Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Existe um consenso de que os sistemas de classificação bibliográfica não correspondem às necessidades do mundo de hoje, pois são muito limitados. Enquanto isso, seu uso
decresce progressivamente devido à sua flagrante obsolescência.
expande-se para a organização e recuperação de informações na Internet.
requer revisões dos acervos já classificados para corrigir e atualizar notações.
está sendo substituído por sistemas de indexação automática.
aguarda estudos sobre uma estrutura mais adequada para um novo sistema.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, a respeito das medidas de eficácia e eficiência, utilizadas para avaliar serviços de informação.
A mensuração da eficácia de um serviço de informação pressupõe o estabelecimento do nível de desempenho que se pretende atingir na prestação desse serviço.
Analise as seguintes afirmativas concernentes ao CCAA2:
1. Estabelece princípios básicos para a descrição bibliográfica de todos os tipos de documentos, em três níveis de detalhamento.
2. Contém regras para determinação dos pontos de acesso para o registro bibli-ográfico de documentos, e para definição da forma que estes pontos de aces-so terão.
3. Estabelece regras complementares para a identificação e descrição de recur-sos eletrônicos.
A opção CORRETA é:
Apenas uma afirmativa é verdadeira.
Apenas as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Apenas as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
As três afirmativas são verdadeiras.
De um modo geral, a sociedade da informação se caracteriza por trazer à tona certos paradoxos, por exemplo o conflito entre dois direitos fundamentais, por um lado o interesse público − ou seja, a liberdade de acesso à informação − e, por outro, o interesse privado − ou seja,
os direitos autorais.
o habeas data.
Circulares, portarias, decretos, constituições são tipos de documentos característicos de
filosofia do direito.
doutrina.
jurisprudência.
legislação.
jurídica.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, a respeito das medidas de eficácia e eficiência, utilizadas para avaliar serviços de informação.
A eficiência está relacionada ao processo: um serviço de informação é eficiente quando seus procedimentos são corretos, isto é, quando utiliza apenas os recursos humanos e materiais necessários para atingir as metas e os objetivos estabelecidos.
Analise as seguintes afirmativas concernentes à indexação:
1. A indexação de assuntos e a redação de resumos são atividades intimamente relacionadas, uma vez que implicam a preparação de uma representação do conteúdo temático dos documentos.
2. Uma mesma publicação pode ser indexada de forma bastante diferente em di-ferentes centros de informação se os grupos de usuários estiverem interessa-dos nesse documento por diferentes razões.
3. Além de conhecer os princípios de indexação o indexador deve estar a par dos interesses da comunidade atendida e das necessidades de informação dos membros desta comunidade.
A opção CORRETA é:
Apenas uma afirmativa é verdadeira.
Apenas as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Apenas as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
As três afirmativas são verdadeiras.
Biblioteconomia - Ciência da Informação - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
As necessidades de informação têm objetivos específicos a serem atendidos e por isso demandam buscas estratégicas de informação. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar:
Em uma referência com dois ou três autores, a norma NBR 6023 determina que os nomes devem ser separados por
ponto-e-vírgula, seguido de espaço.
vírgula, seguido de espaço.
ponto-e-vírgula, seguido de dois espaços.
vírgula, seguido de dois espaços.
dois pontos, seguido de espaço.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, a respeito das medidas de eficácia e eficiência, utilizadas para avaliar serviços de informação.
Serviços de informação podem ser considerados eficientes ainda que operem abaixo da sua capacidade de eficácia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...