Questões de Biblioteconomia do ano 0000

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O número de chamada é o conjunto de símbolos que indica a colocação da obra nas estantes, composto pelo número de classificação, primeira letra do sobrenome do autor, número de Cutter e a primeira letra do título, que não seja um artigo. Numere os números de chamadas na ordem em que serão arquivados nas estantes.

Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta dos números de chamada.

  • A. 3, 1, 2, 4
  • B. 3, 4, 1, 2
  • C. 2, 1, 3, 4
  • D. 1, 3, 2, 4

Facilitar a captura e a integração de registros MARC nos processos de coleta de metadados (Metadata Harvesting), característicos dos projetos Open Archives Initiative (OAI) e similares, é um dos objetivos do:

  • A. MARCXML;
  • B. TEI P5;
  • C. MODS;
  • D. MADS;
  • E. RDA.

O campo 300 do MARC 21 trata da descrição física do item, consistindo de seus dados sobre:

  • A. publicação, impressão, distribuição, tiragem ou produção de uma obra;
  • B. formas variantes do título, associadas ao item, constando ou não do mesmo;
  • C. título completo e indicação de responsabilidade do registro bibliográfico;
  • D. extensão, dimensões, outros detalhes físicos e informações sobre material complementar;
  • E. conteúdo básico e expandido sobre a obra e partes dela, considerados relevantes.

Os termos num resumo telegráfico são relacionados sintaticamente por meio de:

  • A. controle de sinônimos;
  • B. elos;
  • C. indicadores de função;
  • D. ponderação;
  • E. subcabeçalhos.

Os resumos de vídeo podem ter o formato de imagens estáticas ou em movimento.

Um exemplo de resumo de imagem em movimento é:

  • A. slide shows;
  • B. trailers;
  • C. filmstrips;
  • D. keyframes;
  • E. storyboards.

Um atendimento completo prestado por um serviço de referência compreende as seguintes etapas:

  • A. problema; necessidade de informação; questão inicial; questão negociada; estratégia de busca; processo de busca; resposta; e solução.
  • B. questão inicial e resposta.
  • C. questão inicial e localização do documento pretendido.
  • D. questão inicial; resposta; e estatística do atendimento.
  • E. questão inicial; estratégia de busca; resposta; estatística; e feedback dos usuários.

O serviço de referência , segundo Ferreira (2004), pode ser descrito como

  • A. um grupo cuja experiência, destaque e liderança no terreno cientifico ou tecnológico constitui o fundamento organizador dessa hierarquia.
  • B. o processo de verificar o impacto de determinado serviço ou atividade implementada na avaliação voltada para os benefícios.
  • C. investigação que objetiva identificar os perfis dos usuários reais e ou potenciais de uma biblioteca.
  • D. o processo de identificar as necessidades de informação de um usuário, facultar-lhe o acesso aos recursos e fornecer-lhe apoio apropriado para satisfação das suas necessidades.

A perspectiva sistêmica considera que as bibliotecas e serviços de informação funcionam como sistemas abertos, pois se constituem como um conjunto de elementos que, reunidos em um fim comum, se relacionam e interatuam entre si e com seu entorno. Essa perspectiva implica

  • A. reconhecer as principais características dos serviços, como condicionantes ao exercício da gestão e à qualidade percebida pelos usuários.
  • B. centrar a atenção sobre o aspecto humano da organização, nem sempre observado no processo de decisão.
  • C. priorizar o papel da estrutura organizacional como esquema formal ou normativo que a organização segue na atribuição de autoridade, responsabilidades e distribuição de tarefas.
  • D. submeter a atuação de bibliotecas e serviços de informação aos mesmos princípios que dirigem a atividade da totalidade do aparelho estatal.
  • E. conceber o funcionamento holístico, dinâmico e adaptativo das unidades de informação.

Em relação à avaliação de serviços de informação, considere:

I. A principal função da avaliação é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que esta se situa e a seu ambiente.

II. A escassez de recursos é frequentemente apontada como uma das principais razões para a avaliação contínua de serviços, programas e projetos.

III. A avaliação ocorre em paralelo às atividades de planejamento e tomada de decisões.

IV. A revisão de objetivos e metas pouco se beneficia da avaliação.

V. A avaliação é uma ferramenta que auxilia a alcançar a eficácia e eficiência organizacionais.

Está correto o que se afrima APENAS em

  • A. I, III e V.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, II e V.
  • D. II, III e IV.
  • E. III, IV e V.

Assinale a alternativa que apresenta o fator que influencia a demanda por serviço de informação.

  • A. custo do serviço de informação
  • B. qualidade do corpo técnico da biblioteca
  • C. quantidade de computadores disponíveis para consulta
  • D. existência de reprografia na biblioteca
  • E. possibilidade de acesso a acervos de outras bibliotecas por meio de cooperação entre bibliotecas
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