Questões de Biblioteconomia

Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O processo de referência compreende várias etapas, que vão desde o problema que provoca uma necessidade de informação à solução desse problema. Assinale a opção correta acerca desse processo.

  • A.

    Na entrevista de referência, os "seis criados honestos" de Kipling (O que? Por que? Quando? Como? Onde? Quem?) aplicam-se nessa seqüência fixa, ou seja, não podem ser aplicados simultaneamente.

  • B.

    Entre os tipos de questões de referência, a pergunta "Você tem algo sobre fabricação de tecidos?" é classificada como consulta de localização de fatos.

  • C.

    Uma das etapas do processo de referência é a definição da estratégia de busca, que envolve análise minuciosa do tema objeto da pergunta do usuário e tradução para um enunciado apropriado à linguagem do sistema de busca.

  • D.

    A introdução das buscas em linha nos serviços de referência modificou substancialmente a natureza da interação bibliotecário-usuário na entrevista de referência.

Analise este resumo:

Discute as perspectivas das bibliotecas no futuro, enfocando especificamente o papel do desenvolvimento de coleções nes-se novo ambiente. Analisa aspectos relacionados com a per-manência dos meios impressos, a necessidade de intermediá-rios no fornecimento/obtenção de informações e as caracterís-ticas das atividades do desenvolvimento de coleções em am-bientes de informação eletrônica. Vergueiro. O futuro das bibliotecas e o desenvolvimento de co-leções, p. 93, 1997.

A partir dessa análise, é CORRETO afirmar que se trata de um exemplo de resumo:

  • A.

    crítico.

  • B.

    objetivo.

  • C.

    subjetivo.

  • D.

    indicativo.

Para montagem da estrutura organizacional de uma unidade de informação, é viável afirmar que o primeiro passo a ser dado envolve a análise

  • A.

    da distribuição de cargos existente.

  • B.

    da divisão de trabalho e da mão-de-obra disponível.

  • C.

    dos cargos de responsabilidade necessários.

  • D.

    do documento legal de criação ou regimento da unidade.

  • E.

    de uma estratégia para implementação.

Diante do volume de informação produzida e disponível para acesso, os serviços de disseminação seletiva da informação (DSI) desempenham o importante papel de manter os usuários informados sobre os progressos que ocorrem em sua área de atuação. Sobre a DSI, assinale a opção correta.

  • A.

    As tecnologias da informação provocaram mudanças na essência dos serviços de DSI, mas a forma de oferecimento desses serviços se mantém inalterada.

  • B.

    As fontes de informação utilizadas na DSI são bases de dados bibliográficas, bases de dados de sumários de periódicos e de outros documentos, bases de dados de texto integral, sítios da Internet e bases de dados multimídia.

  • C.

    Uma das características que distingue a DSI de outros serviços de alerta é o perfil do usuário, sempre modificado de acordo com a mudança da necessidade de informação desse usuário.

  • D.

    A DSI é um serviço personalizado, isto é, direcionado para atender apenas o usuário individualmente, segundo as necessidades de informação específicas desse usuário.

Em bibliotecas, a avaliação visa

  • A.

    definir a efetividade da proposição de novas atividades.

  • B.

    obter recursos compatíveis aos objetivos almejados.

  • C.

    equacionar necessidades e demandas.

  • D.

    corrigir erros de processos e produtos.

  • E.

    analisar a realidade e os fatos para direcionar ações.

Os conceitos de marketing do setor lucrativo aplicam-se ao contexto das atividades de marketing em unidades de informação. A respeito desses conceitos, assinale a opção correta.

  • A.

    As atividades de relações públicas visam prioritariamente satisfazer as necessidades do consumidor, com lucro.

  • B.

    Prêmios e vale-brindes são atividades típicas de propaganda.

  • C.

    A publicação de matéria não-paga sobre uma organização em jornal é uma publicidade a respeito dessa organização.

  • D.

    É considerada marketing qualquer forma paga e impessoal de apresentação e promoção de idéias, bens e serviços por patrocinador identificado.

Instituído pelo Decreto no 5.378, de 23 de fevereiro de 2005, o programa GESPÚBLICA tem a finalidade de contribuir para a melhoria dos serviços públicos prestados aos cidadãos, instituindo um sistema de avaliação por pontos que permite mobilizar e capacitar os órgãos e entidades públicas para a implementação de ciclos contínuos de avaliação dos seus sistemas de gestão. Sua aplicação é viável em bibliotecas da área pública, principalmente devido

  • A.

    à utilização de softwares gratuitos, especialmente preparados.

  • B.

    à sistemática de aplicação, de fácil entendimento.

  • C.

    ao custo de aplicação, que não chega a ser proibitivo.

  • D.

    a seu caráter motivacional, cientificamente comprovado.

  • E.

    às recompensas econômicas advindas de sua aplicação.

Segundo estudos de caso realizados pela pesquisadora Maria Christina Barbosa de Almeida, os bibliotecários conhecem superficialmente os usuários e os serviços de informação que não são adequados à demanda real. Isto tem como conseqüência

  • A.

    sub-utilização da maioria das bibliotecas.

  • B.

    alto nível de exigência por parte dos usuários.

  • C.

    poucos recursos para a manutenção dos serviços de informação.

  • D.

    desestímulo dos profissionais para proposição de novos serviços.

  • E.

    excesso de materiais com alta demanda.

Segundo Maria Christina Barbosa de Almeida, o diagnóstico organizacional é "o processo sistematizado, com tempo e espaço definidos, de avaliação de serviços em organizações". Considerado por essa autora como "a linha de base para o plano de ação da organização", ele pode ser dividido nas seguintes etapas:

  • A.

    coleta, tabulação e análise.

  • B.

    definição, proposição e operacionalização.

  • C.

    conhecimento do ambiente, coleta de dados e sistematização.

  • D.

    ambientação, operacionalização e flexibilização.

  • E.

    preparação, elaboração e implementação.

Software disponibilizado com a permissão de ser redistribuído. Sua utilização implica no pagamento pela licença de uso. Geralmente, o código fonte não é disponibilizado. Para Fernando Modesto, o texto acima define

  • A.

    open licence.

  • B.

    software semi-livre

  • C.

    software proprietário.

  • D.

    starware.

  • E.

    shareware.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...