Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à biblioteconomia e à ciência da informação, julgue os itens subsequentes.
As atividades de informática documentária integram a área administrativa da biblioteconomia.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
As atividades de atendimento direto ou indireto ao usuário de biblioteca são denominadas
localização relativa.
desiderata.
base de dados referencial.
serviço de referência.
sistema de informação.
[http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.htm]. 08/03/1999.
Consulta online em 8 de março de 1999.
[Material disponível na internet].
O diagnóstico bibliométrico ou análise bibliométrica, técnica que permite controle quantitativo dos produtos e serviços oferecidos pela biblioteca, serve, posteriormente, como subsídio para a tomada de decisões.
Os padrões quantitativos têm sido cada vez mais utilizados na avaliação dos serviços de unidades de informação, por serem mais flexíveis e bem fundamentados do que os padrões qualitativos, podendo ser adaptados às necessidades específicas dos diversos serviços e produtos na área.
Biblioteconomia - Documentação: conceitos básicos e finalidades da documentação geral e jurídica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O repositório oficialmente designado ou autorizado mediante resolução pelo presidente de determinado tribunal para divulgação especializada em matéria jurídica é chamado
coleção de jurisprudência.
coleção de leis.
diário de justiça eletrônico.
periódico eletrônico.
vade-mecum.
14 dez.
Seção 1.
p. 29514.
Estabelece multa em operações de importação, e dá outras providências.
de 11 de dezembro de 1997.
O papel da comunicação de marketing em bibliotecas é trazer mudanças
I. naquilo que o público-alvo conhece ou entende sobre biblioteca.
II. nas suas preferências pelos produtos da biblioteca versus os produtos concorrentes.
III. em seus comportamentos, influenciando-se para realmente usar a biblioteca.
Assinale
Considere as referências bibliográficas abaixo:
I. MEY, Eliane Serrão Alves. Catalogação e descrição bibliográfica: contribuições a uma teoria. Brasília, DF: ABDF, 1987.
II. MÃO-DE-OBRA e previdência. PESQUISA Nacional por Amostra de Domicílios, Rio de Janeiro, 1983. v. 7, Suplemento.
III. COSTA, V. R. À margem da lei. Em Pauta, Rio de Janeiro, n. 12, 1998. p. 131-138.
IV. ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
V. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939- . Trimestral. Absorveu Boletim Geográfico, do IBGE. Índice acumulado, 1939-1983. ISSN 0034-723X.
Estão corretas APENAS as referências
I e II.
I e III.
I e V.
II e IV.
II e V.
Biblioteconomia - Resumos e índices: tipos e funções. - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Qual o tipo de remissiva mais indicada quando surge a necessidade de detalhar melhor a obra:
Remissiva ver também.
Remissiva ver.
Remissivas explicativas.
Remissivas ver e ver também.
A ciência da informação apresenta três características gerais que constituem a razão da sua existência e evolução: interdisciplinaridade, ligação inexorável com a tecnologia de informação e participação ativa e deliberada na evolução da sociedade da informação.
A afirmativa acima estácorreta; essas dimensões constituem um modelo para a compreensão das questões que a área enfrenta.
correta; esses enfoques determinam uma prática profissional dinâmica e centrada na organização e recuperação do acervo.
incorreta; a área tem um importante papel a desempenhar devido à sua forte dimensão social e humana que ultrapassa a tecnologia.
incorreta; a evolução interdisciplinar da área já foi completada, resultando num campo científico constituído e bem delimitado.
incorreta; o imperativo tecnológico é o determinante da área, impondo a transformação da sociedade na era da informação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...