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Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O processo de referência compreende várias etapas, que vão desde o problema que provoca uma necessidade de informação à solução desse problema. Assinale a opção correta acerca desse processo.
Na entrevista de referência, os "seis criados honestos" de Kipling (O que? Por que? Quando? Como? Onde? Quem?) aplicam-se nessa seqüência fixa, ou seja, não podem ser aplicados simultaneamente.
Entre os tipos de questões de referência, a pergunta "Você tem algo sobre fabricação de tecidos?" é classificada como consulta de localização de fatos.
Uma das etapas do processo de referência é a definição da estratégia de busca, que envolve análise minuciosa do tema objeto da pergunta do usuário e tradução para um enunciado apropriado à linguagem do sistema de busca.
A introdução das buscas em linha nos serviços de referência modificou substancialmente a natureza da interação bibliotecário-usuário na entrevista de referência.
Analise este resumo:
Discute as perspectivas das bibliotecas no futuro, enfocando especificamente o papel do desenvolvimento de coleções nes-se novo ambiente. Analisa aspectos relacionados com a per-manência dos meios impressos, a necessidade de intermediá-rios no fornecimento/obtenção de informações e as caracterís-ticas das atividades do desenvolvimento de coleções em am-bientes de informação eletrônica. Vergueiro. O futuro das bibliotecas e o desenvolvimento de co-leções, p. 93, 1997.
A partir dessa análise, é CORRETO afirmar que se trata de um exemplo de resumo:
crítico.
objetivo.
subjetivo.
indicativo.
Para montagem da estrutura organizacional de uma unidade de informação, é viável afirmar que o primeiro passo a ser dado envolve a análise
da distribuição de cargos existente.
da divisão de trabalho e da mão-de-obra disponível.
dos cargos de responsabilidade necessários.
do documento legal de criação ou regimento da unidade.
de uma estratégia para implementação.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Diante do volume de informação produzida e disponível para acesso, os serviços de disseminação seletiva da informação (DSI) desempenham o importante papel de manter os usuários informados sobre os progressos que ocorrem em sua área de atuação. Sobre a DSI, assinale a opção correta.
As tecnologias da informação provocaram mudanças na essência dos serviços de DSI, mas a forma de oferecimento desses serviços se mantém inalterada.
As fontes de informação utilizadas na DSI são bases de dados bibliográficas, bases de dados de sumários de periódicos e de outros documentos, bases de dados de texto integral, sítios da Internet e bases de dados multimídia.
Uma das características que distingue a DSI de outros serviços de alerta é o perfil do usuário, sempre modificado de acordo com a mudança da necessidade de informação desse usuário.
A DSI é um serviço personalizado, isto é, direcionado para atender apenas o usuário individualmente, segundo as necessidades de informação específicas desse usuário.
Em bibliotecas, a avaliação visa
definir a efetividade da proposição de novas atividades.
obter recursos compatíveis aos objetivos almejados.
equacionar necessidades e demandas.
corrigir erros de processos e produtos.
analisar a realidade e os fatos para direcionar ações.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Os conceitos de marketing do setor lucrativo aplicam-se ao contexto das atividades de marketing em unidades de informação. A respeito desses conceitos, assinale a opção correta.
As atividades de relações públicas visam prioritariamente satisfazer as necessidades do consumidor, com lucro.
Prêmios e vale-brindes são atividades típicas de propaganda.
A publicação de matéria não-paga sobre uma organização em jornal é uma publicidade a respeito dessa organização.
É considerada marketing qualquer forma paga e impessoal de apresentação e promoção de idéias, bens e serviços por patrocinador identificado.
Instituído pelo Decreto no 5.378, de 23 de fevereiro de 2005, o programa GESPÚBLICA tem a finalidade de contribuir para a melhoria dos serviços públicos prestados aos cidadãos, instituindo um sistema de avaliação por pontos que permite mobilizar e capacitar os órgãos e entidades públicas para a implementação de ciclos contínuos de avaliação dos seus sistemas de gestão. Sua aplicação é viável em bibliotecas da área pública, principalmente devido
à utilização de softwares gratuitos, especialmente preparados.
à sistemática de aplicação, de fácil entendimento.
ao custo de aplicação, que não chega a ser proibitivo.
a seu caráter motivacional, cientificamente comprovado.
às recompensas econômicas advindas de sua aplicação.
Segundo estudos de caso realizados pela pesquisadora Maria Christina Barbosa de Almeida, os bibliotecários conhecem superficialmente os usuários e os serviços de informação que não são adequados à demanda real. Isto tem como conseqüência
sub-utilização da maioria das bibliotecas.
alto nível de exigência por parte dos usuários.
poucos recursos para a manutenção dos serviços de informação.
desestímulo dos profissionais para proposição de novos serviços.
excesso de materiais com alta demanda.
Segundo Maria Christina Barbosa de Almeida, o diagnóstico organizacional é "o processo sistematizado, com tempo e espaço definidos, de avaliação de serviços em organizações". Considerado por essa autora como "a linha de base para o plano de ação da organização", ele pode ser dividido nas seguintes etapas:
coleta, tabulação e análise.
definição, proposição e operacionalização.
conhecimento do ambiente, coleta de dados e sistematização.
ambientação, operacionalização e flexibilização.
preparação, elaboração e implementação.
Software disponibilizado com a permissão de ser redistribuído. Sua utilização implica no pagamento pela licença de uso. Geralmente, o código fonte não é disponibilizado. Para Fernando Modesto, o texto acima define
open licence.
software semi-livre
software proprietário.
starware.
shareware.
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