

    avaliação do sistema, que é realizada por meio de indicadores como cobertura, exaustividade, precisão, tempo de resposta e formato.

Ao catalogar a obra cuja página de rosto aparece abaixo, usando o AACR2, um bibliotecário escolheu corretamente a seguinte entrada principal:

  • A.

    Brasil. Tribunal Regional Federal da 2a Região − com entrada secundária para a jurisdição que promulgou a lei.

  • B.

    Brasil. [Lei no 98, de 26 de agosto de 1997] − com entrada secundária sob o cabeçalho estabelecido para o tribunal.

  • C.

    Tavares, José F. (coord.) − com entradas secundárias sob os cabeçalhos estabelecidos para o tribunal e a lei.

  • D.

    Regulamento geral do TRF-2a Região − com entradas secundárias sob os cabeçalhos para o tribunal e a lei.

  • E. Rio de Janeiro (Estado). Tribunal Regional Federal da 2a Região − com entradas secundárias para a lei e o coordenador.

Um dos grandes desafios no marketing da informação é

  • A.

    adaptar os princípios do marketing à área de serviços.

  • B.

    quebrar as barreiras inconscientes que os profissionais da informação têm em relação ao uso do marketing em sua área de atuação.

  • C.

    convencer os responsáveis pela administração superior da importância das atividades de promoção da informação.

  • D.

    tornar percebível todo o potencial da própria informação, como recurso necessário seja no ambiente convencional, seja na Internet.

  • E.

    desenvolver na equipe profissional as aptidões necessárias para aplicação dos princípios de marketing no ambiente de informação, considerando os produtos tradicionais e os eletrônicos.

Sabendo que a interação entre usuário e sistema deve permear todas as etapas do processo de DSI, julgue os itens a seguir.

A tecnologia deve ser utilizada como recurso, oferecendo aos usuários a possibilidade de elaborar seu perfil a distância.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à biblioteconomia e à ciência da informação, julgue os itens subsequentes.

A área técnica da biblioteconomia ocupa-se das formas de aquisição, catalogação, classificação e ordenação das obras que compõem os acervos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta acerca da ciência da informação.

  • A.

    Entre as principais atividades da área de biblioteconomia incluem-se a recuperação e a disseminação da informação, sendo a ciência da informação uma atividade distinta, que não integra essa área.

  • B.

    A informação fornecida pelas bibliotecas públicas, universitárias, especializadas ou pelos centros de documentação foi o primeiro objeto de estudo da ciência da informação.

  • C.

    A consolidação da ciência da informação ocorrerá juntamente com o estabelecimento de um consenso sobre o significado do termo informação.

  • D.

    Em decorrência da consolidação progressiva do objeto de estudo da ciência da informação, o campo de pesquisa desta área vem tornando-se cada vez mais delineado e, consequentemente, mais restrito.

  • E.

    A ciência da informação caracteriza-se como uma ciência de ordem prática, mais do que como uma ciência social, em virtude de sua problemática inserir-se em uma abordagem técnica da organização de recursos informacionais.

Acerca do estudo de usuários, assinale a opção correta.

  • A.

    Estudos de usuários realizados com cientistas e técnicos demonstram que os canais formais são mais eficientes que os canais informais para a satisfação dos diversos tipos de necessidades de informação.

  • B.

    O incidente crítico é uma das técnicas utilizadas nos estudos de usuários.

  • C.

    Os estudos de usuários não se desenvolvem a partir de viés mercadológico, razão por que não tratam o usuário como consumidor de informação; esses estudos voltam-se essencialmente ao levantamento de grupos e ao exame de mecanismos de uso.

  • D.

    Esse tipo de estudo tem por finalidade compreender o comportamento dos administradores de unidade informacional, de modo a garantir a prestação de serviços de bom nível aos usuários.

  • E.

    Considera-se a aplicação de questionários a metodologia ideal para o levantamento das necessidades informacionais dos usuários.

O papel do marketing nas unidades de informação é, principalmente,

  • A.

    zelar pela organização e eficiência das atividades de ação cultural, especialmente no que se refere à divulgação de exposições, mostras e conferências.

  • B.

    promover os serviços de informação para a comunidade, de forma a que todos tenham conhecimento de sua existência e dos serviços e produtos que disponibilizam.

  • C.

    evidenciar a importância de conhecer as necessidades informacionais de seus vários públicos, para que sejam desenvolvidos os produtos e serviços de informação adequados.

  • D.

    atuar como relações públicas da unidade de informação, garantindo a devida divulgação (e repercussão) de suas atividades nos órgãos de informação e comunicação.

  • E.

    garantir que o público-alvo tenha uma ideia precisa sobre aquilo que pode esperar dos serviços de informação.

A Lei no 9.674, de 25 de junho de 1998,

  • A.

    definiu a obrigatoriedade de contratação de bibliotecários em bibliotecas escolares.

  • B.

    definiu a estrutura e forma de atuação dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia.

  • C.

    dispôs sobre o exercício da profissão de Bibliotecário.

  • D.

    propôs nova denominação para os profissionais da área de informação.

  • E.

    regulamentou o exercício da profissão por técnicos de Documentação, definindo regras para atuação desses profissionais.

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