Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O número de chamada é o conjunto de símbolos que indica a colocação da obra nas estantes, composto pelo número de classificação, primeira letra do sobrenome do autor, número de Cutter e a primeira letra do título, que não seja um artigo. Numere os números de chamadas na ordem em que serão arquivados nas estantes.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta dos números de chamada.
Facilitar a captura e a integração de registros MARC nos processos de coleta de metadados (Metadata Harvesting), característicos dos projetos Open Archives Initiative (OAI) e similares, é um dos objetivos do:
O campo 300 do MARC 21 trata da descrição física do item, consistindo de seus dados sobre:
Os termos num resumo telegráfico são relacionados sintaticamente por meio de:
Os resumos de vídeo podem ter o formato de imagens estáticas ou em movimento.
Um exemplo de resumo de imagem em movimento é:
Um atendimento completo prestado por um serviço de referência compreende as seguintes etapas:
O serviço de referência , segundo Ferreira (2004), pode ser descrito como
A perspectiva sistêmica considera que as bibliotecas e serviços de informação funcionam como sistemas abertos, pois se constituem como um conjunto de elementos que, reunidos em um fim comum, se relacionam e interatuam entre si e com seu entorno. Essa perspectiva implica
Em relação à avaliação de serviços de informação, considere:
I. A principal função da avaliação é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que esta se situa e a seu ambiente.
II. A escassez de recursos é frequentemente apontada como uma das principais razões para a avaliação contínua de serviços, programas e projetos.
III. A avaliação ocorre em paralelo às atividades de planejamento e tomada de decisões.
IV. A revisão de objetivos e metas pouco se beneficia da avaliação.
V. A avaliação é uma ferramenta que auxilia a alcançar a eficácia e eficiência organizacionais.
Está correto o que se afrima APENAS em
Assinale a alternativa que apresenta o fator que influencia a demanda por serviço de informação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...