Questões de Biblioteconomia

Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca dos serviços de referência e marketing em bibliotecas e centros de documentação, julgue os itens a seguir. No âmbito da biblioteca digital, pode-se conceituar o vocábulo metadados como padrões presentes no instrumental de software para criação de objetos digitais, que identificam, de forma descritiva, cada entidade informacional digna de significado presente nos documentos, como, por exemplo, parágrafos, títulos, tabelas e gráficos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No futuro, quem se ocupar da gestão de coleções deverá levar em conta ao menos duas questões, que desde algum tempo já se vislumbram e que, segundo as previsões, continuarão a fazer sentir o seu peso.

I. A rapidez da evolução das tecnologias − com referência à forma dos documentos e à essência dos suportes nos quais eles são gravados e as modalidades de comunicação e acesso; e

II. O progressivo aumento da distância entre as expectativas dos usuários e a capacidade das bibliotecas de satisfazê-las, não só por causa das dificuldades de caráter financeiro.

Em relação aos dois aspectos apontados, pode-se afirmar que

  • A. ambos estão corretos.
  • B. ambos estão incorretos.
  • C. I está correto; II exagera o nível de exigência dos usuários em relação às coleções.
  • D. II está correto; I sobrevaloriza a rapidez da evolução da tecnologia e seu impacto nas coleções.
  • E. ambos estão incompletos: I não considera a experiência das bibliotecas na gestão das tecnologias e II minimiza a atuação dos bibliotecários no atendimento da crescente demanda dos usuários.

Acerca dos serviços de referência e marketing em bibliotecas e centros de documentação, julgue os itens a seguir. A desvantagem verificada na interoperabilidade entre bibliotecas digitais está na impossibilidade de um usuário realizar buscas de recursos informacionais heterogêneos, armazenados em diferentes servidores de uma rede.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma biblioteca de Direito, o bibliotecário recebeu a sugestão de adquirir a mais recente obra do renomado jurista e professor Ives Gandra da Silva Martins. Embora sem conhecer o conteúdo da obra, mas sabendo que ela se enquadrava nos objetivos da coleção e tendo conhecimento da qualidade da produção anterior do professor, não hesitou em encaminhar um pedido de aquisição ao setor responsável. Neste caso, o critério de seleção utilizado pelo bibliotecário foi o de

  • A. atualidade.
  • B. precisão.
  • C. compreensividade.
  • D. completeza.
  • E. autoridade.

Acerca dos serviços de referência e marketing em bibliotecas e centros de documentação, julgue os itens a seguir. A existência de unidade de gerenciamento do conhecimento, que inclui um sistema inteligente ou um especialista para ajudar na recuperação de informação mais relevante, é premissa da biblioteca digital.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as afirmações abaixo, relativas à preservação de materiais.

I. Dentre os aspectos que tornam a preservação um assunto administrativamente importante, encontramos a questão do custo × benefício. O investimento em laboratórios de restauro, ou terceirização dos serviços de restauro, são bem superiores ao investimento em condições ambientais favoráveis a manutenção dos materiais.

II. Mesmo os meios magnéticos necessitam de condições ambientais favoráveis e cuidados para sua preservação.

III. É composta por tratamentos curativos, mecânicos e/ou químicos, tais como: higienização ou desinfestação de insetos ou microorganismos, seguidos ou não de pequenos reparos.

IV. Necessita respeitar, ao máximo, a integridade e as características históricas, estéticas e formais do bem cultural, devendo ser feita por especialistas.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. III e IV.
  • C. I e II.
  • D. I, III e IV.
  • E. II, III e IV.

Acerca dos serviços de referência e marketing em bibliotecas e centros de documentação, julgue os itens a seguir. O levantamento do perfil de interesse dos usuários — descrição detalhada da qualificação, especialidade, necessidades e interesses dos usuários, bem como a análise e tradução desses perfis — é uma etapa inerente ao serviço de referência de uma biblioteca.

  • C. Certo
  • E. Errado

Observe os dois agrupamentos abaixo, relacionados ao Código de Ética Profissional do Bibliotecário.

I. Dever em relação à classe.

II. Dever em relação aos colegas.

III. Dever em relação aos usuários e clientes.

a. Ser leal e solidário, sem conivência com erros que venham a infringir a ética e as disposições legais que regem o exercício da profissão.

b. Orientar a técnica da pesquisa e a normalização do trabalho intelectual de acordo com suas competências.

c. Acatar a legislação profissional vigente

A ordenação correta dos conceitos com os termos adequados é

  • A. Ia; IIb; IIIc.
  • B. Ic; IIa; IIIb.
  • C. Ib; IIa; IIIc.
  • D. Ic; IIb; IIIa.
  • E. Ia; IIc; IIIb.

No que diz respeito ao Processo de Busca e Recuperação da Informação (PBRI), julgue os itens que se seguem. A abordagem orientada ao usuário dedica-se ao entendimento tanto do comportamento do usuário quanto das necessidades de informação (modelagem de usuários), ao passo que a abordagem cognitiva concentra-se na recuperação da informação como um processo fundamentado no conhecimento com interações complexas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as duas afirmações abaixo, relativas ao Serviço de Referência.

I. As tendências futuras realmente apontam para o serviço de referência e informação on-line sugerindo cada vez mais a utilização de recursos tecnológicos para a disseminação de informações a bases de dados computadorizadas, que já estão ocasionando o cancelamento de assinaturas de periódico, substituídas por base de dados on-line, pagas conforme a frequência e o uso, e a implementação de vídeo texto e tele texto, o oferecimento de disseminação seletiva da informação on-line.

II. A proporção crescente das fontes de informação tradicionais do bibliotecário de referência que se apresentam na forma de base de dados informatizadas, ao lado de inúmeras ferramentas novíssimas, disponíveis para buscas numa variedade de novas formas, representa um progresso do serviço de referência.

É correto afirmar que

  • A. ambas estão incorretas.
  • B. ambas estão corretas.
  • C. I está correta; II minimiza o crescimento de fontes de informação em formatos eletrônicos.
  • D. II está correta; I maximiza a presença de fontes de informação eletrônica nos serviços de referência.
  • E. ambas estão incompletas, pois abordam parcialmente a questão do futuro do serviço de referência, não atentando para o papel desempenhado pelo bibliotecário de referência na seleção de fontes de informação.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...