Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
No que diz respeito ao Processo de Busca e Recuperação da Informação (PBRI), julgue os itens que se seguem. O processo de recuperação da informação lida fundamentalmente com os seguintes conceitos: necessidade de informação, desejo, informação, significado ou falta de significado, satisfação, precisão e efetividade.
Sem tempo para ler um documento na íntegra, um magistrado solicitou a um bibliotecário a elaboração de um resumo que contivesse as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento. Então, o bibliotecário elaborou
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
No que diz respeito ao Processo de Busca e Recuperação da Informação (PBRI), julgue os itens que se seguem. A s seguintes etapas compõem a estratégia em um processo de busca e recuperação da informação: eliminação de termos indesejados, interdisciplinaridade e compreensão da lógica dos conjuntos de termos.
Entre as finalidades e usos dos resumos, destacam-se:
I. Transmitir ao leitor os assuntos discutidos em um documento e a forma como são tratados, visando à difusão da informação.
II. Fornecer conhecimento especializado de uma dada área do conhecimento.
III. Facilitar a indexação.
IV. Permitir ao usuário decidir sobre a importância ou não da leitura integral de determinado documento.
V. Contribuir para superar barreiras linguísticas.
Verifica-se que
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
No que diz respeito ao Processo de Busca e Recuperação da Informação (PBRI), julgue os itens que se seguem. No PBRI, a estratégia de busca visa extrair informações sobre tendências ou padrões de grandes volumes de documentos textuais, nos quais uma amostra significativa de informações é avaliada em textos de bases textuais e em fontes de informação em linha.
Em relação aos sistemas pós-coordenados, considere:
I. Os termos podem ser combinados entre si de qual quer forma no momento em que se faz a busca.
II. Preserva-se a multidimensionalidade das relações entre os termos.
III. Todo termo atribuído a um documento tem peso igual, ou seja, nenhum é mais importante do que outro.
IV. Os termos somente podem ser listados em uma determinada sequência.
V. Apresenta menor probabilidade de associações falsas ou ambíguas, pois evita falsas coordenações e relações incorretas entre os termos.
Está correto o que se afirma APENAS em
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
No que diz respeito ao Processo de Busca e Recuperação da Informação (PBRI), julgue os itens que se seguem. As ferramentas de busca de informações na Internet oferecem como resposta ao usuário páginas das quais conste a relação de todos os sítios armazenados nos bancos de dados dessas ferramentas de busca, ficando as páginas armazenadas em servidor, para que não haja perda da consulta elaborada pelo usuário.
Biblioteconomia - Bibliotecário: legislação, formação e mercado de trabalho - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2015
Uma equipe de bibliotecários comparou a Bibliografia Brasileira de Direito com a coleção de uma biblioteca jurídica. Essa é uma técnica usada para avaliar a
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Considerando o processo de automação de bibliotecas e centros de documentação, julgue os itens seguintes. Nos sistemas de informação automatizados, a representação da informação acontece em dois momentos. No primeiro, quando o documento é inserido no sistema para ser armazenado, sendo atribuídos a eles os metadados correspondentes e, no segundo momento, quando são extraídos os conceitos presentes no documento, os quais, após serem traduzidos em palavras-chave, comporão índices.
Considere as afirmativas abaixo, sobre o desenvolvimento de coleções:
I. Independentemente do número de bibliotecários envolvidos com a gestão da coleção, todas as atividades devem ser cuidadosamente coordenadas ou a coleção perde foco e coerência.
II. O desenvolvimento de coleções é algumas vezes chamado tanto uma arte como uma ciência. Ele combina criatividade com conhecimento empírico. A prática dá significado à teoria, refina o desempenho e constrói a maestria.
Ocorre que
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...