Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Ciência da Informação - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Considerando o contexto da informação jurídica, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o conceito de doutrina.
Conjunto de conceitos, definições, estruturas e princípios para os institutos expressos nos atos normativos.
Conjunto de decisões reiteradas de juízes e tribunais sobre determinada tese jurídica, revelando o mesmo entendimento, orientando-se pelo mesmo critério e concluindo do mesmo modo.
Conjunto de diplomas legais ou disposições emanadas de autoridades em seus diversos níveis de atuação.
Conjunto de pronunciamentos, por parte do poder judiciário, num determinado sentido, a respeito de certo objeto, de modo constante, reiterado e pacífico.
Biblioteconomia - Normas técnicas para a área de documentação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A compatibilidade é um dos problemas a serem solucionados para que os sistemas de informação possam intercambiar dados. A respeito de compatibilidade entre sistemas de informação, julgue os itens a seguir.
Quando duas bibliotecas utilizam o formato MARC, se ocorrem pequenas diferenças nos cabeçalhos ou campos fixos, são necessários programas conversores para que uma possa utilizar os registros produzidos pela outra.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O marketing e seus princípios básicos têm sido adotados por muitos administradores de bibliotecas. Considerando uma visão moderna de marketing em bibliotecas, julgue os itens a seguir.
Há aumento de custo no desenvolvimento de programas de comunicação para diferentes segmentos e os resultados não se mostram mais significativos por essa estratégia de marketing em relação aos obtidos por uma campanha que utiliza folhetos, cartazes e vídeos publicitários relativos aos serviços da biblioteca.
Biblioteconomia - Ciência da Informação - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Analise as seguintes afirmativas concernentes a redes de informação e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Buscam facilitar o estabelecimento de mecanismos de importação e exportação de informação, bem como a criação de uma visão integrada dos dados de uma organização.
( ) Documentam, com elementos descritores, qualquer tipo de recurso disponível na Web, para permitir comunicabilidade e interoperabilidade entre os sistemas.
( ) Permitem a criação compartilhada de bases de dados, bem como sua disseminação compartilhada.
( ) Pressupõem uma organização formal com propósitos comuns de troca de informação. 21
( ) São formadas por unidades funcionais independentes, com serviços e funções inter-relacionados.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.
(F) (F) (V) (V) (V)
(F) (V) (F) (V) (F)
(V) (F) (F) (F) (V)
(V) (F) (V) (F) (V)
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O marketing e seus princípios básicos têm sido adotados por muitos administradores de bibliotecas. Considerando uma visão moderna de marketing em bibliotecas, julgue os itens a seguir.
As análises multivariadas de dados sobre os consumidores possibilitam visualizar os efeitos simultâneos de variáveis que interferem no uso dos serviços da biblioteca.
Assinale a opção correta acerca das Leis de Ranganathan.
A 2.ª lei — "a cada leitor o seu livro" — indica que os serviços da biblioteca não podem ser avaliados apenas em relação às demandas dos usuários atuais.
A 3.ª lei — "a cada livro seu leitor" — relaciona-se com a capacidade de a biblioteca informar as pessoas acerca do material potencialmente útil, adotando uma atitude proativa.
A 1.ª lei — "os livros são para usar" — implica que a avaliação de acervo e serviços deve ser feita em função da disponibilidade do material no momento em que é necessário.
A 5.ª lei — "a biblioteca é um organismo em crescimento" — implica considerações de custo-eficácia, ou seja, o custo por uso deve ser do mais alto interesse para se decidir sobre a incorporação de um material ao acervo.
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
De acordo com a ordem de citação da Classificação Decimal Universal − CDU, o número de classificação para um livro sobre História do Direito Autoral no Brasil é
347.78(09)(81).
347.78(81)(09)
347.78(81/09).
347.78(09+81).
347.78(81):(09).
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em serviços de disseminação seletiva da informação, os perfis de interesse ou perfis de usuários constituem um conjunto de indicadores que caracterizam as necessidades de informação dos usuários. Acerca desse tema, julgue os seguintes itens.
Os referidos perfis não sofrem modificações após a contratação do serviço de disseminação seletiva da informação.
Com relação ao Decreto Federal n.º 520, de 13/5/1992, que cria o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, assinale a opção correta.
A receita destinada ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas é proveniente do orçamento da União, sendo vedada a utilização de receitas provenientes de contribuições internacionais.
O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, instituído junto à Fundação Biblioteca Nacional, é dirigido pelo presidente dessa fundação a quem compete a gestão dos recursos humanos alocados nas bibliotecas e coordenadorias que compõem esse sistema.
O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas pode firmar contrato de prestação de serviço que vise ao apoio a programas de atualização profissional, com a colaboração das universidades, especialmente mediante seus cursos de biblioteconomia e de ação cultural.
Os recursos financeiros para os sistemas estaduais e municipais devem ser assegurados pelos governos locais, uma vez que, em respeito ao princípio federativo, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas não pode efetuar repasse desses recursos aos governos estaduais e municipais.
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
A CDU é uma classificação hierárquica e enumerativa, ou seja,
os números da tabela principal podem ser usados com diferentes tipos de vocabulário controlado, num mecanismo denominado alfa-numérico.
o esquema tem um caráter pragmático, que objetiva a localização de materiais nas estantes e não apresenta qualquer ordem universal de assuntos.
cada divisão pode ser subdividida em componentes lógicos, o que é feito pela aplicação sucessiva, e teoricamente infinita, do princípio da divisibilidade.
as classes e as facetas de assuntos seguem uma ordem de citação, que é uma seqüência précoordenada que vai do específico para o genérico.
a classificação de assuntos compostos e complexos é possível devido à estrutura decimal do esquema, uma derivação do recurso de síntese.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...